Dobradinha engorda? É saudável? Calorias e análise

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2021

Antes de saber se a dobradinha engorda, precisamos conhecer o que é esse alimento, suas propriedades e onde ele pode ser utilizado.

  Continua Depois da Publicidade  

A dobradinha, dobrada ou tripa é o nome dado a uma receita popular no Brasil, originária do norte de Portugal, que é preparada à base do bucho de animais, mais especificamente o bucho do boi, e costuma aparecer acompanhada de feijão branco e diversos temperos.

Na receita, o estômago do boi (especialmente, os dois primeiros compartimentos: rúmen e retículo) é cortado em tirinhas, e além dos temperos e do feijão branco, pode receber a companhia de condimentos, batata, tomate, arroz, mandioca frita e farofa.

A dobradinha serve como uma boa fonte de proteínas e possui minerais como fósforo e potássio em sua composição nutricional. Por outro lado, a sua ingestão não deve ser diária, devido ao alto teor de sódio.

Mas será que quem vive de olho na balança para emagrecer ou, pelo menos, manter o peso e não engordar, pode comer a dobradinha tranquilamente, ou será que a dobradinha engorda?

As calorias da dobradinha

Dobradinha

Para entendermos se a dobradinha engorda ou não, precisamos conhecer a quantidade de calorias que o alimento pode apresentar.

Entretanto, antes de chegarmos a esses valores, precisamos esclarecer que eles não podem ser tidos como absolutos, pois as receitas da dobradinha sofrem variações dependendo dos ingredientes adicionados ao seu preparo.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma porção de 100 g de dobradinha cozida possui 214 calorias, enquanto uma porção correspondente a uma xícara do alimento pode ser composta por 540 calorias.

No entanto, se você é do tipo de pessoa que adora esse prato, dificilmente irá se contentar em comer apenas uma pequena porção cozida deste alimento. Uma porção de 300 g de dobradinha, por exemplo, contém 642 calorias.

Isso sem contar que uma receita de dobradinha é preparada com diversos temperos, condimentos e acompanhamentos, que irão adicionar calorias à receita final.

Portanto, para quem deseja e/ou necessita emagrecer ou, no mínimo, não quer engordar, o ideal é consumi-la com moderação.

A questão do sódio e a dobradinha

Uma porção de 100 gramas de bucho de boi possui 240 mg de sódio. Ainda que o corpo humano necessita do sódio para o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os adultos saudáveis devem consumir menos do que 5 gramas de sal diariamente (o que equivale a 2 gramas de sódio), sendo que indivíduos com pressão arterial elevada e outras condições de saúde precisam consumir quantias ainda menores do que essas.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o consumo exagerado deste mineral também está associado ao desenvolvimento da diabetes.  

Tome cuidado com a dieta como um todo

Dobradinha light

É importante compreender que não é o consumo de um único alimento que irá provocar a perda, a manutenção ou a elevação do peso, e sim toda uma dieta.

Para evitar engordar, é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada, nutritiva, controlada e saudável.

Se você que possui dificuldades em seguir uma dieta balanceada, deve contar com o apoio de um nutricionista, para que este profissional possa indicar um regime que lhe ajude a atingir os seus objetivos, ao mesmo tempo em que forneça os nutrientes e a energia que seu organismo exige para funcionar adequadamente.

A prática regular de atividade física também é imprescindível para quem busca uma boa qualidade de vida.

Você já imaginava que a dobradinha engorda? Já experimentou esse prato alguma vez ou tem curiosidade? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média 4,38)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

5 comentários em “Dobradinha engorda? É saudável? Calorias e análise”

  1. Adoro!! Na região sul chamamos de mondongo!! Se bem temperado é uma delicia!! Tempera-se com cebola, tomate, alho, louro e sal.

    Responder
  2. Aprendi a gostar desde a infância! Vez em quando faço na panela de pressão com batatas, linguiça e outros temperos.

    Responder