Receita de bolo de abacaxi sem glúten light delicioso

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2021

Está sobrando abacaxi na sua casa e você não sabe o que fazer para impedir que a fruta estrague? Bem, uma sugestão é usar o alimento para fazer um bolo. Não dá para ser um bolo com farinha de trigo porque você não pode ingerir glúten? Sem problemas!

Isso porque vamos apresentar um bolo de abacaxi sem glúten light. A preparação utiliza farinhas sem glúten – a farinha de arroz e a farinha de mandioca – como substitutas da tradicional farinha de trigo branca.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, sabia que você mesmo pode preparar uma farinha de mandioca para utilizar em suas receitas? Aproveite que está por aqui para aprender como fazer a farinha de mandioca em casa.

Mas, voltando à receita de hoje, o bolo de abacaxi sem glúten light pode funcionar como uma saborosa sobremesa para servir após o almoço ou ser o prato principal do café da tarde.

Portanto, aprenda agora mesmo como preparar essa delícia! A lista de ingredientes em detalhes e o passo a passo do prato estão logo abaixo:

Bolo de abacaxi

Bolo de abacaxi sem glúten light

Uma delícia de bolo sem glúten. Com direito a uma saborosa calda!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 50 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Lanche, Sobremesa
Rendimento 9
Calorias 394 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Tigela
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em fogo médio. Bater os ovos na velocidade 2 da batedeira por três a quatro minutos, em ponto de creme.
  • Com a batedeira batendo, adicionar o açúcar demerara, em seguida, o óleo de coco e a pitada de sal. Continuar batendo, mas abaixar para a velocidade 1 e acrescentar a farinha de arroz peneirada aos poucos.
  • Ainda batendo na velocidade 1, colocar o suco de abacaxi e, aos poucos, adicionar a farinha de mandioca.
  • Adicionar o fermento e a chia. Misturar um pouquinho, mas sem bater. Reservar.
  • Levar a forma ao fogo e distribuir o açúcar da calda de maneira uniforme. Deixar caramelizar até atingir o ponto de bala. Após, colocar as rodelas de abacaxi por cima.
  • Despejar a massa reservada por cima da calda e levar para assar no forno em banho-maria por aproximadamente 30 minutos. Estará pronto quando você espetar com um palito e ele sair limpinho.

Notas

  • Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e a quantidade de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar cada pedaço do bolo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de abacaxi sem glúten light
Quantidade por Porção
Calorias 394 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 109mg36%
Sódio 190mg10%
Potássio 148mg3%
Carboidratos 77g26%
Fibras 3g12%
Açúcar 51g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de abacaxi, bolo de abacaxi sem glúten, bolo de abacaxi sem glúten light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário