Qual é o melhor colírio ou pomada para terçol?

Especialista da área:
atualizado em 28/01/2021

Provavelmente você já teve terçol, mas você sabe qual é o melhor colírio ou pomada para terçol? Descubra então a melhor forma de tratar o terçol.

  Continua Depois da Publicidade  

O terçol ou hordéolo é uma inflamação nas glândulas que ficam na parte externa das pálpebras. 

Às vezes, o terçol é confundido com o calázio – condição que inflama as glândulas que ficam atrás dos cílios mas que não costuma afetar os olhos. 

Mas uma boa forma de diferenciar as duas condições é observar a parte de dentro dos olhos. Se estiver vermelha, pode ser terçol. Por outro lado, se não houver alteração na mucosa interior e nem na parte branca dos olhos, provavelmente é calázio. 

A saber, os sintomas mais comuns do terçol são:

Além disso, é importante lembrar que o terçol na maioria das vezes só afeta um olho. Por isso, quanto antes você iniciar o tratamento, menores são as chances de inflamar o outro olho.

Qual é o melhor colírio ou pomada para terçol?

mulher com olho doendo

Na maioria dos casos, o terçol é causado por bactérias e por isso colírios ou pomadas com antibióticos são boas opções. Desse modo, o melhor colírio ou pomada para terçol é aquele que contém pelo menos um antibiótico em sua composição.

No entanto, não existe um único colírio que é o melhor para o terçol no olho, mas sim várias opções com as quais você pode contar para tratar a infecção bacteriana.

Conheça então que opções são essas:

1. Tobramicina + Dexametasona

O colírio ou pomada que combina a tobramicina com a dexametasona (Tobradex) é um dos mais eficazes no tratamento do terçol. Isso porque ele combina a ação antibiótica da tobramicina com o efeito anti-inflamatório da dexametasona.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, a dexametasona é um corticoide potente que ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço no olho. Por causa da ação antibiótica do remédio, ele é capaz de combater o terçol e outras infecções como a conjuntivite bacteriana, por exemplo.

2. Dexametasona + Neomicina + Polimixina B

A combinação de dexametasona com sulfato de neomicina e sulfato de polimixina B (Nepodex) é extremamente eficaz contra o terçol.

O efeito anti-inflamatório fica por conta da dexametasona. Por outro lado, a ação bactericida se dá pela associação de neomicina com polimixina B.

3. Ciprofloxacino + Dexametasona

Outro remédio que combina um antibiótico (ciprofloxacino) com um corticóide (dexametasona) é o Cilodex.

4. Cloridrato de nafazolina

O cloridrato de nafazolina (Moura ou Legrand) serve para tratar irritações oculares. Ele tem um efeito vasoconstritor que ajuda a diminuir a vermelhidão e, assim, contribui para reduzir também a irritação e a secura nos olhos

Em geral, é usada 1 gota no olho com terçol até 4 vezes ao dia. No entanto, ele não tem ação antimicrobiana e pode não ser uma boa opção se o seu terçol for causado por bactérias.

5. Carboximetilcelulose sódica

O colírio cujo princípio ativo é a carboximetilcelullose sódica (Lacrifilm ou Adaptis) é um colírio lubrificante que ajuda a manter os olhos lubrificados. Além disso, esse colírio ajuda a manter os olhos limpos.

Ele pode ser usado sozinho se o terçol não for causado por uma bactéria ou em combinação com um antibiótico para auxiliar na umidificação dos olhos. Nesse caso, o Lacrifilm deve ser aplicado alguns minutos antes de usar o colírio antibiótico.

  Continua Depois da Publicidade  

Como usar uma pomada ou colírio para terçol

olho com terçol

No caso dos colírios, basta abrir bem o olho e aplicar 1 ou 2 gotas da solução dentro do olho de 2 a 4 vezes ao dia. 

Para usar uma pomada oftalmológica, abra bem o olho e puxe a pálpebra inferior para baixo. Passe então uma fina camada de pomada na bolsa que se forma entre a pálpebra e o olho de 2 a 4 vezes ao dia. 

Apesar de ambas formas serem fáceis de aplicar, as pomadas podem causar um pouco mais de desconforto e até certa irritação e por isso são mais indicadas para usar antes de dormir.

Dicas sobre o uso de colírio ou pomada para terçol

Além de optar por remédios como os listados acima, leia o rótulo do colírio ou pomada para terçol e veja se ele tem ingredientes com propriedades anti-inflamatórias e antibióticas em sua composição.

Exemplos de princípios ativos que você deve encontrar em um bom remédio para terçol são:

  • Bacitracina;
  • Eritromicina;
  • Prednisolona;
  • Dexametasona;
  • Ciprofloxacina.

Opções caseiras

Dicas caseiras são sempre bem vindas para aliviar o desconforto causado pelo terçol. Para reduzir o incômodo do terçol, você pode testar as sugestões a seguir:

1. Use compressa de água morna

Aplicar uma compressa úmida e morna no olho ajuda a aliviar a dor e o inchaço. Uma boa ideia é umedecer gaze com água morna para melhorar a dor ao menos temporariamente.

O ideal é usar a compressa de 3 a 4 vezes ao dia durante 10 a 20 minutos.

2. Aplique uma infusão de chá

Outra forma de fazer uma compressa é usando um saquinho usado de chá verde ou de chá preto e aplicar sobre os olhos. Mas se você não tiver o sachê, pode preparar um chá normalmente e usar o chá morno para umedecer uma gaze e aplicar no olho com terçol.

Lembre-se de garantir que a compressa não está quente demais para não ferir os olhos. 

3. Higienize bem os olhos

A higiene é fundamental para que a infecção não se espalhe. Por isso, lave bem o rosto e as pálpebras com água e sabão neutro. 

Se você tiver medo de machucar os olhos, use um shampoo de bebê que limpa e não arde.

4. Evite qualquer coisa que possa irritar os olhos

Maquiagem, creme para olheiras e qualquer outro produto usado na região dos olhos devem ser temporariamente suspensos.

Aliás, se você usa lentes de contato, opte pelos óculos até que seu olho melhore.

5. Não sinta dor

Se a dor não melhorar com a compressa morna, você pode usar um analgésico de venda livre para combater a dor.

Além disso, caso seu terçol te deixe mais sensível à luz, é bom usar um óculos de sol para diminuir o desconforto.

Considerações

Se o seu terçol não melhorar ou ficar muito inchado, o oftalmologista pode sugerir uma pequena cirurgia de drenagem para remoção do pus.

O procedimento é simples e pode ser feito com uma agulha de drenagem sob o efeito de anestesia local ou até mesmo sem anestesia.

Em geral, o terçol melhora em 7 dias. Ao notar que o olho não está melhorando, consulte um oftalmologista.

Fontes e Referências Adicionais

Você já usou alguma dessas pomadas e colírios para terçol? Qual foi o resultado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior

Dr Haroldo de Moraes é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Pos-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oftalmologia clinica e cirúrgica, atuando como Coordenador de Pos-Graduacao em Oftalmologia com área de atuação em inflamação ocular (uveites, sarcoidose e toxoplasmose). Dr. Haroldo é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário