Receita de coxinha sem leite deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 26/03/2021

Quem não pode tomar leite devido a um problema de saúde, como a intolerância à lactose, por exemplo, precisa evitar uma série de receitas que pedem a bebida como ingrediente. Mas, isso não significa necessariamente ter que abandonar tudo o que gosta de comer.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque é possível encontrar versões sem leite de diversos pratos saborosos. Por exemplo, sabe a deliciosa coxinha, que é uma das rainhas da culinária brasileira quando falamos em salgados de lanchonete?

Então, existem alternativas de coxinha sem leite e nós vamos conhecer uma delas bem hoje! A massa da preparação é feita com farinha de trigo, óleo, caldo de frango e sal a gosto.

Já o seu recheio é bem temperado. Ele traz o clássico peito de frango desfiado, que não pode faltar nas coxinhas, ao lado de ervilhas, azeitonas, cebola, alho, orégano salsinha, molho de tomate e mais um pouquinho de sal.

Chegou a dar até água na boca, não é mesmo? Então, aproveite que o passo a passo de como preparar a coxinha sem leite estão logo a seguir e experimente já essa delícia!

Coxinha sem leite

Coxinha sem leite

Uma receita de coxinha que não precisa de leite. Uma delícia para o seu lanche!
4 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 30 mins
Refeição Lanche
Rendimento 30
Calorias 362 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Tigelas
  • Travessas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar o alho e a cebola com o azeite em uma panela e levar ao fogo para refogar. Quando estiver ficando transparente, acrescentar o frango, um pouco de sal e o orégano. Refogar mais um pouco.
  • Adicionar o molho de tomate, as ervilhas, a azeitona e a salsinha. Mexer bem, desligar o fogo e reservar.
  • Em uma panela grande, colocar a água do cozimento do frango, uma xícara de óleo e um pouco de sal. Levar ao fogo alto até ferver.
  • Quando ferver, abaixar o fogo e adicionar a farinha de trigo toda de uma vez. Misturar vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até toda a farinha absorver o líquido e começar a desprender do fundo da panela. Deverá ser formada uma grande bola de massa macia e lisa.
  • Transferir a massa para uma travessa e esperar alguns minutos até você conseguir mexer na massa com as mãos. O ideal é usar a massa ainda quente, pois isso evita que as coxinhas rachem.
  • Colocar a massa em uma travessa levemente untada com óleo. Modelar e rechear 30 coxinhas.
  • Bater ligeiramente a clara de ovo em uma tigela onde você consiga colocar as mãos. Mergulhar as mãos na clara batida e lambuzar uma coxinha com as mãos, sem mergulhar na tigela da clara.
  • Colocar a coxinha em uma travessa com farinha de rosca. Repetir o mesmo procedimento com o restante das coxinhas. Sacudir bem a travessa para que as coxinhas fiquem bem envolvidas com a farinha de rosca.
  • Recomenda-se levar a massa à geladeira e fritar no dia seguinte, mas você também pode fritar na hora, no restante do óleo de milho. Esperar esfriar um pouquinho para comer.

Notas

  • Após cozinhar o frango, reserve a água do cozimento porque ela será necessária na receita.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Coxinha sem leite
Quantidade por Porção
Calorias 362 Calorias da Gordura 189
% Valores Diários*
Gordura Total 21g32%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 6g
Gordura Monoinsaturada 12g
Colesterol 21mg7%
Sódio 221mg11%
Potássio 270mg6%
Carboidratos 30g10%
Fibras 2g8%
Açúcar 2g
Proteína 13g26%
Vitamina A 311IU10%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 6mg38%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 8mg9%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 3mg20%
Vitamina K 44mcg37%
Cálcio 31mg2%
Cobre 1mg
Folato 73mcg18%
Ferro 2mg11%
Manganês 1mg43%
Magnésio 25mg6%
Fósforo 139mg11%
Selênio 23mcg42%
Zinco 1mg9%
Ácido Fólico (B9) 50mcg13%
Colina 35mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave coxinha, coxinha sem leite
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário