Benefícios da Aveia – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

Fonte de carboidratos saudáveis e energia, aliada do emagrecimento e ajuda a controlar o colesterol: conheça os benefícios da aveia e como usar!

A aveia, de nome científico Avena sativa, é bastante conhecida no mundo todo, e pode ser encontrada em muitas mesas de café da manhã. Os inúmeros benefícios da aveia são consequência das suas propriedades nutricionais, já que ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, minerais como manganês e molibdênio, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco e vitaminas B1, biotina (vitamina B7) e uma proporção alta de proteínas para um alimento de origem vegetal.

Cerca de 40 gramas de aveia (2 colheres de sopa cheias) fornecem 140 calorias, distribuídas entre carboidratos (23 gramas), proteínas (6 gramas) e gorduras (3 gramas). Contém ainda quase 4 gramas de fibras alimentares, que correspondem a 15,5% dos valores diários (VD) do nutriente.

Para que serve a aveia?

Estudos, pesquisas e especialistas têm apontado quais são os benefícios da aveia. Confira para que serve o cereal:

  • Fonte de carboidratos saudáveis;
  • Fonte de energia;
  • Auxílio à construção muscular;
  • Saúde cardiovascular;
  • Auxílio ao controle do colesterol;
  • Auxílio à prevenção da insuficiência cardíaca;
  • Auxílio à imunidade;
  • Saúde da pele;
  • Auxílio à prevenção da diabetes;
  • Prevenção do câncer de cólon.

Benefícios da aveia: saiba como usar!

A aveia pode ser usada em diversas receitas, como pães de aveia, cookies, panquecas de aveia, granolas e bolos de aveia, mas a forma mais clássica é o mingau de aveia: leva-se a aveia ao fogo com um pouco de água e logo a mistura ganha consistência, se transformando em um creme. Veja como fazer mingau de aveia para o seu objetivo.

Outra forma de incluir a aveia na sua alimentação é usá-la no preparo de sucos, assim ela fornece fibras, compensando a perda do nutriente que ocorre ao bater e coar as frutas.

Ela pode ainda ser consumida com leite, frutas in natura, castanhas, entre outros alimentos. É possível até fazer hambúrguer de aveia.

No café da manhã das crianças, a aveia pode ser uma excelente substituta ao cereal matinal – ela é muito mais saudável que os produtos industrializados, geralmente feitos de milho e acompanhados de enormes quantidades de açúcar.

Sem exageros

Apesar de serem muitos os benefícios da aveia, ao serem ingeridas em excesso, as fibras podem causar problemas gastrointestinais. Além disso, a aveia não é um alimento de baixo teor calórico e seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso, inviabilizando os benefícios. Por isso, consuma com moderação e associe a uma dieta saudável.

Tipos de aveia

  • Aveia em flocos: São grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. Podem ser encontrados como flocos finos ou regulares, mas diferem apenas no tamanho e têm as mesmas propriedades nutricionais. Por estar na forma de flocos, pode ter menos versatilidade no momento de adicioná-los a diferentes receitas;
  • Farelo de aveia: Obtido a partir da parte mais externa do grão (casca) e por isso contém uma concentração de fibras bastante alta; assim a sua cor e textura são diferenciadas. É bastante versátil no preparo de receitas com farelo de aveia;
  • Farinha de aveia: Obtida da parte mais interna do grão e por isso contém menos fibras que as outras duas versões. Mas ainda assim, contém grande quantidade de nutrientes e é bastante versátil na utilização em diversas receitas com farinha de aveia;
  • Aveias com sabor, instantâneas ou adicionadas em outros produtos: Há ainda versões incrementadas com sabor de maçã e canela, mel, com frutas secas, granolas, mingais instantâneos, enfim, diversas opções. Entretanto, esses produtos podem conter a adição de açúcar, que os torna muito menos saudáveis que a aveia sozinha.

As diferentes formas permitem a utilização da mais adequada a cada tipo de consumo e receita.

Cuidados com a aveia

A aveia é naturalmente livre de glúten, mas há o risco de contaminação cruzada pela substância: isso ocorre com aveias processadas em equipamentos que também processam derivados do trigo. Assim, se você não pode ou não quer ingerir o glúten, antes de comprar a sua aveia, leia minuciosamente o rótulo para verificar se ela realmente não pode conter nada da substância.

Além disso, a aveia contém purinas, que são substâncias que podem ser quebradas até ácido úrico no organismo. Pessoas que altos níveis de ácido úrico e gota, devem consumir a aveia com cautela e consultar seu médico.

Quer saber mais sobre os benefícios da aveia? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o cereal pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do aveia? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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55 comentários em “Benefícios da Aveia – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Boa noite,gostei muito conpleto♡.Gostaria de saber sobre a aveia usada em granolas.se triturasse para consumir os seus benefícios seria relacionados com o tipo de farelo de aveia? Porque fica bem parecido quando faço isso.