Receita de bolo de tangerina light sem açúcar e farinha

Especialista da área:
atualizado em 14/12/2021

Uma maneira bem saborosa de aproveitar aquela fruta que você não aguenta mais comer in natura ou na forma de suco é preparar um bolo com ela. Isso não serve apenas para maçã, banana ou frutas vermelhas.

  Continua Depois da Publicidade  

Você também pode usar a tangerina para fazer um bolo caseiro! Melhor ainda se for uma receita mais fit, para não prejudicar tanto a dieta, não é mesmo? Bem, o prato que vamos te apresentar hoje não leva adição açúcar e conta com o adoçante xilitol para ficar docinho.

Além disso, a preparação não usa a temida farinha de trigo branca. Em vez disso, a receita recorre a uma farinha low carb: a farinha de amêndoas. Se não quiser comprar, aprenda como fazer a sua própria farinha de amêndoas

Entretanto, isso não significa que o prato seja sem graça, viu? Pelo contrário! Ele é uma opção diferente e saborosa de bolo, que certamente vai deixar o seu dia mais agradável.

Mas, para saber como fica, só experimentando o bolo de tangerina light. Então, aprenda já como fazer e prove esta delícia:

Bolo de tangerina

Bolo de tangerina light

Um jeito delicioso de aproveitar as tangerinas que sobraram! Um bolo sem farinha de trigo ou adição de açúcar!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 1 hr 10 mins
Tempo Total 1 hr 30 mins
Refeição Lanche
Rendimento 10
Calorias 214 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Peneira
  • Liquidificador
  • Batedeira
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque as tangerinas com casca em uma panela de pressão. Cubra com água, leve ao fogo e deixe pegar pressão. Após pegar pressão, deixe cozinhar por 25 minutos.
  • Depois que desligar o fogo, espere a panela liberar toda a pressão naturalmente, sem forçar. Só então tire a tampa, mas faça isso com muito cuidado para evitar acidentes.
  • Então, transfira as tangerinas para uma peneira e deixe esfriar para escorrer toda a água. O processo demora, mas é importante.
  • Feito isso, retire as sementes e a parte branca das tangerinas. Bata bem as frutas em um liquidificador ou triturador de alimentos. Se quiser, pode bater com a casca. Se não quiser, você pode usar a casca para decorar o bolo no final.
  • Após bater bem as tangerinas, adicione o adoçante, o iogurte, as gemas dos ovos, a farinha de amêndoas e o óleo de coco. Bata mais uma vez até ficar homogêneo. Reserve.
  • Separadamente, bata as claras em neve. Então, passe a mistura do liquidificador para uma tigela. Junte as claras em neve e misture delicadamente.
  • Acrescente o fermento e misture-o lentamente na massa. Despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de amêndoas.
  • Leve para assar por 45 minutos no forno preaquecido a 180º C. Fique de olho para não queimar e espete um palito para saber se está pronto. Caso o palito saia limpo, o bolo já assou!
  • Deixe amornar, desenforme e, se quiser, decore o bolo com raspas da casca das tangerinas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de tangerina light
Quantidade por Porção
Calorias 214 Calorias da Gordura 153
% Valores Diários*
Gordura Total 17g26%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 83mg28%
Sódio 78mg4%
Potássio 73mg2%
Carboidratos 10g3%
Fibras 3g12%
Açúcar 3g
Proteína 9g18%
Vitamina A 247IU8%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 5mg6%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 110mg8%
Cobre 1mg
Folato 14mcg4%
Ferro 2mg11%
Manganês 1mg43%
Magnésio 6mg1%
Fósforo 64mg5%
Selênio 7mcg13%
Zinco 1mg9%
Colina 68mg12%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolo de tangerina fit, bolo de tangerina light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário