8 benefícios da farinha de linhaça dourada – Como fazer e usar

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2021

O consumo de linhaça dourada na forma de farinha pode ajudar a emagrecer, além de ser ótima fonte de nutrientes para a boa saúde. Isso, é claro, se o seu consumo for acompanhado de uma dieta equilibrada e da prática de atividades físicas, pois não existe milagre no que diz respeito à perda de peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Então confira para que serve a farinha de linhaça dourada, como preparar e até algumas receitas com essa farinha.

Linhaça dourada x linhaça marrom

Flaxseed

Quem já passou pela seção de produtos naturais do supermercado deve ter dado de cara com dois tipos de linhaça – a marrom e a dourada. E também deve ter observado que a do tipo dourada é bem mais cara que a outra, sobretudo na forma de farinha.

A principal diferença entre elas é o conteúdo de ômega 3, ômega 6 e proteínas, que tende a ser maior na linhaça dourada. Já a questão do preço se deve ao fato da linhaça dourada ser importada do Canadá – que aliás é o maior produtor mundial de sementes de linhaça.

Podemos dizer, portanto, que há mais benefícios da farinha de linhaça dourada do que da linhaça marrom, sobretudo na forma de farinha, pois é mais nutritiva que a sua semelhante.

Por que você deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça dourada colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes, e principalmente o óleo da linhaça contido nas sementes, sejam bem aproveitados, sempre opte por consumir a linhaça dourada na forma de farinha (sem peneirar).

  Continua Depois da Publicidade  

Propriedades da linhaça

linho fonte de linhaça
A linhaça é a semente do linho

A linhaça é a semente do linho, planta cujas fibras dão origem a tecidos e que já era utilizada pelos egípcios há pelo menos 3 mil anos antes de Cristo. Da semente da linhaça extrai-se tanto a farinha como o óleo, muito utilizado na culinária e na indústria cosmética.

A farinha obtida a partir da moagem da linhaça é uma excelente fonte de ômega 6 e ômega 3 (também conhecido como ácido alfa-linolênico, ou ALA), dois tipos de ácidos graxos que podem ser benéficos contra uma série de condições, que vão desde problemas com colesterol elevado até intestino preso e inflamações cardíacas.

Uma única colher de sopa cheia (14 g) de farinha de linhaça fornece uma enorme concentração de ômega-3, além de ser rica em fibras. Conheça quais são os principais nutrientes da farinha de linhaça dourada:

ComponentesPor porção de 100 g
Calorias453 kcal
Carboidrato total43,3 g
Carboidrato disponível9,81 g
Proteína14,1 g
Gorduras totais32,3 g
Gorduras saturadas4,20 g
Gorduras monoinsaturadas7,10 g
Gorduras polinsaturadas25,3 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar33,5 g
Colesterol0,00
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)

No final do artigo você pode consultar a tabela nutricional completa da linhaça dourada.

Benefícios da farinha de linhaça dourada

A presença de ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais conferem à farinha de linhaça o status de um alimento funcional altamente nutritivo. Confira os principais benefícios da farinha de linhaça dourada à saúde e à boa forma:

1. Controle do Peso

A grande quantidade fibras (são quase 5 vezes mais que a farinha de aveia) tornam a farinha de linhaça um excelente alimento para quem está de olho na balança. As fibras retardam a digestão e fazem a sensação de saciedade chegar mais rápido – e permanecer por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Consumir um pouco de farinha de linhaça dissolvida em água antes das refeições pode também ajudar a regular os níveis de glicemia, impedindo variações bruscas no apetite, que costumam ocorrer após o consumo de carboidratos de rápida absorção (pense naquela fome que costuma aparecer se você comer só um pedaço de pão branco).

Acredita-se também que os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. E por último, a farinha de linhaça dourada auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio (em excesso) de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.

2. Pode ajudar contra o câncer de mama

A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, uma espécie de fitoesteroide que imita a ação do estrógeno e que pode ajudar a repor naturalmente as taxas desse hormônio no período da menopausa. Dessa maneira, podem haver benefícios da farinha de linhaça dourada na prevenção do câncer de mama, sobretudo em mulheres que já passaram dos 40 anos.

Em mulheres que ainda não chegaram à menopausa, o consumo de farinha de linhaça pode melhorar a ansiedade e diminuir a compulsão por doces durante a TPM.

3. Pode ajudar a prevenir a diabetes

A farinha de linhaça dourada é uma ótima opção para o cardápio de quem está de olho na glicemia, pois não contém carboidratos, e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça dourada pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da doença.

4. Melhora as taxas de colesterol

Um dos principais benefícios da farinha de linhaça dourada se dá através da sua atuação sobre os dois tipos de colesterol – LDL e HDL. Ao mesmo tempo que se mostrou capaz de reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

Esse efeito da farinha de linhaça dourada se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no colesterol HDL.

5. Pode ajudar a regular a pressão arterial

Ainda que faltem estudos específicos com a linhaça nessa área, diversas pesquisas já demonstraram o potencial do ômega-3 no controle e redução da pressão arterial em hipertensos. E já vimos que a linhaça também colabora para a eliminação do excesso de sódio pelos rins, melhorando o balanço hídrico e também colaborando para a normalização da pressão.

Uma ou duas colheres de farinha de linhaça ao dia, acompanhadas de uma dieta com pouca gordura e sódio, podem ajudar a controlar e até mesmo reduzir a pressão arterial.

6. Pode ajudar a combater inflamações

Pouca gente sabe, mas um dos benefícios da farinha de linhaça dourada é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras.

7. É uma grande amiga do coração

Ao melhorar os níveis do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a farinha de linhaça dourada torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. A redução de colesterol e de inflamações se traduzem em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como essa função se deve sobretudo à presença do ômega 3, certifique-se de consumir a farinha de linhaça integral, ou seja, aquela que não passou por um processo de “desengorduramento”.

  Continua Depois da Publicidade  

8. É um excelente alimento para o sistema nervoso

O ômega 3 e o ômega 6 encontrados na linhaça contribuem tanto para a formação do sistema nervoso do bebê, quanto para sua proteção e bom funcionamento no indivíduo adulto. Uma das propriedades da farinha de linhaça é exatamente fornecer nutrientes para as células cerebrais, oferecendo assim uma proteção contra doenças degenerativas (como Parkinson e Alzheimer) e até mesmo perda de memória e depressão.

Como fazer a farinha de linhaça

pá de linhaça

Agora que você já sabe para que serve a farinha de linhaça dourada, que tal prepará-la em casa? Além de ser prática, a farinha caseira sairá bem mais em conta do que as farinhas encontradas nas casas de produtos naturais.

Para fazer a farinha de linhaça basta bater no processador (ou liquidificador) as sementes inteiras de linhaça dourada, até que tenham se transformado em pó. Guarde a farinha em um recipiente fechado e longe de produtos com cheiro forte.

Para não perder as propriedades da linhaça dourada (o óleo presente na semente começa a oxidar, ou seja, ficar rançoso em pouco tempo), a dica é não fazer muita farinha de uma única vez, preparando somente a quantidade que vai utilizar naquele dia, ou no máximo o suficiente para dois dias.

Como usar

A maneira mais fácil de obter os benefícios da farinha de linhaça dourada é polvilhando-a sobre o iogurte desnatado, a salada (salgada ou de frutas) e adicionando-a ao suco de frutas. Você também poderá acrescentar uma colher de farinha de linhaça dourada ao seu shake de whey protein e ao preparo de bolos, panquecas, omeletes, tapiocas, tortas, feijão, sopas, enfim, é só usar a criatividade.

Uma ou duas colheres de sobremesa já são suficientes para obter todos os benefícios da farinha de linhaça dourada. Para auxiliar na diminuição do apetite, a dica é consumir 1 colher rasa de farinha dissolvida em 1 copo de água mineral de 40 a 60 minutos antes das principais refeições.

Como a farinha de linhaça dourada não contém glúten, ela pode ser utilizada no preparo de receitas glúten free e também como substituta parcial da farinha de trigo ou qualquer outra farinha.

Receitas com farinha de linhaça dourada 

1. Suco de linhaça para emagrecer

Suco detox com linhaça

Ingredientes:

  • 1 maçã verde com casca;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça;
  • 5 folhas de hortelã;
  • Suco de ½ limão;
  • Gengibre a gosto;
  • 1 copo de água.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Sirva sem coar, para aproveitar todos os benefícios das fibras.

2. Quiche light com farinha de linhaça dourada

torta quiche de espinafre

Ingredientes:

Massa

  • 1 colher de café de açafrão;
  • 2 ½ xícaras de farinha de linhaça dourada;
  • 2 colheres de sementes de linhaça dourada (inteiras) hidratadas em 5 colheres de água durante 1 hora;
  • ½ colher de café de noz moscada;
  • Sal a gosto.

Recheio

  • ½ xícara de ricota (ou outro queijo branco light) em cubos;
  • 1 pote de iogurte desnatado (sem soro);
  • 2 ovos;
  • ½ abobrinha fatiada;
  • ½ pimentão (escolha a cor de sua preferência) fatiado.

Preparo da Massa:

  1. Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem até formar uma massa firme. Se necessário, adicione água aos poucos para dar o ponto da massa;
  2. Passe azeite ou manteiga light em uma forma de fundo removível e em seguida utilize a massa para forrá-la por completo (na base e nas laterais);
  3. Asse por 5 minutos em forno brando e reserve.

Preparo do Recheio

  1. Bata os ovos com um garfo e adicione o iogurte. Verifique e acerte o ponto de sal;
  2. Coloque sobre a massa da quiche as fatias de abobrinha (finas) e de pimentão, despejando a mistura de ovo por cima;
  3. Espalhe os pedaços de queijo por cima e leve ao forno pré-aquecido;
  4. Deixe assar por 30 minutos ou até que a massa esteja dourada.

3. Bolo integral de maçã com farinha de linhaça

Bolo sem leite

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de linhaça dourada;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • ½ xícara de azeite;
  • 1 xícara de açúcar mascavo;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de margarina light;
  • ½ xícara de leite;
  • 1 maçã cortada em pedaços bem pequenos;
  • 1 colher de fermento em pó.

Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador (exceto a maçã e o fermento). Bata até formar uma massa bem homogênea;
  2. Acrescente a maçã e o fermento e incorpore com uma colher, de maneira bem suave;
  3. Unte e enfarinhe uma forma, e em seguida despeje a massa;
  4. Asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Vídeo do especialista

Tabela nutricional

Veja a seguir a composição nutricional por 100 gramas da linhaça dourada:

ComponentePorção de 100 g
Calorias453 kcal
Carboidrato total43,3 g
Carboidrato disponível9,81 g
Proteína14,1 g
Gorduras totais32,3 g
Gorduras saturadas4,20 g
Gorduras monoinsaturadas7,10 g
Gorduras polinsaturadas25,3 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar33,5 g
Colesterol0,00
Cálcio211 mg
Ferro4,70 mg
Sódio8,67 mg
Magnésio346 mg
Fósforo615 mg
Potássio869 mg
Zinco4,39 mg
Cobre1,09 mg
Selênio25,5 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,24 mg
Tiamina0,12 mg
Vitamina B60,13 mg
Equivalente de folato87,3 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e referências adicionais
  • Ibrugger S, Kristensen M, Mikkelsen MS et al. Flaxseed dietary fiber supplements for suppression of appetite and food intake. Appetite, Volume 58, Issue 2, April 2012, Pages 490-495. 2012;
  • Kristensen M, Jensen MG, Aarestrup J et al. Flaxseed dietary fibers lower cholesterol and increase fecal fat excretion, but magnitude of effect depend on food type. Nutrition & Metabolism 9.1 (2012). 2012;
  • Leyva DR, Zahradka P, Ramjiawan B et al. The effect of dietary flaxseed on improving symptoms of cardiovascular disease in patients with peripheral artery disease: Rationale and design of the FLAX-PAD randomized controlled trial. Contemporary Clinical Trials, Volume 32, Issue 5, September 2011, Pages 724-730. 2011;
  • Hallund J, Tetens I, Bugel S et al. The effect of a lignan complex isolated from flaxseed on inflammation markers in healthy postmenopausal women. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, Volume 18, Issue 7, September 2008, Pages 497-502. 2008;
  • Fukumitsu S, Aida K, Shimizu H et al. Flaxseed lignan lowers blood cholesterol and decreases liver disease risk factors in moderately hypercholesterolemic men. Nutrition Research, Volume 30, Issue 7, July 2010, Pages 441-446. 2010;
  • Dodin S, Cunnane SC, Masse B et al. Flaxseed on cardiovascular disease markers in healthy menopausal women: a randomized, double blind, placebo-controlled trial. Nutrition, Volume 24, Issue 1, January 2008, Pages 23-30. 2008;
  • Faintuch J, Bortolotto LA, Marques PC et al. Systemic inflammation and carotid diameter in obese patients: pilot comparative study with flaxseed powder and cassava powder. Nutr Hosp. 2011 Jan-Feb;26(1):208-13. 2011;
  • Young R and Ardith B. Flaxseed supplementation improved insulin resistance in obese glucose intolerant people: a randomized crossover design. Nutrition Journal Year: 2011 Vol: 10 Issue: 1 Pages/record No.: 44. 2011;
  • Fofana B, Cloutier S, Kirby CW, et al. A well balanced omega-6/omega-3 ratio in developing flax bolls after heating and its implications for use as a fresh vegetable by humans. Food Research International, Volume 44, Issue 8, October 2011, Pages 2459-2464;
  • What’s New and Beneficial About Flaxseeds, The World’s Healthiest Foods

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de linhaça dourada para a saúde e boa forma? Já experimentou algumas receitas com esta farinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (53 votos, média 4,11)
Loading...

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

31 comentários em “8 benefícios da farinha de linhaça dourada – Como fazer e usar”

  1. Fala Hubert Reeves
    astrofísico canadense

    O homem é a mais insana das espécies.Adora um Deus invisível e mata a natureza visível…..sem perceber que a natureza que ele mata é o Deus invisível que adora.

    Shalom!

    Responder