Goma Xantana faz mal? O que é e para que serve

Especialista:
atualizado em 29/12/2020

A goma xantana é um aditivo alimentar que possui função emulsificante, espessante e estabilizante. Por ser cada vez mais utilizada na indústria, muitas pessoas questionam se ela pode fazer mal à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é um ingrediente presente tanto na indústria alimentícia como farmacêutica. Nos alimentos, ela é frequentemente adicionada a receitas sem glúten, pois ajuda a dar liga às massas.

A goma xantana é obtida por meio da fermentação da bactéria xanthomonas campestris. Ela não possui calorias e também não tem nutrientes.

Esse produto é fácil de ser trabalhado e ajuda a dar uma textura melhor aos alimentos, além de também contribuir para que eles tenham uma validade maior.

Por isso, a goma xantana é muito popular na indústria alimentícia. Grande parte dos produtos que você encontra no supermercado tem essa substância, desde sorvetes até molhos prontos.

Saiba agora o que é a goma xantana, como usá-la e se ela realmente faz mal à saúde.

O que são aditivos alimentares? 

Os aditivos alimentares são substâncias amplamente usadas pela indústria de alimentos para:

  • Manter a qualidade dos alimentos até que seja feito o seu consumo;
  • Aumentar a validade dos produtos;
  • Reduzir os custos com ingredientes;
  • Promover mudanças de sabor;
  • Melhorar a aparência dos alimentos;
  • Garantir uma melhor conservação dos produtos.

Outros aditivos alimentares muito usados pela indústria alimentícia são:

  • Estabilizantes;
  • Emulsificantes;
  • Reguladores de acidez;
  • Acidulantes;
  • Corantes;
  • Aromatizantes;
  • Edulcorantes.

O que é a goma xantana?

Goma xantana
Goma xantana em pó

Na década de 50, pesquisadores desenvolveram uma nova classe de substâncias: os polissacarídeos de origem microbiana, que até aquele momento só eram extraídos de plantas.

Essas substâncias, em condições controladas de fermentação, geram um material de qualidade e que não depende das condições climáticas para ser obtido. Essas substâncias são chamadas de gomas industriais.

  Continua Depois da Publicidade  

As gomas industriais têm a capacidade de formar géis e soluções viscosas em meio aquoso.

Estas substâncias são interessantes do ponto de vista industrial, pois melhoram a apresentação e a textura dos alimentos, e também conservam melhor os produtos.

Nas últimas décadas, os estudos em relação à identificação, caracterização e utilização destes polissacarídeos sintetizados por micro-organismos vêm aumentando.

Para que serve a goma xantana? 

Em função das suas propriedades, a goma xantana é o biopolímero mais utilizado atualmente no mercado, pois a tem grande capacidade de alterar a textura, o sabor e o tempo de validade dos produtos.

Apesar do grande tamanho do mercado de goma xantana e das suas diferentes aplicações, poucos países produzem esta substância.

A goma xantana utilizada no Brasil ainda é em sua maior parte importada, apesar do país possuir insumos básicos para produzi-la, como a cana-de-açúcar e etanol.

Veja a seguir alguns produtos alimentícios que utilizam essa goma:

  • Sorvetes;
  • Cremes de queijo pasteurizados;
  • Sobremesas congeladas;
  • Bebidas;
  • Leites achocolatados;
  • Pudins, pães, bolos e tortas;
  • Xaropes e molhos;
  • Coberturas;
  • Condimentos.
Pães sem glúten
A goma xantana é muito utilizada em alimentos sem glúten

Além disso tudo, ela é muito usada em produtos sem glúten, pois deixa esses alimentos mais parecidos com os originais.

  Continua Depois da Publicidade  

Com tantas aplicações, a goma xantana passou a ser a principal substância usada como emulsificante e estabilizante na indústria, aumentando os questionamentos entre profissionais da saúde sobre seus efeitos no organismo, se usada continuamente.

Isso porque ela está presente em muitos alimentos que são consumidos em grandes quantidades, todos os dias, por muitas pessoas ao redor do mundo.

A goma xantana faz mal à saúde?

Existem muitos estudos mostrando os benefícios da goma xantana para a saúde, mas outros demonstram que essa substância pode fazer mal.

Em um estudo realizado em 1987, um grupo de voluntários do sexo masculino fez o consumo de 10,4 ou 12,9 gramas de chiclete contendo a goma xantana todos os dia, durante 3 semanas.

O resultado mostrou que, embora houvesse causado uma alteração no tempo de digestão e também no peso e na textura das fezes, não houve nenhum efeito nocivo relacionado a outras questões de saúde.

No entanto, um relatório de 1990 do Journal of Occupational Medicine mostrou que pessoas expostas a grandes quantidades de goma xantana em pó, podem apresentar determinados sintomas.

É o caso dos trabalhadores de padarias, e os sintomas incluem irritação no nariz e na garganta, diarreia, inchaço, flatulência, enxaquecas, irritação na pele, entre outros.

A goma xantana faz bem à saúde?

Por outro lado, também existem estudos que mostram que a goma xantana pode auxiliar na redução da taxa de glicemia do sangue e das taxas de colesterol total, podendo ser usada por pacientes com diabetes.

Esta goma também tem poder laxativo natural, podendo ser boa para o sistema digestivo.

Além disso, outro estudo realizado em 2009 pela revista International Immunopharmacology mostrou que a goma xantana tem propriedades que ajudam a combater o câncer.

Segundo pesquisa, o consumo de goma xantana reduziu de forma significativa o crescimento de tumores e aumentou o tempo de vida de camundongos com a doença.

Conclusão

As únicas evidências encontradas nesses estudos estão relacionadas ao fato de que a goma xantana faz mal à saúde quando usada em grandes quantidades, atingindo somente, em princípio, o sistema digestivo.

Dessa forma, pesquisadores recomendam que exista uma limitação diária de 15 gramas no consumo da goma xantana, garantindo assim o uso seguro dessa substância.

Como todo alimento ou produto alimentício, a goma xantana não deve ser consumida em excesso. Por isso, tente controlar a quantidade de alimentos com essa substância que você consome ao longo do dia.

Vale também lembrar que pessoas com alguma condição de saúde devem sempre buscar a orientação de um médico antes de consumi-la.

Além disso, pessoas com diabetes devem consumir de forma moderada, pois, em conjunto com medicamentos para o controle da taxa de glicemia, pode causar hipoglicemia.

Caso você sinta algum desconforto ao ingerir um alimento que contém goma xantana, pare de consumi-lo e procure um médico.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que a goma xantana faz mal à saúde em determinadas circunstâncias? Utiliza esta substância em sua cozinha? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Goma Xantana faz mal? O que é e para que serve”