O grão-de-bico é uma leguminosa que merece fazer parte da lista de compras dos veganos. Afinal, além de ser nutritivo, o alimento pode aparecer de diversas maneiras nas refeições.
Por exemplo, uma receita bem saborosa é a versão vegana do bolinho de grão-de-bico chamado falafel. Ele é uma ótima opção para o lanche e fica ainda mais gostoso ao lado de um bom molho vegano.
Para incrementar o seu sabor, a preparação coloca a leguminosa ao lado da cebola roxa e de outros temperos como alho, hortelã, pimenta-do-reino e cheiro-verde (salsinha e cebolinha).
Os bolinhos não são difíceis de fazer e também podem acompanhar uma salada ou dar as caras no recheio de um sanduíche de pão sírio.
Ficou com vontade de experimentar? Então, não perca a chance de aprender como fazer o falafel vegano com as instruções a seguir!
Falafel vegano
Equipamento
- Vasilha
- Processador de alimentos
- Assadeira
Ingredientes
- 1 xícara grão-de-bico
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1 cebola roxa picada
- 1 xícara hortelã picada
- ½ xícara salsinha picada
- ½ xícara cebolinha picada
- 3 dentes alho amassados
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Antes de fazer a receita, você precisará deixar o grão-de-bico de molho em uma tigela com água de um dia para o outro. Quando for usá-lo, escorra muito bem a água.
- Então, junte o grão-de-bico com a hortelã, a salsinha, a cebolinha, a cebola roxa e o alho no processador de alimentos. Bata até triturar tudo muito bem.
- Tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Processe mais um pouco.
- Transfira a massa para uma tigela grande e deixe descansar na geladeira por 10 minutos.
- Passado esse tempo, modele a massa no formato de bolinhos. Distribua os bolinhos em uma assadeira untada com azeite, deixando espaços entre eles.
- Leve para assar por 40 minutos no forno em 200º C. Na metade do tempo, vire os bolinhos para que assem por igual de todos os lados.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?