Receita de coxinha sem leite deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 26/03/2021

Quem não pode tomar leite devido a um problema de saúde, como a intolerância à lactose, por exemplo, precisa evitar uma série de receitas que pedem a bebida como ingrediente. Mas, isso não significa necessariamente ter que abandonar tudo o que gosta de comer.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque é possível encontrar versões sem leite de diversos pratos saborosos. Por exemplo, sabe a deliciosa coxinha, que é uma das rainhas da culinária brasileira quando falamos em salgados de lanchonete?

Então, existem alternativas de coxinha sem leite e nós vamos conhecer uma delas bem hoje! A massa da preparação é feita com farinha de trigo, óleo, caldo de frango e sal a gosto.

Já o seu recheio é bem temperado. Ele traz o clássico peito de frango desfiado, que não pode faltar nas coxinhas, ao lado de ervilhas, azeitonas, cebola, alho, orégano salsinha, molho de tomate e mais um pouquinho de sal.

Chegou a dar até água na boca, não é mesmo? Então, aproveite que o passo a passo de como preparar a coxinha sem leite estão logo a seguir e experimente já essa delícia!

Coxinha sem leite

Coxinha sem leite

Uma versão de coxinha que não precisa de leite. Uma delícia para seu lanche!
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 1 hr
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 30
Calorias 327 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Tigelas
  • Travessas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar o alho e a cebola com o azeite em uma panela e levar ao fogo para refogar. Quando estiver ficando transparente, acrescentar o frango, um pouco de sal e o orégano. Refogar mais um pouco.
  • Adicionar o molho de tomate, as ervilhas, a azeitona e a salsinha. Mexer bem, desligar o fogo e reservar.
  • Em uma panela grande, colocar a água do cozimento do frango, uma xícara de óleo e um pouco de sal. Levar ao fogo alto até ferver.
  • Quando ferver, abaixar o fogo e adicionar a farinha de trigo toda de uma vez. Misturar vigorosamente com uma colher de pau em fogo baixo até toda a farinha absorver o líquido e começar a desprender do fundo da panela. Deverá ser formada uma grande bola de massa macia e lisa.
  • Transferir a massa para uma travessa e esperar alguns minutos até você conseguir mexer na massa com as mãos. O ideal é usar a massa ainda quente, pois isso evita que as coxinhas rachem.
  • Colocar a massa em uma travessa levemente untada com óleo. Modelar e rechear as coxinhas.
  • Bater ligeiramente a clara de ovo em uma tigela onde você consiga colocar as mãos. Mergulhar as mãos na clara batida e lambuzar uma coxinha com as mãos, sem mergulhar na tigela da clara.
  • Colocar a coxinha em uma travessa com farinha de rosca. Repetir o mesmo procedimento com o restante das coxinhas. Sacudir bem a travessa para que as coxinhas fiquem bem envolvidas com a farinha de rosca.
  • Recomenda-se levar a massa na geladeira e fritar no dia seguinte, mas você também pode fritar na hora, no restante do óleo de milho. Esperar esfriar um pouquinho para comer.

Notas

  • Após cozinhar o frango, reserve a água do cozimento porque ela será necessária na receita.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 327kcalCarboidratos: 23gProteína: 11gGordura: 21gGordura Saturada: 2gGordura Trans: 1gColesterol: 21mgSódio: 336mgPotássio: 258mgFibras: 2gAçúcar: 2gVitamina A: 313IUVitamina C: 10mgCálcio: 31mgFerro: 2mg
Palavras Chave coxinha, coxinha sem leite
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário