6 alimentos coringas para quem consome poucos carboidratos

Especialista:
atualizado em 09/02/2021

Uma alimentação que restringe a ingestão de carboidratos, como a famosa dieta low carb, é a abordagem de regime que muitas pessoas escolhem em sua busca pela perda de peso. Por outro lado, há quem precise consumir menos carboidratos devido a problemas de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, como ocorre com todo método que impõe limitações à dieta, o programa alimentar traz desafios na hora de montar as refeições. Afinal, um grupo alimentar inteiro praticamente cai fora do cardápio, o que torna mais difícil ter variedade no cardápio.

Assim, é muito importante conhecer truques para passar pela dieta sem precisar comer sempre a mesma coisa, o que acaba enjoando e tornando a alimentação sem graça.

Pensando nisso, hoje resolvemos apresentar seis alimentos incríveis e versáteis que podem funcionar como verdadeiros coringas e aparecer de diversas maneiras em uma dieta de baixos carboidratos. Vamos conhecê-los?

1. Repolho

Repolho

Ao mesmo tempo em que é versátil, o repolho tem a vantagem de não custar caro. As possibilidades com o repolho vão muito além de refogá-lo ou usar o vegetal cru em uma saladinha.

Por exemplo, é possível usar o alimento para preparar trouxinha, torta e até lasanha de repolho. Conheça receitas low carb com repolho.

2. Couve-flor

Ela merece aparecer nesta lista apenas pelo fato de podermos preparar um arroz low carb com o alimento: o famoso arroz de couve-flor. Além disso, também dá para fazer risoto com couve-flor e torta de couve-flor para a dieta com redução de carboidratos.

3. Abacate

Abacate

O abacate é uma excelente opção de fruta para uma dieta com restrição de carboidratos. Isso porque alimento tem uma boa quantidade de gorduras saudáveis e de fibras que ajudam a dar saciedade.

Uma vez que as fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não digere, o teor final de carboidratos líquidos do abacate é baixo.

As opções com a fruta também são inúmeras. Por exemplo, dá para usar o verdinho na salada e fazer vitamina de abacate, maionese de abacate e até um guacamole low carb.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Abobrinha

Com bem poucos carboidratos por porção e muitas fibras e antioxidantes, a abobrinha é outro vegetal que se pode utilizar de diversas maneiras nas refeições low carb.

É possível fazer abobrinha recheada com uma proteína no forno ou usá-la em receitas de lasanha ou torta low carb.

Como se não bastasse, também dá para preparar doces como brownie, muffin e bolo de abobrinha low carb. Existem até mesmo versões de pizza com poucos carboidratos feitas com a abobrinha.

5. Oleaginosas

Por exemplo, o grupo inclui alimentos como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, macadâmia e avelã. Eles possuem uma grande quantidade de gorduras saudáveis e fibras.

Embora até tenham carboidratos, o teor proporcional é pouco. Isto é, o teor por porção moderada.

Por outro lado, não dá para sentar com um potão de uma ou mais dessas oleaginosas, comer tudo se uma vez e achar que estará ingerindo poucos carboidratos. A ideia aqui é consumi-los em porções controladas.

Além disso, tome cuidado com os amendoins e outras oleaginosas industrializadas que têm casquinhas em volta, pois elas possuem carboidratos. Para saber o teor de carboidratos por porção do produto, cheque a tabela nutricional em sua embalagem.

Mas como podemos usar as oleaginosas na dieta com restrição de carboidratos? Bem, você pode recorrer a uma pasta de amendoim sem açúcar – conheça receitas low carb com pasta de amendoim.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra excelente opção é salpicar um pouquinho das oleaginosas por cima do iogurte ou de uma salada. As gorduras boas desses alimentos ajudarão a aumentar a saciedade.

Aliás, dá até mesmo para fazer um docinho low carb com as oleaginosas. Confira no vídeo abaixo uma receita da nossa nutricionista de brownie baixo em carboidratos que leva nozes e outras oleaginosas:

6. Morango e outras frutas vermelhas

O morango e outras frutas vermelhas ou silvestres, como mirtilo, framboesa e amora, contêm poucos carboidratos por unidade. Entretanto, essas frutinhas não são tão comuns por aqui no Brasil.

Assim, dá para usar poucas unidades (duas ou três) dessas frutinhas para acrescentar um sabor a mais no iogurte ou em uma vitamina low carb, sem aumentar tanto assim o teor final de carboidratos na receita.

Isso sem contar que os morangos e as outras frutinhas vermelhas são fonte de nutrientes importantes para o organismo. Saiba mais a respeito dos benefícios do morango.

No vídeo a seguir, a nossa nutricionista também apresenta os alimentos fantásticos que ajudam a emagrecer com poucos carboidratos:

Você segue a dieta low carb? Quais alimentos mais usa? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário