Devo Me Preocupar com o Coronavírus? O Que Fazer para Prevenir?

Especialista:
atualizado em 16/03/2020

A atual epidemia de coronavírus surgiu em dezembro, a partir da cidade de Wuhan, na China, e aumenta rapidamente o número de pessoas infectadas por lá e em outros países asiáticos, principalmente.

Alguns casos também já foram documentados em 8 países da Europa e também no Canadá e nos Estados Unidos, mas por enquanto, no Brasil, ainda não há casos confirmados – apenas, até agora, 14 casos suspeitos, enquanto outros 13 já foram descartados.

Antes de saber o que são, quais os sintomas e prevenção do coronavírus, aproveite e veja também o que comer quando está com virose, ou seja, todas as doenças que podem ser transmitidas por vírus e que geralmente têm sintomas parecidos.

O que são os coronavírus?

Esses vírus existem há muito tempo e infectam alguns animais como aves, morcegos e porcos. Alguns deles não passam a infecção para humanos, mas como se sabe, os vírus costumam sofrer mutações, e uma dessas mutações tornou possível a infecção humana recentemente.

Vale registrar que já não é a primeira epidemia de coronavírus que afeta os humanos – a SARS causou um surto na China entre 2002 e 2003 e tinha uma letalidade muito maior.

Quais são os sintomas e como prevenir?

O vírus atual, chamado 2019-nCoV, afeta as vias respiratórias do organismo humano e é transmitido da mesma forma que um resfriado ou gripe. Muitas pessoas infectadas acabam não tendo sintomas muito diferentes dessas duas condições.

No entanto, outras acabam desenvolvendo quadros respiratórios que envolvem brônquios e pulmões, podendo provocar pneumonias que evoluem rapidamente. A epidemia apresentou até agora cerca de 3% de morte dos infectados. A taxa de mortalidade é baixa, apesar da facilidade de transmissão.

Por isso tudo que citamos, não existe nenhuma preocupação maior que você precise tomar, principalmente até então, enquanto não há casos confirmados no Brasil.

No entanto, vale sempre a pena saber se a sua imunidade baixa e principalmente aprender como aumentar a imunidade para se manter forte e evitar qualquer tipo de problema maior por infecção viral – seja de coronavírus ou qualquer outra.

Conhecer e tornar parte da sua rotina esses hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças, como sempre lavar as mãos frequentemente, cobrir o nariz e a boca ao tossir e evitar compartilhar itens pessoais, também é muito importante.

Fontes e Referências Adicionais:

Você costuma ter a imunidade não muito forte e contrai viroses facilmente? Está preocupado com a atual epidemia de coronavírus? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário