Estudo mostra como as frituras fazem mal para a saúde do coração

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2021

A próxima vez que alguém te falar que comer fritura não é nada bom, acredite. Isso porque um estudo que analisou pesquisas já disponíveis apontou que as frituras podem aumentar os riscos de ter acidente vascular cerebral (AVC) e problemas graves no coração.

  Continua Depois da Publicidade  

A análise indiciou que as pessoas que comiam mais frituras semanalmente tinham um risco 28% maior de sofrer grandes eventos cardiovasculares, 22% maior de ter doença arterial coronariana e 37% maior de insuficiência cardíaca.

Além disso, cada porção adicional de 114 gramas ou ½ xícara de frituras por semana aumentou o risco de ataque cardíaco e AVC em 3%, de doença cardíaca em 2% e de insuficiência cardíaca em 12%

O estudo não encontrou associações com mortes por doença cardiovascular ou qualquer causa. Entretanto, os pesquisadores acreditam que isso pode ter ocorrido devido aos pequenos números envolvidos em alguns dos estudos que eles analisaram.

As gorduras trans e as calorias são os problemas

Donut

Ao fritar um alimento, ele absorve parte da gordura do óleo, podendo assim se tornar mais calórico. Além disso, frituras industrializadas e processadas costumam ter gorduras trans.

A indústria alimentícia recorre às gorduras trans porque elas são baratas de produzir, têm alta duração e fornecem uma boa textura e sabor aos alimentos. Conheça outras comidas que contêm gorduras trans.

De acordo com a Associação Americana do Coração, as gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim e diminuem as taxas de colesterol bom. A instituição aconselha trocar as gorduras trans por fontes de gorduras boas, como as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora um produto apresente poucas gorduras trans por porção, comer várias porções do alimento trará um acúmulo da substância no corpo. Como resultado, aumentam as chances de ter doença cardiovascular, diabetes e até demência.

Isso sem contar que as calorias a mais do óleo da fritura feita em casa e as muitas calorias que as frituras industrializadas trazem podem engordar.

Conforme o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, o excesso de peso é outro fator que pode provocar uma série de problemas graves. Por exemplo:

  • Diabetes do tipo 2;
  • Pressão alta;
  • Doença no coração;
  • AVC;
  • Alguns tipos de câncer;
  • Apneia do sono;
  • Osteoartrite;
  • Doença hepática gordurosa;
  • Doença renal;
  • Problemas na gestação: níveis altos de glicose no sangue na gravidez, hipertensão e aumento do risco de precisar ter uma cesariana.

Especialista avaliou o estudo

Embora a pesquisa mostre apenas uma associação entre consumir frituras e o risco cardiovascular, as suas descobertas estão de acordo com as orientações atuais para limitar a ingestão desse tipo de alimento.

Ao mesmo tempo, comer frituras costuma aparecer ao lado da falta de exercícios e outros comportamentos não saudáveis, que também favorecem o desenvolvimento de doenças no coração, apontam especialistas.

Além disso, as frituras também podem trazer outros problemas para a saúde, como ser altamente processadas e fonte de carboidratos ruins, apontou o nutricionista e professor bolsista da Escola Médica Aston Duane Mellor.

  Continua Depois da Publicidade  

“Ao considerar esse tipo de estudo, é importante ponderar que embora reduzir a ingestão de gorduras seja parte lógica de uma dieta saudável, também é importante olhar quais alimentos serão consumidos no lugar”, completou Mellor.

Ou seja, não adianta trocar as frituras por outros alimentos de baixa qualidade. O ideal é substituí-las por alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes magras e leguminosas.

Não perca o vídeo a seguir, em que a nossa nutricionista esclarece sobre as gorduras trans:

Fontes e Referências Adicionais

Você costuma comer frituras? Já conhecia os malefícios desses alimentos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário