Receita de granola light e saudável feita em casa

Especialista da área:
atualizado em 18/01/2021

Nos últimos tempos, ouve-se falar muito a respeito dos benefícios da granola. Para muitos, ela se tornou sinônimo de alimento saudável. No entanto, não é todo tipo de granola que faz bem para a saúde ou boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso porque grande parte das granolas que encontramos à venda contêm açúcar e até gordura hidrogenada (gordura trans). Com isso, nestes casos, é bem possível afirmar que a granola engorda. Especialmente se o consumo for excessivo.

Assim, para garantir que a sua granola seja mais saudável, a saída é preparar a sua própria granola saudável em casa. Por exemplo, a receita de granola light que vamos aprender como preparar hoje.

Ela é feita com coco, sementes, castanhas e aveia em flocos. Para adoçar, usa-se mel e adoçante. A preparação ainda leva canela em pó, que ajuda a deixar a receita com um gostinho ainda mais especial.

Embora precise ser consumida com moderação para que não haja um acúmulo de calorias, ela ainda é uma versão mais saudável que as industrializadas que encontramos nos supermercados.

Que tal dar uma chance a essa granola light? Então, separe os ingredientes abaixo e faça a receita agora mesmo na sua casa! As instruções do prepara também estão logo a seguir:

Granola light

Granola light

Aprenda a preparar uma versão mais saudável da granola. Boa ideia para o seu lanchinho!
5 de 5 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 15 mins
Refeição Acompanhamento, Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 8
Calorias 165 kcal

Equipamento

  • Processador de alimentos
  • Assadeira
  • Papel vegetal

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C.
  • Juntar as amêndoas e nozes no processador e triturar até que elas fiquem do tamanho da aveia em flocos.
  • Misturá-las com as sementes e a aveia. Completar com mel, uma colher de sobremesa de óleo de coco, stevia e canela. Misturar novamente.
  • Forrar a assadeira com papel vegetal levemente pincelado com o restante do óleo de coco. Distribuir a mistura, bem espalhadinha e o mais afastada que puder.
  • Levar ao forno para assar por 15 minutos. Na metade do processo, virar o máximo que conseguir da granola.
  • Após assar, juntar o coco ralado e mais um pouquinho de canela. Esperar esfriar e guardar a granola em um pote de vidro fechado.

Notas

  • O número total de porções da receita e o teor de calorias por porção varia conforme a quantidade de granola que você colocar em cada porção. Mas, lembre-se: quanto maior for a porção, mais calorias ela terá.
  • Se quiser, use o papel-alumínio no lugar do papel vegetal.
  • Você também pode utilizar outro adoçante da sua preferência no lugar da stevia.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Granola light
Quantidade por Porção
Calorias
165
% VD*
Gordura
 
10
g
18
%
Gordura Saturada
 
4
g
18
%
Carboidratos
 
17
g
6
%
Fibras
 
3
g
12
%
Açúcar
 
7
g
8
%
Proteína
 
4
g
5
%
Sódio
 
3
mg
0
%
Potássio
 
129
mg
4
%
Cálcio
 
24
mg
2
%
Ferro
 
1
mg
7
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave granola, granola light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 5 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário