Receita de feijão tropeiro vegano super saboroso

Especialista da área:
atualizado em 07/10/2021

Para não enjoar de comer sempre a mesma coisa praticamente todo dia, é muito importante que quem segue o veganismo conheça e aprenda a preparar toda uma variedade de receitas veganas.

Pensando nisso, hoje vamos trazer uma sugestão incrível para o almoço de domingo: o feijão tropeiro vegano. Ao contrário da tradicional receita mineira, a versão vegana não leva bacon ou linguiça.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, nem por isso ela deixa de ser uma delícia! No prato, o feijão fradinho ou de corda aparece ao lado de ingredientes como pinhão, pimentão, cogumelo, cenoura, cebola, abobrinha, berinjela e farinha de mandioca.

A preparação também leva temperos naturais como alho, pimenta dedo-de-moça, cominho, pimenta-do-reino e cheiro-verde (salsinha e cebolinha), que deixam a receita cheia de sabor. 

Não dá para perder a chance de provar, não é mesmo? Então, aprenda como preparar o feijão tropeiro vegano e aproveite essa delícia sempre que quiser!

Feijão tropeiro vegano

Feijão tropeiro vegano

Uma versão vegana do prato mineiro. Excelente para o almoço de domingo!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 10 mins
Refeição Almoço, Jantar, Prato principal
Rendimento 4
Calorias 585 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Tigela
  • Panela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Ponha o feijão ainda cru em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Troque a água uma ou duas vezes durante o período.
  • O limão deve ser espremido na berinjela picada para evitar que ela escureça.
  • Cozinhe o feijão na panela de pressão com água, ½ cebola e 1 dente de alho por 10 minutos ou até o feijão ficar macio, porém, com os grãos ainda inteiros.
  • Após desligar a panela, só destampe depois que ela parar naturalmente de soltar pressão, sem forçar. Então, lave o feijão na água corrente para tirar qualquer resíduo do caldo grosso. Reserve.
  • Ponha o azeite em uma panela e leve ao fogo. Adicione os 80 gramas de alho e deixe refogar um pouco. Só depois, junte os 200 gramas de cebola.
  • Misture bem e adicione a cenoura e o pinhão. Deixe refogar um pouco, mas sem mexer. Coloque os pimentões, a abobrinha e a berinjela. Misture bem para refogar.
  • Junte a pimenta dedo-de-moça e ponha também o cogumelo. Coloque um pouco de sal e acrescente o feijão sem o caldo do seu cozimento. Tempere com cominho e pimenta-do-reino.
  • Adicione a salsinha e a cebolinha. Misture bem e finalize com a farinha de mandioca. Misture outra vez para deixar tudo incorporado. Desligue o fogo e sirva!

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Feijão tropeiro vegano
Quantidade por Porção
Calorias 585 Calorias da Gordura 342
% Valores Diários*
Gordura Total 38g58%
Gordura Saturada 4g20%
Gordura Poliinsaturada 9g
Gordura Monoinsaturada 22g
Sódio 32mg2%
Potássio 741mg16%
Carboidratos 55g18%
Fibras 9g36%
Açúcar 9g
Proteína 11g22%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave feijão tropeiro vegano, feijçao tropeiro
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário