Receita de dobradinha light com grão-de-bico deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 04/10/2021

Algumas pessoas viram a cara para a dobradinha devido aos ingredientes usados para fazer o prato. Já outros até gostam da iguaria, entretanto, se preocupam com o fato de que a dobradinha engorda.

Para quem faz parte do segundo grupo, a boa notícia é que existem versões mais light da receita, como a que vamos apresentar hoje. Sem deixar de trazer o bucho de boi, ela é feita com o grão-de-bico, leguminosa classificada como um carboidrato saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o tomate e o alho-poró são outros dois ingredientes que dão as caras na preparação, ao lado de temperinhos naturais como orégano seco, suco de limão espremido da fruta na hora e pimenta-do-reino.

Ficou curioso para saber qual é o sabor da dobradinha light? Então, aprenda o passo a passo da receita, prepare e experimente!

Dobradinha light

Dobradinha light

Uma versão light da tradicional dobradinha. Uma receita diferente para o almoço ou jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr 50 mins
Tempo Total 2 hrs
Refeição Almoço, Jantar, Prato principal
Rendimento 3
Calorias 497 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Frigideira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque o bucho de boi em uma panela de pressão com água e sal. Esprema o limão na panela e leve ao fogo. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a soltar pressão.
  • Desligue o fogo e espere a panela parar de soltar pressão naturalmente, sem forçar. Espere esfriar e troque a água da panela. Repita todo esse procedimento (passos 1 e 2) mais três vezes, até que o bucho fique totalmente branco e limpo.
  • Após trocar a água da panela de pressão pela última vez, adicione o grão-de-bico à panela do bucho. Tampe e cozinhe por mais 30 a 45 minutos ou até amaciar.
  • Novamente, só abra a panela depois que ela estiver desligada e já tiver parado de soltar pressão naturalmente, sem forçar. Isso é importante para evitar acidentes.
  • Leve uma frigideira com um pouco de azeite ao fogo. Acrescente o tomate, a cebola e o alho-poró. Deixe cozinhar por alguns minutos.
  • Junte o grão-de-bico e o bucho. Tempere com pimenta-do-reino, orégano e um pouco de sal. Misture tudo e desligue o fogo.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Dobradinha light
Quantidade por Porção
Calorias 497 Calorias da Gordura 135
% Valores Diários*
Gordura Total 15g23%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 4g
Sódio 96mg5%
Potássio 746mg16%
Carboidratos 56g19%
Fibras 14g56%
Açúcar 12g
Proteína 36g72%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave dobradinha, dobradinha light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário