Granola engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 25/11/2020

A granola parece algo que faz tão bem para a saúde, não é mesmo? É uma deliciosa opção para incrementar o iogurte do café-da-manhã ou lanche, concorda? Mas afinal, a granola engorda ou emagrece?

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Se você comeu uma tigela de granola no café da manhã, pode estar se parabenizando por sua escolha nutritiva. Mas calma aí, não tão rápido assim!

O fato é que as pessoas começaram acreditar que a granola emagrece e é sempre parte saudável de qualquer dieta. Mas isso nem sempre é verdade.

Sim, algumas granolas são ricas em nutrientes, mas outras versões podem ser ricas em gordura e conter mais açúcar que a maioria dos cereais de café da manhã. E dessa forma, pode-se dizer que comer granola engorda.

Portanto tenha as informações antes de comer sua próxima porção de granola.

Tigela com granola e frutas
Tigela com granola e frutas

Calorias e Gordura

Realmente não é de se estranhar quando as pessoas falam que a granola engorda. Uma porção de uma xícara de granola feita em casa contém cerca de 600 calorias e quase 30 gramas de gordura, 5 das quais são saturadas.

A mesma quantidade de uma granola comprada em supermercados ou lojas de produtos naturais é melhor, com cerca de 420 calorias e 11 gramas de gordura, sendo menos de 1 g dela saturada.

Em termos de calorias, a granola provavelmente não é a melhor escolha para sua dieta, especialmente se você está tentando perder peso. Para perder 1 quilo, você precisa queimar 7.000 calorias, e comer granola irá dificultar isso.

Uma dieta rica em gordura saturada não é uma boa ideia, também, porque ela pode aumentar seus níveis de colesterol, o que eleva seu risco de doenças cardíacas e AVC.

Açúcar

Outra grande desvantagem e fator pelo qual comer granola engorda é a quantidade de açúcar que ela contém. Uma xícara de granola feita em casa pode conter 25 gramas de açúcar, aproximadamente a mesma quantidade da granola comprada.

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Como a granola não contém muitas frutas, que são fonte de açúcares naturais saudáveis, como a frutose por exemplo, quase todo esse açúcar é adicionado artificialmente.

A OMS recomenda que o consumo de açúcar adicionado aos alimentos não deve ultrapassar 25 gramas por dia, sendo que o limite máximo é de 50 gramas por dia. Dietas com muito açúcar podem causar ganho de peso e contribuir para doenças cardíacas.

Nutrientes

Mas nem tudo é ruim na granola. O cereal contém alguns nutrientes que são uma parte essencial da sua dieta.

A granola contém entre 9 e 11 gramas de fibras, que é uma boa quantidade considerando que a recomendação diária de ingestão deste nutriente é de 28 gramas para mulheres e 34 gramas para homens.

As fibras são importantes para manter a saúde e o funcionamento adequado do intestino, combatendo a constipação (prisão de ventre) por exemplo. Ela também tem digestão lenta, então proporciona saciedade por mais tempo.

Portanto, neste sentido, podemos afirmar que se ingerida da forma e quantidade correta, a granola emagrece também.

Ela também é fonte de ferro e zinco, dois nutrientes que mantêm seu sistema imune forte e funcionando normalmente.

A granola também contém ácido fólico, uma vitamina B que ajuda a metabolizar os alimentos e diminui o risco de algumas má formações fetais.

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Receitas de granola

Barrinha de granola
Barrinha de granola

Você pode fazer a granola de diversas formas. Veja essa receita de granola com farinha de ameixa saudável que é uma delícia. E porque não variar um pouco com essa receita de granola de sementes, fit e low carb.

Outra opção que pode parecer estranha à primeira vista mas é deliciosa, são 6 receitas de granola salgada low carb. Além dessas existem dezenas de outras receitas deliciosas que você pode experimentar.

Dicas e Considerações

A granola pode ser uma parte nutritiva da sua dieta, quer você esteja tentando melhorar sua saúde ou perder peso. Se você quer comprar granola, leia os rótulos e encontre uma que tenha poucas gorduras e calorias.

Fazer a sua própria granola é outra forma de cortar a gordura e calorias, desde que você use os ingredientes certos.

Combine aveia com castanhas mistas, frutas secas sem açúcar, canela, um pouco de xarope de bordo ou mel e um pouco de azeite de oliva, e asse por cerca de meia hora.

A quantidade de gordura a açúcar nessa versão é significantemente menor do que a das versões compradas.

O que você deve observar quando comprar e consumir granola?

  1. Cheque a quantidade de açúcar. A granola pode ser cheia de açúcar. Portanto busque opções sem açúcar adicionado;
  2. Observe as calorias. Geralmente há centenas de calorias em uma porção. Então granolas mais saudáveis podem ter metade da quantidade das calorias de outras.
  3. Mantenha o tamanho da porção pequeno. Esse é um ponto chave. Não consuma a granola da mesma forma que faz com um cereal. Portanto, ao invés de encher uma tigela inteira apenas com granola e leite, dê preferência a utilizá-la como complemento de outros alimentos saudáveis, como junto do iogurte natural por exemplo.
  4. Corte a gorduras. Muitas granolas contêm gorduras insaturadas saudáveis, fontes de ômega-3, proveniente de castanhas e sementes. Mas mesmo esse tipo de granola engorda e pode aumentar o total de calorias. Procure alternativas com menos gordura.

Veja o vídeo da nossa nutricionista falando sobre este assunto, e também uma deliciosa receita de granola light.

E aí, gostou das dicas?

Como e em que parte do dia você costuma comer granola? Qual a versão que você consome? Para você, a granola engorda ou emagrece? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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3 comentários em “Granola engorda ou emagrece?”

  1. Olá,
    Como a granola com frutas no café da manhã, a versão que como é light sem adição de açucares!
    Gostei muito da matéria.

  2. OLÁ! Estou em uma reeducação alimentar, costumo adicionar uma ou duas colheres de granola tradicional as frutas no meu café da manha. Não sei se emagrese, mas me dá bastante saciedade