Receita de antepasto de berinjela light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 23/11/2021

Uma excelente maneira de aproveitar os alimentos que sobraram da semana é reuni-los em uma única receita. Por exemplo, tem berinjela e pimentões por aí? Então, a nossa sugestão de hoje é perfeita para você!

Que tal preparar um antepasto de berinjela com esses legumes? Bem colorido e temperado, ele é um ótimo acompanhamento para torradinhas, mas também pode ser usado como entrada de um almoço ou jantar mais elaborado.

  Continua Depois da Publicidade  

Na receita, tirinhas de berinjela e de pimentões vermelhos, amarelos e verdes ganham a companhia da cebola, do alho, do vinagre de vinho branco e do azeite de oliva.

Para completar o tempero, a preparação também conta com itens como pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino, orégano, folhas de louro e sal. Não tem como não ficar uma delícia!

Portanto, não deixe de experimentar o antepasto de berinjela! Aprenda como fazer com as instruções abaixo e corra até a cozinha para testar:

Antepasto de berinjela

Antepasto de berinjela light

Um jeito delicioso de saborear a berinjela. Com pimentões e temperos deliciosos!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 1 hr 30 mins
Tempo Total 1 hr 45 mins
Refeição Acompanhamento, Entrada
Culinária Brasileira
Porções 12
Calorias 327 kcal

Equipamento

  • Travessa
  • Escorredor
  • Assadeira
  • Pote de vidro com tampa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Em uma travessa, monte camadas com as tirinhas de berinjela. Salpique as camadas com sal conforme for montando, mas não exagere, pois sal em excesso faz mal para a saúde. Deixe descansar por 30 minutos.
  • Passado esse tempo, escorra e lave bem as tirinhas de berinjela, apertando com as mãos debaixo da água corrente para retirar o excesso de sal. Esprema novamente, desta vez para remover o excesso de água. Preaqueça o forno em fogo médio.
  • Coloque as tirinhas de berinjela com as de pimentão, cebola e alho em uma assadeira grande. Adicione o orégano, as folhas de louro, as pimentas e um pouquinho de sal.
  • Regue com o vinagre e com uma xícara de azeite de oliva. Misture bem e leve ao forno por uma hora e meia, sem cobrir a assadeira. A cada 20 minutos, abra o forno e misture tudo muito bem.
  • Após tirar o antepasto do forno, teste o tempero e ajuste, se necessário. Transfira para um pote de vidro com tampa, adicione o restante do azeite de oliva e deixe esfriar.
  • Depois que esfriar, guarde o antepasto tampado na geladeira, onde ele durará um bom tempo. Comece a servir depois de pelo menos 24 horas. Retire as folhas de louro quando for consumir o antepasto.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de antepasto que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Antepasto de berinjela light
Quantidade por Porção
Calorias 327 Calorias da Gordura 252
% Valores Diários*
Gordura Total 28g43%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 20g
Sódio 10mg1%
Potássio 649mg14%
Carboidratos 20g7%
Fibras 8g32%
Açúcar 10g
Proteína 3g6%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave antepasto, antepasto de berinjela
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário