Receita de bola de Berlim light

Especialista da área:
atualizado em 15/06/2022

Por aqui no Brasil, nós conhecemos o doce como sonho, no entanto, em Portugal, o seu nome é bola de Berlim. Conta-se que o quitute veio da Alemanha e chegou em Portugal na época da Segunda Guerra Mundial. 

Independente do nome, a verdade é que ele é muito saboroso. Mas, sonho mesmo é o fato de existirem versões mais saudáveis do doce, que pode aparecer no dia ou refeição do lixo da dieta, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

A bola de Berlim light que separamos para te apresentar é assada no forno e conta com uma geleia diet no recheio. Por sua vez, a massa da preparação é à base de farinha de arroz integral

Além disso, você vai precisar de cenoura, laranja, açúcar de coco, goma xantana, ovos, azeite, fermento e coco ralado para a massa do doce.

Agora só faltou a melhor parte: aprender o passo a passo da bola de Berlim light, colocar a mão na massa e aproveitar a delícia que ele é! Portanto, confira as instruções da receita logo abaixo.

Bola de Berlim

Bola de Berlim light

A versão portuguesa do sonho. Uma docinho incrível para o final de semana!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Sobremesa
Rendimento 3
Calorias 368 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Escorredor
  • Mixer
  • Tigela
  • Forma refratária
  • Papel vegetal
  • Saco de confeiteiro de bico liso

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Leve a cenoura em uma panela com água ao fogo para cozinhar.
  • Após cozinhar, escorra a água. Com o auxílio do mixer, deixe a cenoura na consistência de um purê. Esprema o suco da ½ laranja e misture.
  • Junte a farinha de arroz integral e o açúcar de coco em uma tigela. Misture. Abra um buraco no meio e adicione o ovo, o azeite, as raspas da laranja, o fermento e o purê de cenoura. Misture bem. Por último, acrescente a goma xantana e misture outra vez.
  • Preaqueça o forno em 180º C. Forre uma forma refratária com papel vegetal. Coloque a massa em um saco de confeiteiro de bico liso e distribua pequenas porções da massa na forma, deixando espaços entre elas.
  • Se precisar, molde as porções de massa com os dedos para que fiquem no formato de bola. Leve ao forno para assar por 30 minutos.
  • Então, tire as bolas ou sonhos do forno e espere esfriar. Após, corte-as ao meio e recheie com a geleia diet. Polvilhe coco ralado por cima das bolas de Berlim para finalizar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bola de Berlim light
Quantidade por Porção
Calorias 368 Calorias da Gordura 99
% Valores Diários*
Gordura Total 11g17%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 5g
Colesterol 62mg21%
Sódio 354mg18%
Potássio 461mg10%
Carboidratos 63g21%
Fibras 12g48%
Açúcar 24g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de Berlim, bolo de Berlim light, sonho
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário