Receita de cuscuz vegano

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2022

Feito à base de milho, o cuscuz é capaz de se transformar em uma preparação nutritiva, saborosa e colorida, que pode aparecer até mesmo na dieta de quem não come carne. 

Um belo exemplo disso é o cuscuz vegano (e vegetariano) que separamos para te apresentar. Além da farinha de milho pré-cozida, a receita leva a proteína vegetal texturizada (PVT), também conhecida como proteína texturizada de soja (PTS).

  Continua Depois da Publicidade  

Para ficar mais colorido e nutritivo, o prato ainda conta com a presença da ervilha, do pimentão-vermelho, do pimentão-verde, da azeitona e do tomate seco. Como se não bastasse, ele ganha o tempero do alho, da cebola, da salsinha e da cebolinha (cheiro-verde).

Versátil, a preparação é uma ótima alternativa para quem precisa de um café da manhã reforçado. Ao mesmo tempo, ela funciona direitinho no cardápio de um almoço ou jantar sem carne.

Aprenda como preparar o cuscuz vegano, corra até a cozinha para colocar a mão na massa e experimente como ele fica uma delícia! 

Cuscuz vegano

Cuscuz vegano

Um cuscuz colorido e nutritivo para quem não come carne. Combina com vários momentos do dia!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 55 mins
Refeição Almoço, Café da manhã, Jantar
Rendimento 3
Calorias 547 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Cuscuzeira
  • Travessa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Ferva a água em uma panela. Então, hidrate o PVT por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, esprema para retirar todo o excesso de água do PVT. Reserve.
  • Na cuscuzeira, faça um cuscuz básico, apenas com farinha de milho pré-cozida e um pouco de sal. Reserve.
  • Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Adicione a cebola e refogue até ela ficar transparente. Mantenha no fogo médio, acrescente o alho, os pimentões, a cebolinha e refogue por aproximadamente 5 minutos.
  • Adicione o PVT, misture bem, ponha um pouco de sal e tampe. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos e mexa de vez em quando.
  • Desligue o fogo e deixe a mistura descansar na panela tampada por aproximadamente 20 minutos.
  • Esfarele o cuscuz e coloque em uma travessa ou outro recipiente da sua preferência. Acrescente a mistura da panela, o tomate seco, as azeitonas, a ervilha, a salsinha e a cebolinha. Misture tudo e sirva.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de cuscuz que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Cuscuz vegano
Quantidade por Porção
Calorias 547 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 152mg8%
Potássio 683mg15%
Carboidratos 91g30%
Fibras 14g56%
Açúcar 11g
Proteína 30g60%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave cuscuz, cuscuz vegano, cuscuz vegetariano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário