Receita de acarajé light assado no forno

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

O acarajé é um daqueles pratos típicos baianos que quem visita o estado não pode deixar de saborear. Sem contar que ele costuma aparecer e fazer sucesso em feiras e eventos de cultura nordestina por todo o país.

Mas quem está procurando ter uma dieta de melhor qualidade para perder peso e cuidar da saúde pode se preocupar com o fato da iguaria ser frita. E com razão: afinal, sabemos como qualquer fritura faz mal.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, para não ficar sem o quitute, a saída é optar por uma versão caseira e mais saudável do prato. Por exemplo, o acarajé light que vamos conhecer hoje. Ao contrário do tradicional, ele não é frito; em vez disso, é assado no forno.

Antes de conhecermos o passo a passo da receita, vale deixar uma dica: não exagere na quantidade de azeite de dendê ou óleo de palma usada no prato, pois principalmente em excesso, o azeite de dendê pode fazer mal.

Ficou curioso para saber como essa versão do acarajé light fica? Então, aprenda o passo a passo, providencie os ingredientes e corra até a cozinha para testar a receita!

Acarajé light

Acarajé light

Uma versão light do acarajé feita no forno. Para matar a saudada da iguaria baiana!
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Rendimento 20
Calorias 81 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Liquidificador
  • Escorredor
  • Panela
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Lave o feijão e deixe de molho em uma tigela com água de um dia para o outro. No dia seguinte, retire as peles que o feijão soltou.
  • Junte o feijão com 3 cebolas picadas, metade do alho e um pouco de sal no liquidificador. Bata tudo e reserve.
  • Lave bem o camarão, ferva por alguns minutinhos em uma panela com água, escorra bem e lave novamente para tirar parte do sal.
  • Leve uma panela com azeite de oliva ao fogo, junte o restante do alho, 1 cebola, o tomate, o pimentão, o coentro, a cebolinha, o camarão e refogue.
  • Despeje um pouco de água na panela e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Passado esse tempo, experimente se o gosto está como você prefere.
  • Unte uma forma com azeite de dendê e espalhe metade do feijão batido por cima. Recheie com a mistura do camarão e feche com a outra metade de feijão batido.
  • Cubra com um pouco de azeite de dendê e leve ao forno para assar por 20 minutos.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • O camarão pode ser substituído por bacalhau desfiado ou outros frutos do mar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Acarajé light
Quantidade por Porção
Calorias 81 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 40mg13%
Sódio 37mg2%
Potássio 202mg4%
Carboidratos 8g3%
Fibras 2g8%
Açúcar 2g
Proteína 7g14%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave acarajé, acarajé light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário