Para não enjoar de comer sempre a mesma coisa praticamente todo dia, é muito importante que quem segue o veganismo conheça e aprenda a preparar toda uma variedade de receitas veganas.
Pensando nisso, hoje vamos trazer uma sugestão incrível para o almoço de domingo: o feijão tropeiro vegano. Ao contrário da tradicional receita mineira, a versão vegana não leva bacon ou linguiça.
Mas, nem por isso ela deixa de ser uma delícia! No prato, o feijão fradinho ou de corda aparece ao lado de ingredientes como pinhão, pimentão, cogumelo, cenoura, cebola, abobrinha, berinjela e farinha de mandioca.
A preparação também leva temperos naturais como alho, pimenta dedo-de-moça, cominho, pimenta-do-reino e cheiro-verde (salsinha e cebolinha), que deixam a receita cheia de sabor.
Não dá para perder a chance de provar, não é mesmo? Então, aprenda como preparar o feijão tropeiro vegano e aproveite essa delícia sempre que quiser!
Feijão tropeiro vegano
Equipamento
- Panela de pressão
- Tigela
- Panela
Ingredientes
- 250 gramas feijão-fradinho (de corda)
- 70 gramas pinhão cozido
- 60 gramas cogumelo Paris em lascas
- 60 gramas pimentão-vermelho picado em cubos médios
- 60 gramas pimentão-amarelo picado em cubos médios
- 60 gramas pimentão-verde picado em cubos médios
- 60 gramas abobrinha picada em cubos médios
- 60 gramas berinjela picada em cubos médios
- 1 limão
- 200 gramas cebola picada em cubos médios
- ½ cenoura picada em cubos médios
- 80 gramas alho picado
- ½ cebola para cozinhar no feijão
- 1 dente alho para cozinhar no feijão
- 1 colher de chá pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
- ½ colher de chá cominho
- ¼ maço salsinha
- ¼ maço cebolinha
- 100 ml azeite de oliva
- 100 gramas farinha de mandioca crua
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
Instruções
- Ponha o feijão ainda cru em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Troque a água uma ou duas vezes durante o período.
- O limão deve ser espremido na berinjela picada para evitar que ela escureça.
- Cozinhe o feijão na panela de pressão com água, ½ cebola e 1 dente de alho por 10 minutos ou até o feijão ficar macio, porém, com os grãos ainda inteiros.
- Após desligar a panela, só destampe depois que ela parar naturalmente de soltar pressão, sem forçar. Então, lave o feijão na água corrente para tirar qualquer resíduo do caldo grosso. Reserve.
- Ponha o azeite em uma panela e leve ao fogo. Adicione os 80 gramas de alho e deixe refogar um pouco. Só depois, junte os 200 gramas de cebola.
- Misture bem e adicione a cenoura e o pinhão. Deixe refogar um pouco, mas sem mexer. Coloque os pimentões, a abobrinha e a berinjela. Misture bem para refogar.
- Junte a pimenta dedo-de-moça e ponha também o cogumelo. Coloque um pouco de sal e acrescente o feijão sem o caldo do seu cozimento. Tempere com cominho e pimenta-do-reino.
- Adicione a salsinha e a cebolinha. Misture bem e finalize com a farinha de mandioca. Misture outra vez para deixar tudo incorporado. Desligue o fogo e sirva!
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?