Os salgadinhos fritos que costuma-se servir em festinhas de criança ou vender em bares e lanchonetes são os favoritos de muita gente. Mas, se por um lado eles são uma delícia, por outro, eles não são exatamente saudáveis.
Não é novidade que as frituras fazem mal para o organismo, tanto que um estudo mostrou como elas são prejudiciais para a saúde do coração. Entretanto, há uma saída para matar a saudade desses salgadinhos: preparar versões assadas!
Por exemplo, uma das opções é o bolinho de queijo assado light. A receita é feita com uma massa à base de batata doce, polvilho doce, polvilho azedo, farelo de aveia e farinha de linhaça dourada.
A preparação é uma excelente alternativa de lanchinho para aqueles dias que você tira para relaxar e comer algo diferente e saboroso, porém, não quer sair completamente da dieta.
Portanto, vale muito a pena aprender como fazer o bolinho de queijo assado light! Não deixe de conferir o passo a passo da receita que aparece logo a seguir:
Bolinho de queijo assado light
Equipamento
- Tigela
- Assadeira antiaderente
Ingredientes
- 100 gramas queijo muçarela light ralado
- 8 colheres de sopa batata-doce cozida e amassada
- 4 colheres de sopa polvilho doce
- 2 colheres de sopa polvilho azedo
- ½ colher de sopa farinha de linhaça dourada
- 4 colheres de sopa farelo de aveia sem glúten
- 2 ½ colheres de sopa azeite de oliva
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- farinha de linhaça dourada para empanar
Instruções
- Com exceção da farinha de linhaça dourada para empanar e do queijo, junte todos os ingredientes em uma tigela e misture até obter uma massa que possa ser modelada.
- Então, modele a massa no formato de bolinhas, amasse bem as bolinhas, recheie com queijo e feche cada uma muito bem.
- Umedeça levemente cada bolinha e passe na farinha de linhaça dourada para empanar.
- Distribua as bolinhas de queijo na assadeira antiaderente e leve para assar no forno em 200º C por 20 minutos.
Notas
- Para garantir que o farelo de aveia usado na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito no rótulo do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten.
- O azeite de oliva pode ser substituído por manteiga ghee.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você modelar cada bolinho.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?