7 Opções de Petiscos Saudáveis e Saborosos Para Não Sair da Dieta

Especialista:
atualizado em 08/06/2020

Os petiscos são aquelas comidas que combinam com muitos momentos do dia a dia: um passeio no parque, um filme em casa com a família, um encontro entre amigos ou um jogo de futebol no estádio, por exemplo. Mas como vários petiscos são calóricos, cheios de gorduras ruins e sódio, quem segue uma dieta balanceada com foco no emagrecimento pode imaginar que precisa eliminá-los permanentemente da rotina.

Entretanto, a verdade é que isso não passa de um equívoco: é possível sim consumir petiscos saborosos sem prejudicar a dieta. Basta não exagerar nas porções e escolher versões saudáveis de petiscos, como as que a gente vai conhecer na lista a seguir:

1. Chips de legumes

Dá para trocar os salgadinhos industrializados pelos chips assados e saudáveis de legumes, que podem ser low carb ou não, dependendo do padrão de dieta seguido por você. Para quem não segue uma dieta low carb, uma boa opção são os chips de batata doce. Conheça algumas receitas de chips fit de batata-doce.

Já para quem segue uma alimentação low carb, os chips de abobrinha light e os chips de berinjela, entre outros legumes low carb, se tornam a alternativa.

O processo de fazer os chips é bem simples: basta cortar o legume escolhido em fatias bem finas, dispor as rodelas em uma assadeira sem que uma grude na outra, adicionar um pouquinho de azeite, orégano, alecrim ou outro tempero saudável e levar ao forno para assar. Conheça mais receitas de chips assados de legumes.

Os chips caseiros de legumes contêm bem menos calorias do que a batata chips de pacote que se compra no supermercado. Como se não bastasse, essas batatas industrializadas são lotadas de sal e de gorduras trans, ou seja, não são nada saudáveis.

2. Pipoca

A pipoca também pode ser um petisco saudável, mas não qualquer tipo de pipoca. Aquela pipoca industrializada de micro-ondas, a pipoca doce lotada de açúcar, a pipoca feita com muito óleo ou a pipoca acompanhada de bacon, manteiga e outros ingredientes cheios de gorduras e calorias, como as vendidas no cinema, estão fora de cogitação.

A pipoca se torna um petisco saudável quando é preparada em casa, com bem pouca gordura ou nada de gordura e sem os acompanhamentos gordurosos e/ou calóricos. Para quem optar por usar pouca gordura para fazer a pipoca, a recomendação é estourá-la em um pouquinho de óleo de coco ou azeite de oliva.

Aprenda como fazer receitas saudáveis de pipoca e conheça os benefícios da pipoca preparada da maneira correta.

3. Snack de grão-de-bico

Outra opção saudável para substituir os salgadinhos cheios de gorduras trans, sódio e calorias é o snack de grão-de-bico, que é um alimento composto por proteínas e carboidratos saudáveis.

Mas como fazer esse lanchinho? A ideia é cozinhar o grão-de-bico, temperá-lo com cominho, curry, páprica ou outro tempero saudável da sua preferência e bem pouquinho de sal, adicionar azeite para que esses temperos grudem nele, transferir para a assadeira e levar ao forno até o grão-de-bico ficar crocante, o que deve demorar entre 20 minutos a 30 minutos, dependendo de cada forno. Mas é preciso ficar de olho para não deixar o grão-de-bico queimar.

Aproveite que está por aqui e conheça também as receitas de escondidinho de grão-de-bico light e fit e essas receitas de chips light de grão-de-bico.

4. Quibe

Existem opções de quibe low-carb, de quibe assado light ou de quibe de quinoa, por exemplo. A escolha por uma dessas opções depende do padrão de alimentação escolhida, entretanto, as três são mais saudáveis que as versões fritas ou acompanhadas de cremes e molhos gordurosos e calóricos.

Dá para modelar diretamente o quibe em pedacinhos pequenos ou fazer do tabuleiro maior e cortar em pedaços menores depois que ele já estiver assado.

5. Coxinha fit

A coxinha é um dos salgados mais famosos e preferidos dos brasileiros. Entretanto, ela não é muito parceira de quem segue uma dieta com foco no emagrecimento. Para não morrer de saudade dessa delícia, a solução se torna preparar uma coxinha fit, feita com massa de batata doce e recheio de frango.

Entretanto, as opções de versões mais saudáveis de coxinha não se encerram por aí: existem as coxinhas low carb, as coxinhas fits de mandioca e as coxinhas light veganas.

6. Acompanhamentos saudáveis para o pão

Quem faz dieta voltada para o emagrecimento provavelmente não come o pão branco tradicional, que é conhecido por engordar, mas prioriza o pão integral, que é mais saudável, além de poder usar um substituto do pão como o pão de abóbora na frigideira ou a panqueca de batata doce.

Qualquer que seja a alternativa de pão ou substituto do pão escolhida para a dieta, ele pode ser servido cortado em rodelas ou quadradinhos como petisco. Só não dá para ser consumido puro, não é mesmo? Pois o sabor fica sem graça.

A alternativa então se torna recorrer a acompanhamentos saudáveis como uma maionese de abacate low carb, uma maionese de linhaça ou um patê light, por exemplo. Esses acompanhamentos podem ser temperados com um pouquinho de alho ou de ervas finas para que fiquem bem temperados e com um sabor bem gostoso.

 7. Linguiça fake

A linguiça é um alimento muito gostoso, mas na mesma medida em que é saboroso, o embutido não é muito bom para a saúde ou boa forma. Aproveite que está por aqui e descubra mais sobre como a linguiça faz mal.

A boa notícia é que dá para fazer uma linguiça fake caseira, que não é embutida ou processada como a linguiça industrializada que encontramos nos supermercados. A versão mais saudável da linguiça é preparada à base de peito de frango, farinha de aveia, azeite e temperos variados. Aprenda como fazer a linguiça caseira de frango light.

Na hora de servir como petisco, basta fatiá-la em rodelas fininhas e acompanhar de cebola, pimentão ou outros vegetais, por exemplo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

O que você achou dessas opções de petisco saudáveis e saborosos para não sair da dieta? Pretende incluir na sua? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário