Receita de acarajé light assado no forno

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

O acarajé é um daqueles pratos típicos baianos que quem visita o estado não pode deixar de saborear. Sem contar que ele costuma aparecer e fazer sucesso em feiras e eventos de cultura nordestina por todo o país.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas quem está procurando ter uma dieta de melhor qualidade para perder peso e cuidar da saúde pode se preocupar com o fato da iguaria ser frita. E com razão: afinal, sabemos como qualquer fritura faz mal.

Assim, para não ficar sem o quitute, a saída é optar por uma versão caseira e mais saudável do prato. Por exemplo, o acarajé light que vamos conhecer hoje. Ao contrário do tradicional, ele não é frito; em vez disso, é assado no forno.

Antes de conhecermos o passo a passo da receita, vale deixar uma dica: não exagere na quantidade de azeite de dendê ou óleo de palma usada no prato, pois principalmente em excesso, o azeite de dendê pode fazer mal.

Ficou curioso para saber como essa versão do acarajé light fica? Então, aprenda o passo a passo, providencie os ingredientes e corra até a cozinha para testar a receita!

Acarajé light

Acarajé light

Uma versão light do acarajé feita no forno. Para matar a saudada da iguaria baiana!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 20
Calorias 62 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Liquidificador
  • Escorredor
  • Panela
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Lave o feijão e deixe de molho em uma tigela com água de um dia para o outro. No dia seguinte, retire as peles que o feijão soltou.
  • Junte o feijão com 3 cebolas picadas, metade do alho e um pouco de sal no liquidificador. Bata tudo e reserve.
  • Lave bem o camarão, ferva por alguns minutinhos em uma panela com água, escorra bem e lave novamente para tirar parte do sal.
  • Leve uma panela com azeite de oliva ao fogo, junte o restante do alho, 1 cebola, o tomate, o pimentão, o coentro, a cebolinha, o camarão e refogue.
  • Despeje um pouco de água na panela e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Passado esse tempo, experimente se o gosto está como você prefere.
  • Unte uma forma com azeite de dendê e espalhe metade do feijão batido por cima. Recheie com a mistura do camarão e feche com a outra metade de feijão batido.
  • Cubra com um pouco de azeite de dendê e leve ao forno para assar por 20 minutos.

Notas

  • O camarão pode ser substituído por bacalhau desfiado ou outros frutos do mar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Acarajé light
Quantidade por Porção
Calorias
62
% VD*
Gordura
 
1
g
2
%
Gordura Saturada
 
1
g
5
%
Gordura Trans
 
1
g
Gordura Poliinsaturada
 
1
g
Gordura Monoinsaturada
 
1
g
Carboidratos
 
8
g
3
%
Fibras
 
2
g
8
%
Açúcar
 
2
g
2
%
Proteína
 
7
g
9
%
Colesterol
 
40
mg
13
%
Sódio
 
42
mg
2
%
Potássio
 
196
mg
6
%
Vitamina A
 
255
IU
13
%
Vitamina C
 
10
mg
22
%
Cálcio
 
29
mg
3
%
Ferro
 
1
mg
7
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave acarajé, acarajé light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário