Queda de pressão súbita: entenda problema que fez Luan Santana ser hospitalizado

publicado em

O cantor Luan Santana, 33 anos, precisou adiar seu show no último final de semana após sofrer um mal-estar. O problema de saúde foi apresentado inicialmente como um mal súbito, mas a possibilidade foi descartada.

Reprodução: Instagram

O cantor começou a passar mal assim que aterrissou no estado de Minas Gerais, onde faria show no último sábado (1).

“Ao chegar o no aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, o artista teve um mal súbito, necessitando imediatamente de transporte aéreo para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo”, dizia a nota publicada pela assessoria do Sindicato Rural de Divinópolis, responsável pelo evento.

Comunicado da Assessoria de Luan Santana
A assessoria do cantor também publicou um comunicado sobre o ocorrido – Reprodução: Instagram

Após os exames, foi confirmado que Luan Santana teve uma queda de pressão súbita. Ele recebeu todos os cuidados no hospital e foi mandado para casa. O cantor já estava passando mal cinco dias antes do incidente e recebeu orientações para pausar por quatro dias. No entanto, decidiu manter sua agenda de shows.

O que é e quais são os sintomas do mal súbito

O mal súbito representa eventos médicos, no geral, considerados repentinos e agudos, mas não é classificado como um termo médico correto.

Luan Santana
Reprodução: Instagram

O problema pode se manifestar por sintomas como desmaio e/ou a lipotimia (pré-desmaio), o que pode ser causado por várias doenças diferentes. No caso acima, Luan Santana sofreu com uma queda de pressão repentina, que o deixou desorientado.

A hipotensão arterial ou pressão baixa ocorre quando a pressão sanguínea fica fraca a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios. Uma pressão arterial muito abaixo do normal (12/8) pode causar danos a alguns órgãos, em um processo chamado choque.

O mal súbito também é bastante utilizado em casos de ataque cardíaco, especialmente naqueles que não apresentam sinais prévios.

Os sintomas do infarto em pessoas mais jovens são diferentes dos que acometem os pacientes com idades avançadas, com uma pressão ou queimação na região do tórax, chamada de dor torácica típica.

Pode ocorrer também uma dor no peito que irradia para os braços, mandíbula, queixo e até mesmo costas. Outros sintomas também muito percebidos durante o ataque são náuseas, podendo levar a vômitos, e mal-estar.

Bons hábitos podem ajudar a prevenir uma parada cardíaca, independente da idade. Evitar consumir álcool, cigarro e alimentos gordurosos, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada são os três pilares da boa saúde. No entanto, fatores hereditários podem influenciar.

Ademais, é importante ter uma boa noite de sono e evitar se preocupar com estresses do cotidiano. Além disso, manter os índices de pressão arterial e colesterol sob controle são formas de evitar uma parada cardíaca. Portanto, não deixe de manter um acompanhamento médico, com exames periódicos

Você acompanhou o caso de Luan Santana? Já teve ou conhece alguém que sofreu um mal súbito? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário