O arroz branco já é um alimento tão tradicional na alimentação brasileira que deixá-lo de lado ao começar a seguir uma dieta low carb pode parecer um enorme desafio.
Mas a verdade é que é tudo uma questão de se acostumar e fazer as adaptações corretas. Por exemplo, uma opção que dá muito certo é trocar o arroz branco e seus carboidratos pela couve-flor, que é um dos alimentos coringas da dieta low carb.
A ideia é triturar a couve-flor no processador ou liquidificador para que ela ganhe um formato parecido com grãos de arroz. Depois é só cozinhá-la bem rápido ao lado de temperos que a deixarão muito saborosa.
Para isso, você pode usar ingredientes como azeite de oliva, cebola, alho, açafrão-da-terra, salsinha e pimenta-do-reino, além de outros temperos naturais da sua preferência.
Aprenda como fazer o arroz de couve-flor low carb e teste a receita no seu próximo almoço ou jantar! O passo a passo do prato está explicado logo abaixo:
Arroz de couve-flor low carb
Equipamento
- Liquidificador (ou processador de alimentos)
- Panela
Ingredientes
- 1 cabeça couve-flor crua
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- ½ cebola picada
- 2 dentes alho amassados
- ¼ colher de chá pimenta-do-reino
- ½ colher de chá açafrão-da-terra
- 6 colheres de sopa água
- sal a gosto
- salsinha picada a gosto
Instruções
- Ponha a couve-flor lavada e seca no processador ou liquidificador e bata até formar pedacinhos pequenos, parecidos com grãozinhos de arroz.
- Leve uma panela com azeite ao fogo. Adicione a cebola, o alho e o açafrão. Refogue até ficar transparente.
- Então, acrescente a couve-flor triturada e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture muito bem e adicione a água.
- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por três minutos ou até ficar macio. Experimente para ver se está bom para você.
- Na hora de servir, finalize polvilhando a salsinha picada por cima do arroz de couve-flor já pronto.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?