Não é nenhuma novidade que o pepino é um alimento cheio de benefícios para a saúde e boa forma. Entretanto, algumas formas de utilizar o legume nas refeições são mais conhecidas do que outras.
Por exemplo, você já deve ter comido uma salada de pepino, tomado um suco ou sopa de pepino ou se deparado com canapés de pepino servidos em uma festa. Mas sabia que também dá para fazer salgadinhos crocantes com o vegetal?
Estamos falando da receita que vamos conhecer hoje: os chips de pepino. Eles são uma excelente opção de lanchinho light para o dia a dia e também funcionam como um ótimo aperitivo saudável.
Outra coisa muito bacana é que a preparação não é difícil de fazer e precisa de apenas três ingredientes: pepinos cortados em fatias bem finas, dill (endro) picado e tempero lemon pepper.
Vem experimentar como ficam os chips de pepino light! O passo a passo da receita está explicadinho logo abaixo:
Chips de pepino light
Equipamento
- Mandolina
- Micro-ondas
- Papel-toalha
- Assadeira
Instruções
- Corte os pepinos com uma mandolina, fatiando em lâminas bem finas no sentido do comprimento e no formato de rodelas fininhas.
- Se não tiver a mandolina, use um fatiador de legumes, descascador ou faca, mas certifique-se que as fatias fiquem bem finas.
- Distribua as fatias de pepino em cima de uma folha de papel-toalha. Cubra com outra folha de papel-toalha e pressione levemente para remover o excesso de água.
- Transfira as fatias de pepino para o prato do micro-ondas ou um recipiente próprio para fazer chips, deixando espaços entre elas. Leve ao micro-ondas por três minutos.
- Tire do micro-ondas e vire as fatias de pepino. Polvilhe endro e lemon pepper. Leve novamente ao micro-ondas por mais quatro minutos.
- Após, transfira as fatias de pepino para uma assadeira, deixando espaços entre elas. Leve para assar no forno a gás em 90º C por mais 20 minutos. Então, retire do forno e sirva! Se achar que precisa, tempere com mais endro e lemon pepper.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?