Qual a idade ideal para ficar grávida?

Especialista da área:
atualizado em 12/04/2021

Se você pensa em engravidar, mas não sabe o melhor momento, veja aqui qual é a idade ideal para ficar grávida.

  Continua Depois da Publicidade  

Desde que você não esteja na menopausa, é possível engravidar em qualquer momento da vida. No entanto, é importante entender que existem diferenças de fertilidade que estão diretamente relacionadas à idade.

De fato, a fertilidade feminina diminui ao longo do tempo. Mas isso não quer dizer que você não possa ficar grávida aos 40 anos de idade. Até porque, com o avanço da medicina, é possível aumentar e muito as chances de engravidar mesmo em uma idade um pouco mais alta.

Certamente, além da biologia, é importante considerar outros fatores, como por exemplo:

  • Preferências pessoais;
  • Condições financeiras;
  • Equilíbrio emocional.

Mas o principal fator para engravidar ainda é ter um sistema reprodutivo saudável. Por isso, entenda aqui o que a idade tem a ver com a sua fertilidade e qual é a melhor idade para ter uma gravidez saudável.

Idade ideal para ficar grávida

grávida

De acordo com a The North American Menopause Society, os anos reprodutivos da mulher estão entre 12 e 51 anos de idade, em média.

Do ponto de vista biológico, o corpo está mais preparado para evitar complicações na gravidez e no pós-parto entre 25 e 29 anos.

De fato, uma pesquisa da revista PLoS One de 2012 indica que na faixa etária dos 20 anos as chances de engravidar são maiores para as mulheres. Isso porque os óvulos são de melhor qualidade e em maior quantidade nessa idade. Além disso, os riscos de complicações são menores.

Mas nada impede que uma mulher tenha uma gestação segura e saudável antes ou depois dessa idade.

Estudos mostram que conforme envelhecemos, a qualidade dos óvulos liberados pela mulher diminuem e perdem qualidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Para ter uma ideia, um estudo publicado em 2014 pelo The American College of Obstetricians and Gynecologists mostra que as mulheres nascem com cerca de 2 milhões de óvulos. Mas, por volta dos 37 anos, essa quantidade cai para aproximadamente 25 mil.

É claro que essa ainda é uma quantidade grandes de óvulos sendo liberados a cada período fértil, mas trata-se de uma queda drástica que interfere nas chances de engravidar.

Riscos da gravidez tardia

idade ideal para ficar grávida

Alguns profissionais chamam a gravidez que ocorre depois dos 35 anos de gravidez tardia.

A ciência mostra que, com o passar do tempo, aumentam os riscos de algumas complicações na gravidez, como por exemplo:

  • Pressão alta;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Aborto espontâneo ou natimorto;
  • Diabetes gestacional;
  • Nascimento prematuro;
  • Placenta prévia;
  • Hemorragia pós-parto;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Distúrbios cromossômicos que afetam o feto, como a síndrome de Down.

No entanto, a existência desses riscos aumentados não quer dizer que sua gravidez após os 35 anos será de risco.

É possível ter uma gravidez saudável mesmo depois dessa idade, principalmente se você fizer o pré-natal e preparar o seu corpo para uma boa gestação por meio de um estilo de vida saudável.

Existe idade certa para ficar grávida?

De acordo com os especialistas, o corpo feminino está melhor preparado para conceber entre os 20 e 30 anos de idade. Mas esse não é o único fator a ser levado em conta.

Esperar muito para ter um filho pode ser ruim pelas dificuldades biológicas que podem surgir. Mas, por outro lado, ter um filho por volta dos 20 anos sem ter boas condições psicológicas e financeiras para ter um bebê – ou seja, também não é a escolha ideal.

  Continua Depois da Publicidade  

Sendo assim, planeje sua gravidez considerando todos os aspectos da sua vida e encontrando um equilíbrio.

O fato é que você é quem deve decidir qual é o momento ideal para ter um filho. Mas sempre lembre-se de que quanto mais tarde você começar a tentar engravidar, o processo pode ser mais demorado e frustrante.

Ainda assim, existe uma série de procedimentos – como a fertilização in vitro, por exemplo – que aumentam as chances de concepção, mesmo em mulheres mais velhas. Por isso, se você tem a vontade de ser mãe, é possível realizar esse sonho em qualquer idade.

Fontes e Referências Adicionais

Você pretende ter ou já teve filhos? Se sim, com que idade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário