Qual É a Melhor Forma de Perder Peso?

Especialista:
atualizado em 23/07/2020

A melhor forma de perder peso não é nada mirabolante. É preciso combinar um plano de perda de gordura e nutrição com uma rotina de treino físico. Infelizmente, muitas pessoas cometem o erro de fazer o oposto – embarcam em uma dieta de poucas calorias e fazem pouco ou nenhum exercício físico.

Uma dieta de baixa caloria pode produzir rápida perda de peso, mas o que acontece assim que a dieta acaba? A maioria das pessoas volta ao mesmo modo de comer de antes, que fez com que elas ficassem acima do peso, e voltam a engordar tudo o que perderam.

A realidade é que dietas de baixa caloria estão longe de ser a melhor forme de perder peso, pois quase nunca resultam em perda de peso permanente. Uma dieta como esta é um modo temporário de comer que produz resultados temporários.

Outro grande problema é que dietas de baixa caloria causam perda de massa magra. Quando você reduz drasticamente calorias para deixar o corpo faminto e perder gordura corporal, você também perde massa muscular magra. A massa magra é um tecido metabolicamente ativo, então, quando você a perde seu metabolismo também desacelera. Você também fica mais fraco e seu corpo se torna flácido.

Começar e parar dietas de baixa caloria, o que muita gente faz, é uma das piores coisas que se pode fazer com seu metabolismo, já que ele desacelera e, quanto mais lento ele estiver, mais fácil é ganhar peso e mais difícil é perder peso.

Você precisa esquecer as dietas drásticas de redução de calorias se quiser perder gordura corporal e se manter assim. Ao invés disso, você tem que combinar um plano de alimentação e uma rotina de exercícios.

Um plano de alimentação é a melhor forma de perder peso corretamente. Ele deve ser baseado em cortar calorias sem as reduzir drasticamente. Também é baseado em comer certos alimentos saudáveis que são menos propensos a serem convertidos em gordura corporal. Um plano assim não é uma maneira temporária de comer, é um modo permanente que deve ser mantido pelo resto da vida.

Uma rotina de exercícios para perda de peso inclui exercício aeróbico e treino de peso que permite o corpo perder gordura sem perder massa magra e desacelerar o metabolismo. Existem muitos benefícios associados a esses treinos com relação à saúde.

Mas se combinar a alimentação com treino é a melhor forma de perder peso, porque mais pessoas não seguem isso?

É porque existem muitos produtos no mercado que prometem perda de peso fácil e rápida. Mas se realmente existisse algum que cumprisse isso, cada vez menos pessoas seriam obesas.

Juntar um plano nutricional a uma rotina de perda de peso requer algumas mudanças no seu estilo de vida, mas é a melhor forma de perder peso, sem dúvidas.

Você já passou por alguma época em sua vida que fez uma dieta de baixa caloria, acabou emagrecendo a curto prazo mas voltou aos velhos hábitos e continuou acima do peso novamente? Comente abaixo a sua história!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “Qual É a Melhor Forma de Perder Peso?”

  1. Bom artigo. muitos desejam emagrecer, mas sem duvida, não podemos deixar de levar em consideração, emagrecer com saúde, esse tem que ser o objetivo principal.