Tanto o pimentão vermelho, quanto o verde ou amarelo podem ser preparados refogados, recheados, assados ou grelhados e aparecer em receitas de saladas, tortas, pizzas, pães, molhos e suflês, por exemplo.
Mas quando você resolve utilizar o alimento nos pratos que prepara, como fazer para escolher qual pimentão irá aparecer em sua receita?
Quais as diferenças entre o pimentão vermelho, o pimentão verde e o pimentão amarelo?
Conhecer as diferenças entre essas variedades de pimentão pode auxiliar na hora de escolher qual deles será utilizado no preparo de determinada receita. E é justamente isso o que vamos fazer mais abaixo.
O primeiro fator de diferença entre os pimentões que vamos desvendar é o da cor. Por que será que um pimentão é vermelho, enquanto o outro é verde e o outro apresenta a coloração amarela?
Essa diferença na cor acontece devido ao nível de maturação de cada pimentão e é conforme o tempo de colheita que a cor do vegetal é definida.
Ou seja, o pimentão verde é verde porque não é um pimentão completamente maduro; caso fosse, ele apresentaria a coloração vermelha ou amarela.
Justamente devido ao fato de ser colhido antes de estar maduro é que o pimentão verde pode ser difícil de digerir para algumas pessoas. Para quem sofre com problemas digestivos ao consumir o pimentão verde, recomendamos trocá-lo pelo pimentão vermelho, pimentão laranja ou pimentão amarelo, que são as versões completamente maduras do alimento.
A composição nutricional
Segundo informações, os pimentões se destacam como fontes de antioxidantes, fibras, vitamina A e vitamina C. Entretanto, o nível de maturação dos pimentões também pode fazer com que ocorram variações nos valores nutricionais dos vegetais.
As versões mais maduras do pimentão apresentam aproximadamente duas vezes o teor de vitamina C e nove vezes a quantidade de betacaroteno (um carotenoide antioxidante) presentes na composição do pimentão verde.
Destacamos que o pimentão vermelho contém 1 ½ vez mais vitamina C do que o pimentão verde e é composto por uma quantia 11 vezes maior de betacaroteno do que o pimentão verde.
Ainda que o pimentão vermelho possua mais os carotenoides astaxantina e licopeno, o pimentão amarelo traz mais dos carotenoides luteína e zeaxantina.
Estudos conduzidos pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos sugeriram que os carotenoides podem auxiliar a diminuir a incidência de doença nos olhos e de certos tipos de câncer.
Ainda neste mesmo sentido, colher os pimentões antes – ainda verdes – realmente faz com que eles tenham um teor nutricional mais baixo de compostos como vitamina A, vitamina B6 e vitamina C.
O pimentão verde é o que apresenta menos nutrientes, enquanto o pimentão vermelho é carregado de vitaminas e o pimentão amarelo fica na metade da tabela quando falamos de uma comparação em relação aos nutrientes.
A quantidade de calorias
Pode-se encontrar 20 calorias em uma porção de 100 g de pimentão verde, ao mesmo tempo em que é possível achar 27 calorias em uma porção de 100 g de pimentão amarelo e obter 26 calorias em uma porção de 100 g de pimentão vermelho.
As informações são de um portal que disponibiliza dados nutricionais a respeito de uma série de comidas e bebidas. As quantidades de calorias apresentadas no parágrafo acima não foram confirmadas por meio de análises, simplesmente reproduzimos as informações fornecidas.
O sabor
Justamente por ser colhido antes de amadurecer, o pimentão verde é dono de um sabor mais forte, marcante e azedo.
Já o pimentão vermelho e o pimentão amarelo – que são considerados pimentões maduros – apresentam um sabor mais suave e ligeiramente adocicado.
Um artigo publicado afirmou que, ainda que o pimentão vermelho e o amarelo possam ser utilizados de maneira mais ou menos intercambiável, ou seja, um em substituição ao outro nas receitas, por trazer um sabor particular (e diferente), o pimentão verde e seu gostinho menos doce não deve ser empregado em pratos que já pedem os pimentões de outras colorações.
O preço
O custo final de uma receita tem o poder de deixá-la mais “salgada”, mesmo sem que ocorra o acréscimo de pitadinhas de sal. Por isso, para quem gosta de economizar e preza por receitas mais em conta, vale a pena saber que o pimentão verde tem a tendência de ser mais barato do que seus colegas pimentão vermelho e pimentão amarelo.
Mas por que será que isso acontece? A explicação é: como ele é colhido primeiro, antes de amadurecer, tem o seu custo barateado, graças ao fato de poder ser produzido em uma escala mais ampla.
Por outro lado, o pimentão vermelho e o pimentão amarelo demoram certo tempo para amadurecer, o que faz com que eles requeiram maior tempo e mais cuidados contra pragas e outros fatores que podem provocar prejuízos à colheita, resultando em uma produção mais cara, o que reflete no preço repassado ao consumidor.