Xilitol Pode ir ao Fogo? Como Usar?

atualizado em

O xilitol é um adoçante muito famoso e trata-se de um composto encontrado em produtos de origem vegetal e geralmente usado em comidas que são apresentadas como sendo sem açúcar. Mas nem todo adoçante pode ser usado em todas as situações. Você descobrirá a seguir se o xilitol pode ir ao fogo ou não, além de aprender sobre suas características e como usá-lo.

Também vale a pena conhecer mais a respeito de outros tipos de adoçantes naturais que podemos encontrar por aí.

Sobre o xilitol

De acordo com informações do pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars, o adoçante xilitol é categorizado como um álcool de açúcar.

“Quimicamente, os álcoois de açúcar combinam traços de moléculas de açúcar e de moléculas de álcool. A sua estrutura permite que eles estimulem os receptores gustativos para a doçura na sua língua. Embora a palavra ‘álcool’ seja parte do seu nome, não é o mesmo álcool que te deixa bêbado”, esclareceu o pesquisador.

E então, será que o xilitol pode ir ao fogo?

Segundo informações da nutricionista Joe Lewin, o xilitol poder ser adicionado a chás e cafés. Entretanto, não é apenas isso: de acordo com a especialista, o adoçante xilitol também pode ser utilizado em receitas assadas.

“O xilitol mantém a sua doçura mesmo depois de ser exposto a temperaturas elevadas e oferece volume e textura, ao contrário de outros substitutos do açúcar. Entretanto, tenha em mente que enquanto o xilitol cozinha bem parecido com o açúcar, não se deve esperar ter os mesmos resultados em relação ao uso do açúcar de verdade. Frequentemente a textura, a umidade e o escurecimento serão afetados ao usar o substituto do açúcar”, ponderou a nutricionista Kimberly Eggleston.

Conforme uma reportagem, ao mesmo tempo em que possui uma quantidade de calorias 40% mais baixa do que o açúcar tradicional, o xilitol é 5% menos doce que o açúcar.

O pessoal da publicação apontou o xilitol como o seu favorito entre os substitutos do açúcar e destacou que além do adoçante ter uma aparência parecida com o açúcar e apresentar um sabor similar ao do açúcar, a substância responde como o açúcar ao processo de cozimento.

Entretanto, como nem tudo é perfeito, a reportagem ressaltou que, embora um bolo preparado com xilitol tenha uma textura macia e um sabor puro, ele não fica tão doce quanto o bolo que é adoçado com o açúcar.

A nutricionista Eggleston também ressalta que quando consumido em quantidades elevadas, o adoçante xilitol pode provocar efeitos similares ao de um laxante. De acordo com informações, além da diarreia, a substância também pode causar gases intestinais.

Apesar do limite de consumo diário mais aceito da substância ser de 0,37 g por kg de peso corporal para os homens e 0,42 g por kg de peso corporal para as mulheres, na prática clínica os nutricionistas percebem que dosagens muito menores já desregulam o intestino.

Com isso, a recomendação dos nutricionistas consiste em não ultrapassar a ingestão de o,15 mg por kg de peso corporal tanto para os homens quanto para as mulheres.

Receitas com xilitol

Agora que vimos se o xilitol pode ir ao fogo e conhecemos algumas vantagens e desvantagens de utilizar o adoçante em preparações que precisam ser aquecidas, vamos aprender algumas receitas em que este substituto do açúcar pode aparecer:

– Bolo de cenoura com xilitol

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 3 cenouras médias picadas, descascadas e levadas;
  • 1⁄2 xícara de chá de óleo de girassol + um pouco para untar;
  • 1 xícara de chá de xilitol;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó;
  • 1 xícara de chá de farinha de arroz + um pouco para untar;
  • 1 xícara de chá de farinha de arroz integral.

Modo de preparo:

  1. Preaquecer o forno em 180º C;
  2. Juntar os ovos, as cenouras e o óleo no liquidificador. Bater bem;
  3. Acrescentar o restante dos ingredientes e bater novamente até adquirir uma substância homogênea;
  4. Untar a assadeira com óleo e farinha de arroz. Despejar a massa na assadeira e levar ao forno para assar ao longo de aproximadamente 20 minutos a 30 minutos até dourar.

– Brigadeiro com xilitol

Ingredientes:

  • 200 g (1 xícara) de creme de leite;
  • 12 g (2 colheres de sopa) de cacau em pó;
  • 25 g (2 colheres de sopa) de adoçante xilitol;
  • 30 g (3 colheres de sopa) de manteiga.

Modo de preparo:

  1. Adicionar a manteiga em uma panela e levar ao fogo;
  2. Quando derreter, acrescentar o restante dos ingredientes. Mexendo sempre, deixar ferver levemente formando bolhas bem pequenas – o que deve demorar entre um a dois minutos;
  3. Desligar o fogo, esperar esfriar e transferir para um prato se for comer de colher. Caso queira modelar deixe gelar no refrigerador um pouco e, então, enrole os brigadeiros.

É fã de brigadeiro? Então aproveite para aprender a fazer outras versões fit do docinho como essas receitas de brigadeiro low carb.

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 1 xícara de farinha de amêndoas;
  • ½ xícara de farinha de linhaça;
  • 1 colher de sopa de manteiga, se puder é preferível a manteiga ghee, e mais um pouco para untar;
  • 1/3 de xícara de xilitol;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Barra de chocolate 70% cacau.

Modo de preparo:

  1. Preaquecer o forno em 180º C e untar uma assadeira;
  2. Cortar a barra de chocolate em pedaços pequenos – o número de pedaços deve
  3. Juntar todos os ingredientes, com exceção do chocolate 70% cacau, em uma tigela e misturar bem;
  4. Modelar no formato de cookie, recheando cada um com um pedaço do chocolate 70% cacau em barra;
  5. Distribuir os cookies na assadeira e levar ao forno ao longo de 20 minutos.

Vídeo: Xilitol é saudável?

Assista ao vídeo abaixo para entender se o xilitol pode ser uma boa opção para você.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já se perguntou se xilitol pode ir ao fogo? Conhece alguém que possa confirmar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário