Grávida pode tomar água com limão? Limão na gravidez faz mal?

Especialista da área:
atualizado em 11/02/2022

O limão é uma fruta cítrica, rica em vitamina C e seu consumo durante a gravidez é absolutamente seguro e eficaz. Quando incluído em uma dieta equilibrada, o limão é um grande aliado da gestante em termos de saúde.

Durante o primeiro trimestre, as mulheres frequentemente sofrem de náusea, e inconscientemente acabam tendo vontade de ingerir alimentos que facilitam a digestão, aliviam o enjoo e neutralizam o mal-estar.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma opção neste sentido são os alimentos cítricos ou azedos, e o limão é uma escolha bastante comum. A água com limão é uma forma de se beneficiar das propriedades da fruta.

O limão promove ainda, a regulação das funções intestinais e contribui para a melhoria da absorção do ferro consumido durante as refeições.  

No entanto, é sempre importante lembrar que qualquer alimento, assim como o limão, deve ser ingerido com moderação, porque tudo em excesso faz mal, principalmente durante a gravidez.

Benefícios da água com limão na gravidez

Alcaliniza o corpo

A água com limão ajuda a gerenciar os níveis de pH do sangue, ajudando a manter uma alcalinidade saudável. Embora essa fruta seja de natureza ácida, por conter uma alta concentração de ácido cítrico, quando essa substância é metabolizada pelo organismo, apresenta características alcalinas, que ficam no corpo da mulher e aliviam os sintomas de acidose.

A faixa típica de pH no sangue humano é de 7,3 e 7,4, que é a de natureza levemente alcalina. Se o corpo se torna ácido, ele tenta tirar a alcalinidade dos dentes e ossos para reduzir os níveis de acidez, e beber essa mistura ajuda a preservar os níveis alcalinos do corpo, sendo bom para o desenvolvimento do bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

O pH do sangue também é uma indicação da disponibilidade de oxigênio para as células, e células bem oxigenadas são essenciais para o desenvolvimento do feto.

Melhora a digestão e pode combater a azia

A indigestão na gravidez é causada pelas alterações hormonais e pelo crescimento do bebê na barriga da mãe, o que aperta o estômago e dificulta a digestão. É normal que as mulheres sofram com esses problemas durante a gestação, e a água com limão é um bom e velho remédio que mantém o trato digestivo saudável e ajuda a ter uma boa digestão.

Além disso, o ácido cítrico presente no limão pode ajudar também a neutralizar a acidez estomacal e aliviar os sintomas da azia, já que, conforme mencionado anteriormente, esse ácido apresenta propriedades “alcalinizantes” uma vez metabolizado pelo organismo. Entretanto, a recomendação é que o seu consumo seja feito de forma moderada, e o limão seja bem diluído na água.

Alivia a constipação

A constipação é um problema muito comum durante a gravidez, e consumir um copo de suco de limão por dia ajuda a prevenir a constipação em mulheres grávidas. A água com limão pode ser usada como um leve laxante pela manhã, para estimular o sistema digestivo.

Segundo a medicina Ayurveda, o sabor azedo do limão é o responsável por esse estímulo que promove a digestão facilitada dos alimentos e evita o acúmulo de toxinas no corpo.

Além de não conseguir evacuar com a frequência ideal, a constipação intestinal na gravidez pode ser constatada, por exemplo, através de dores abdominais, cólicas e inchaço. Caso haja sinais de constipação ou presença de sangue nas fezes durante a gravidez, é importante consultar o médico para que seja determinada a melhor forma de tratamento.

  Continua Depois da Publicidade  

Faz bem para os ossos e a saúde do bebê

A água com limão é uma rica fonte de magnésio e cálcio que melhora a saúde e o desenvolvimento dos ossos, tanto da futura mamãe como do bebê que está para nascer.

Os limões também contém potássio, que ajuda a nutrir as células do cérebro e nervos, e assim como o magnésio e potássio, também é conhecido por ajudar no desenvolvimento ósseo do feto.

Hidrata

grávida tomando água com limão

A grávida pode tomar água com limão para se manter hidratada, o que é muito importante durante a gravidez para evitar complicações como dores de cabeça, náuseas, edema, tontura e cãibras.

Bom para a saúde cardiovascular

O suco de limão contém um alto teor de potássio, que ajuda a regular naturalmente a pressão do sangue. Esta solução natural, inclusive, não deve ser usada somente quando a pressão estiver alta, mas como forma de manter a pressão sob controle, e por isso, é recomendado que a gestante tome este suco de forma regular, mantendo sua alimentação balanceada e seguindo todas as orientações médicas.

Sabe-se também que essa fruta pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. 

Alivia o enjoo matinal

De acordo com a American Pregnancy Association, embora não haja evidências científicas, sabe-se que os limões diminuem a náusea que está associada ao enjoo matinal no primeiro trimestre da gravidez, já que atua no excesso de fluxo biliar e elimina o muco acumulado no trato digestivo. Acredita-se também que a fruta atua como um refrescante bucal.

  Continua Depois da Publicidade  

Ajuda a prevenir infecções urogenitais e inchaço

Essa mistura de água com limão é rica em propriedades diuréticas e por isso é muito benéfica para a manutenção das funções renais saudáveis, além de ajudar a prevenir infecções urogenitais nas mulheres grávidas.

Além disso, os pés inchados, também conhecidos como edemas, são comuns em mulheres grávidas, e esta é uma condição bastante dolorosa e desconfortável. Beber água com limão ajuda a tratar esses inchaços, pois sua função diurética contribui para a eliminação de líquidos retidos, o que alivia a dor e auxilia na redução do edema na maioria das mulheres.

Ação antioxidante e aumento da imunidade

O limão é rico em vitamina C, um micronutriente com ação antioxidante que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e contribui para a melhoria do sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriado, protegendo assim, a mulher contra as infecções e doenças respiratórias durante a gravidez.

Aproveite para conhecer no vídeo a seguir as propriedades da água com limão para a saúde e boa forma:

Possíveis efeitos colaterais da água com limão na gravidez

azia

Embora essa bebida ofereça vários benefícios durante a gravidez, ela também pode causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre melhor consultar o seu ginecologista antes de incluí-la em sua dieta. Alguns deles são:

Problemas dentários

Os dentes e ossos das mulheres são altamente propensos a descalcificar durante a gravidez, e o teor de ácido cítrico dos limões pode prejudicar o esmalte dos dentes, o que também pode levar a outros problemas dentários.

Fale com o seu dentista se notar mudanças na textura ou cor dos seus dentes.

Desconforto gastrointestinal ou azia

Durante os estágios finais da gravidez, a maioria das mulheres grávidas provavelmente sofrem de azia ou outros problemas gastrointestinais, e o alto conteúdo ácido presente nos limões pode, em algumas mulheres, agravar essas condições. Portanto o ideal é consumi-lo bem diluído na água, e observar qual será a reação do seu organismo.

Como preparar água com limão

  • Corte o limão em duas metades e extraia o suco de uma delas. Adicione um copo de água;
  • Se quiser, pode adoçar essa bebida com um adoçante natural, como o mel, por exemplo;
  • Consuma imediatamente;
  • A outra metade do limão você pode usar para deixar a água mais saborizada ou armazenar em um recipiente hermético na geladeira para preparar outro copo.

Com essa receita, usando meio limão você irá obter quase 20% da sua necessidade diária de vitamina C. Ela contém apenas 8 calorias.

Algumas dicas que você deve seguir ao consumir limão na gravidez

  1. Certifique-se de usar limão fresco e suco de limão espremido na hora;
  2. Comece introduzindo aos poucos a água com limão na gravidez para verificar se a bebida está causando qualquer efeito colateral como desconforto gastrointestinal ou azia;
  3. Como a natureza ácida do limão pode afetar o esmalte dos dentes, depois de consumir essa fruta, faça gargarejo e enxague a cavidade oral para diminuir os problemas dentários;
  4. É melhor adicionar o limão em água quente/morna do que em água fervente, pois intensifica seus benefícios;
  5. O recomendado é que você comece a tomar um quarto de limão espremido em 350 a 450 ml de água todos os dias e ir aumentando a quantidade gradualmente para cerca de dois a três copos ao dia, dependendo de como se sente.

O mais aconselhável é sempre consultar o seu médico para saber a respeito de todos os efeitos que o limão, bem como qualquer outro alimento, pode causar para a sua saúde antes de adicioná-lo na sua dieta.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que grávida pode tomar água com limão? Pretende incluir na sua rotina durante a gestação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “Grávida pode tomar água com limão? Limão na gravidez faz mal?”

  1. Eu não sabia que estava grávida e consumi bebeu da alcoólica até a quinta semana. Depois que descobri suspendi imediatamente.
    Será q pode ocorrer algum problema?

    Responder