Receita de arroz doce vegano light e fácil de fazer

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2022

Quem segue uma alimentação vegana não precisa abandonar de vez aqueles pratos típicos tão amados que a mãe ou avó fazia na infância. Afinal, eles não são apenas saborosos, mas também despertam a memória afetiva e dão uma sensação de aconchego.

No entanto, o que a pessoa precisa fazer é adaptar algumas coisinhas na receita para transformá-la em uma preparação vegana. Que tal aprender a fazer isso com arroz doce?

  Continua Depois da Publicidade  

A nossa sugestão é um arroz doce vegano light, que substitui o leite de vaca pelo leite vegetal de castanha-de-caju. Outro item diferente que o prato pede é o açúcar de coco, para ficar mais docinho.

De resto, você vai precisar de ingredientes como arroz (carolino ou arbóreo), casca de limão, canela em pau e cúrcuma para preparar a sua versão vegana do quitute. A boa notícia é que ela não é difícil de fazer.

Para conferir tudo isso, não deixe de aprender o passo a passo do arroz doce vegano light e de testar como ele fica!

Arroz doce vegano

Arroz doce vegano light

Uma versão vegana do amado doce brasileiro. Com gostinho de infância!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 25 mins
Refeição Sobremesa
Rendimento 6
Calorias 144 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Tacinhas
  • Coador

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Cozinhe o arroz em uma panela com água e uma pitada de sal por 14 minutos ou pelo tempo recomendado na embalagem do produto.
  • Enquanto isso, junte o leite de castanha-de-caju, a casca de limão, a canela, o açúcar de coco e a cúrcuma em outra panela. Deixe cozinhar por 5 a 10 minutos para o leite absorver bem os sabores.
  • Então, coe a mistura do leite por cima do arroz já cozido. Cozinhe por mais 2 a 3 minutos, mexendo sempre.
  • Divida o arroz doce entre tacinhas individuais ou coloque tudo em uma travessa grande. Polvilhe um pouco de canela antes de servir. Prontinho!

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de arroz doce que você servir por vez. 

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Arroz doce vegano light
Quantidade por Porção
Calorias 144 Calorias da Gordura 9
% Valores Diários*
Gordura Total 1g2%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 107mg5%
Potássio 71mg2%
Carboidratos 34g11%
Fibras 3g12%
Açúcar 9g
Proteína 2g4%
Vitamina A 27IU1%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 13mg14%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 32mg2%
Cobre 1mg
Folato 50mcg13%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 9mg2%
Fósforo 28mg2%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
Ácido Fólico (B9) 45mcg11%
Colina 3mg1%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave arroz doce, arroz doce vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário