Leite de Castanha de Caju – Benefícios e Receita

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

De acordo com a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rosângela Zoccal, entre os anos de 2010 e 2015, o consumo de leite em todo o mundo registrou um crescimento de 12%.

Entretanto, não é todo mundo que consome o tradicional leite de vaca. Uns não tomam o leite porque sofrem de doenças que impedem a ingestão do produto, outros não consomem a bebida pela escolha de seguir uma dieta vegana ou livre de produtos laticínios, por exemplo.

Para essas pessoas, existe a alternativa de consumir os chamados leites vegetais. Vamos falar a respeito de um desses leites – o leite de castanha de caju – e conhecer alguns benefícios que já foram associados à bebida, além de aprender como preparar a sua receita. Vamos nessa?

Benefícios do leite de castanha de caju

– Os nutrientes do leite de castanha de caju

É possível encontrar teores de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como carboidratos, magnésio, ferro e vitamina K em uma xícara de leite de castanha de caju caseiro.

A vitamina K é uma parte essencial de diversas proteínas que são responsáveis pela coagulação sanguínea e pela construção de ossos fortes, enquanto o magnésio trabalha com centenas de enzimas para produzir energia e sintetizar proteínas, e o ferro é necessário para transportar oxigênio nos glóbulos vermelhos do sangue e para oferecer suporte ao sistema imunológico.

Por sua vez, as versões do leite de castanha de caju podemos comprar prontas podem ser fortificadas, ou seja, receber a adição de outros nutrientes como cálcio, vitamina A, vitamina B12 e vitamina D.

A vitamina A é importante para a visão e auxilia a formação dos dentes, dos tecidos mole e esquelético, das membranas mucosas e da pele.

Ja o cálcio é importante para o fortalecimento dos ossos e dentes e auxilia os músculos e os vasos sanguíneos a contrair e expandir, além de ajudar a secretar hormônios e enzimas e a enviar mensagens por meio do sistema nervoso.

Por sua vez, a vitamina D auxilia o organismo a absorver cálcio e exerce um papel no sistema nervoso, no sistema muscular e no sistema imunológico.

Já a vitamina B12 participa de reações bioquímicas no organismo que resultam na produção de DNA, proteínas, gorduras e hormônios, é necessária para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis e de neurotransmissores, para a divisão celular, para o crescimento e o desenvolvimento do feto e é fundamental para a função e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.

Para saber quais nutrientes o leite de castanha de caju que você comprar pronto possui e em que quantidade eles aparecem no produto, cheque sempre a embalagem e a tabela nutricional da bebida. Veja aqui como entender os rótulos de alimentos.

– Livre de lactose, soja e glúten

Para quem deseja ou necessita consumir um leite que não tenha um desses compostos ou todas as substâncias, o leite de castanha de caju é realmente uma alternativa viável, tendo em vista que não possui esses elementos em sua composição.

Por outro lado, também é verdade que as proteínas estão ausentes da bebida.

– Bebida é pobre em calorias

“O leite de castanha de caju sem a adição de açúcar tem um perfil calórico incrivelmente baixo”, afirmou a nutricionista holística Ashley Pettit.

Cada xícara de leite de castanha de caju apresenta 25 calorias. Já é possível encontrar versões industrializadas da bebida com 40,5 calorias a 42,5 calorias a cada porção de 100 ml.

Obviamente, se forem adicionados ingredientes como chocolates, caldas ou frutas, por exemplo, ao leite de castanha de caju, ou o seu consumo acontecer de maneira excessiva, a sua quantidade de calorias sofrerá um acréscimo.

– Fonte de ômega 9

O leite de castanha de caju é composto por um ácido graxo chamado de ômega 9, que é conhecido por auxiliar na melhoria do humor.

A nutricionista Hannah Médici, afirmou que é justamente graças ao fato de conter o ômega 9 que o leite de castanha de caju contribui com a prevenção do desenvolvimento de doenças no coração, auxilia no aumento do colesterol bom – também conhecido como HDL – e colabora com a diminuição do colesterol ruim – ainda chamado de LDL.

Como fazer – Receita de leite de castanha de caju

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá (aproximadamente 100 g) de castanhas de caju cruas;
  • Água filtrada.

Modo de preparo:

Colocar as castanhas de caju dentro de uma vasilha, cobrir com uma quantidade de água correspondente ao dobro das castanhas e deixar de molho durante oito horas; Em seguida, escorrer as castanhas e lavá-las bem.

Então, passá-las para o liquidificador, adicionar três xícaras (em torno de 720 ml) de água – ou mais se preferir um leite menos concentrado – e bater durante um minuto.

Na sequência, coar bem com o auxílio de uma peneira bem fina ou tecido. Aí é só passar o leite de castanha de caju para um recipiente bem fechado e servir-se!

Alertamos que este leite de castanha de caju deve ser armazenado bem fechado e guardado na geladeira durante até três dias.

Sugerimos ainda adicionar essência de baunilha ou tâmaras para deixar o leite de castanha de caju mais saboroso.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou o leite de castanha de caju? Segue uma dieta vegana ou sem lactose e pretende incluí-lo em seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Leite de Castanha de Caju – Benefícios e Receita”

  1. Estou substituindo o leite de vaca pelo de leite de Amêndoas; leite de côco e leite de caju, vou variando entre eles, até pra ficar mais gostoso, acho bem leve, não fica a sensação de peso no estômago, até para praticar exercícios fica melhor. São bem mais caros, mas vale a pena, é investimento na saúde, e no final vem seus benefícios.