Receita de coxinha fit assada: sem farinha e fritura

Especialista da área:
atualizado em 18/10/2021

Quem consegue dizer não a uma deliciosa coxinha? Talvez apenas quem está passando longe das frituras e da farinha branca porque deseja perder peso. Mas sabia que nem sempre é preciso passar vontade? Afinal, existem versões fit do salgado!

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos conhecer uma delas hoje? Assada no forno, a preparação não precisa ser frita para ficar uma delícia. Além disso, o prato não leva nada de farinha de trigo branca

Enquanto a sua massa é à base de batata doce e farelo de aveia, no final de tudo a coxinha fit é empanada na farinha de linhaça. Já o seu recheio traz o peito de frango cozido e desfiado ao lado do palmito e de temperos naturais a gosto.

A receita é uma excelente opção para aquele final de semana ou dia de folga em que você tem mais tempo livre e fica doido de vontade de comer alguma coisa diferente. Só não exagere na quantidade para não consumir calorias demais.

Portanto, não perca a chance de aprender como fazer a sua própria coxinha fit! Aprenda o passo a passo que está explicado logo abaixo e aproveite para experimentar o salgado hoje mesmo:

Coxinha fit

Coxinha fit

Uma versão do salgado para quem não quer abusar. Uma coxinha sem fritura ou farinha branca!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 6
Calorias 462 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Liquidificador
  • Tigelas
  • Assadeira
  • Papel-manteiga

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Leve a batata doce em uma panela com água e ponha no fogo para cozinhar. Ao mesmo tempo, cozinhe o peito de frango em outra panela com água.
  • Quando a batata doce estiver macia, desligue o fogo, descarte a água do cozimento e deixe esfriar. Depois que o frango cozinhar, desfie e reserve. Preaqueça o forno em 180º C.
  • Após a batata doce esfriar, coloque-a no liquidificador. Adicione os 50 ml de água aos poucos, batendo até formar uma massa.
  • Transfira a massa para uma tigela grande. Acrescente o ovo, o farelo de aveia, a pimenta-do-reino, temperos naturais e um pouco de sal. Misture tudo muito bem e reserve,
  • Em outra tigela grande, misture o frango desfiado com o palmito, o azeite, a pimenta-do-reino, outros temperos naturais a gosto e um pouco de sal.
  • Abra uma porção da massa na palma da mão. Recheie com um pouco da mistura do frango e feche, modelando no formato de uma coxinha. Repita o processo até acabar com a massa e com o recheio.
  • Passe as coxinhas na clara de ovo. Em seguida, empane-as na farinha de linhaça.
  • Distribua as coxinhas em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve ao forno para assar por 40 minutos ou até dourar. Na metade do tempo, vire as coxinhas para que dourem dos dois lados.

Notas

  • A farinha de linhaça pode ser substituída por farinha de aveia para empanar as coxinhas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Coxinha fit
Quantidade por Porção (1 )
Calorias 462 Calorias da Gordura 252
% Valores Diários*
Gordura Total 28g43%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 16g
Gordura Monoinsaturada 7g
Colesterol 45mg15%
Sódio 164mg8%
Potássio 1216mg26%
Carboidratos 41g14%
Fibras 20g80%
Açúcar 7g
Proteína 21g42%
Vitamina A 6441IU215%
Vitamina C 3mg3%
Cálcio 257mg20%
Ferro 7mg39%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave coxinha, coxinha fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário