Benefícios da aveia – Para que serve, tipos e receitas

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

Provavelmente esse cereal nutritivo está presente na sua mesa de café da manhã, mas você já conhece os benefícios da aveia e suas propriedades?

  Continua Depois da Publicidade  

O nome científico da aveia é Avena sativa, ela é um cereal muito resistente, que pode ser cultivado até mesmo em solos pobres.

Após a colheita os grãos são limpos e passam por diferentes processamentos para dar origem a vários tipos de aveia, que você vai conhecer mais abaixo.

Então neste artigo você vai saber com mais detalhes tudo que esse alimento barato e saboroso tem a nos oferecer.

Aveia em flocos
Aveia em flocos

Quais os benefícios da Aveia?

O consumo desse cereal pode trazer muitos benefícios à saúde e bem estar, tornando seu dia-a-dia mais saudável e ainda, mais saboroso. Veja a seguir quais os principais benefícios da aveia.

1. Diminui os níveis de colesterol

O colesterol é importante para diversas funções no organismo, porém, em excesso, ele pode se acumular na parede dos vasos sanguíneos, e assim aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral.

A fibra do tipo beta glucana, presente na aveia, é benéfica para a redução de colesterol. Além disso o antioxidante avenantramida, também presente, é capaz de inibir a oxidação do colesterol e formação de placas nas artérias. Com isso a aveia é considerada um alimento excelente para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Essa ação é potencializada pela vitamina C, portanto, associar aveia a um alimento rico em vitamina C, como por exemplo a laranja, pode trazer ainda mais benefícios e melhorar os níveis de colesterol, além de ajudar a controlar a pressão arterial.

2. É uma excelente fonte de carboidrato e energia

A aveia é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, os carboidratos presentes nesse alimento são absorvidos lentamente e não provocam picos de glicemia e consequentemente de insulina.

Esse tipo de carboidrato é o mais saudável e mais recomendado antes da prática de atividades físicas, pois mantém os carboidratos na corrente sanguínea por um longo período, fornecendo energia constante, além de aumentar a taxa de queima de gorduras durante o exercício.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Ajuda na perda de peso

Apesar de não ser um alimento de baixo teor calórico, se for consumida em quantidades adequadas, ela pode ajudar no processo de emagrecimento.

Isso porque a aveia é rica em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade por um período prolongado. Assim, a fome é menor e consequentemente cumprir a dieta e comer menos se torna mais fácil.

4. Contribui para o ganho de massa muscular

Além de carboidratos de excelente qualidade, esse alimento contém uma quantidade considerável de proteínas vegetais. Como já citamos, 100 gramas de aveia fornecem cerca de 15,4 g de proteínas, o que é bastante em comparação à maioria dos alimentos vegetais.

Por isso, inclui-la na sua alimentação é uma boa opção para obter proteínas necessárias à recuperação e construção muscular, aliado a treinos de musculação.

Para que os músculos cresçam, além de aminoácidos, ele precisa de energia, e como vimos anteriormente, a aveia também é uma excelente fonte energética.

Além disso, o consumo do cereal também pode ajudar o ganho de massa magra por fornecer outros nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B, que levam oxigênio para dentro dos músculos.

Outros benefícios da aveia

  • Protege a pele: a aveia é capaz de normalizar o pH da pele, atuando como um calmante e ajudando a aliviar a irritação e a coceira;
  • Reduz risco de câncer de cólon: pois contém fibras que são incorporadas no bolo fecal e absorvem água, facilitando a sua passagem pelo intestino, prevenindo a constipação, que é fator de risco para esse tipo de câncer;
  • Ajuda a prevenir o diabetes: pois tem baixo índice glicêmico, diminuindo a taxa de absorção dos carboidratos e melhorando a sensibilidade à insulina;
  • Fortalece o sistema imunológico: As beta glucanas da aveia contém elementos que se mostraram eficientes também em fortalecer o sistema imunológico.

Tipos de aveia

No Brasil encontramos aveia à venda de diferentes formas, que podem ser mais adequadas a cada tipo de consumo e receita. São elas:

  • Aveia em flocos: são os grãos inteiros da aveia apenas prensados, por isso, essa versão conserva todos os nutrientes e fibras do grão. Podem ser encontrados em diferentes tamanhos, em flocos finos ou normais, mas todos têm as mesmas propriedades nutricionais.
  • Farelo de aveia: é obtido a partir da casca do grão, por isso contém uma concentração de fibras bastante alta, e sua cor e textura são diferenciadas. É bastante versátil no preparo de receitas com farelo de aveia.
  • Farinha de aveia: é obtida da parte interna do grão e por isso contém menos fibras que as outras versões. Mas ainda assim, contém grande quantidade de nutrientes e pode ser usada na substituição da farinha de trigo nas receitas com farinha de aveia.
  • Aveias com sabor, instantâneas ou com outros produtos: você pode encontrar versões incrementadas com sabor, com frutas secas ou mingais instantâneos, mas é preciso estar atento à adição de açúcar, que pode tornar os produtos menos saudáveis e mais calóricos.

Benefícios da aveia: saiba como usar!

A aveia pode fazer parte de diversas receitas, como pães de aveia, cookies, panquecas de aveia, granolas e bolos de aveia, até mesmo em hambúrguer de aveia, mas a forma mais clássica é o mingau de aveia. É possível até fazer hambúrguer de aveia.

  Continua Depois da Publicidade  

Outras formas de incluir esse cereal na sua alimentação:

  • Adicionar 1 colher de sopa no preparo de sucos;
  • Adicionar 2 colheres de sopa na salada de frutas;
  • Substituir o cereal matinal industrializado (flocos de milho) por mingau de aveia;

Valor nutricional

Os inúmeros benefícios da aveia são consequência das suas excelentes propriedades nutricionais. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, em vitaminas e minerais, confira a seguir a tabela nutricional completa para 100 gramas de aveia crua:

ComponenteQuantidade (em 100 g de aveia)
Energia382 kcal
Carboidrato65,3 g
Proteína15,4 g
Gorduras8,7 g
Fibra alimentar9,74 g
Colesterol0 g
Cálcio47,9 mg
Ferro4,45 mg
Sódio4,63 mg
Magnésio118 mg
Fósforo153 mg
Potássio336 mg
Zinco2,63 mg
Cobre0,44 mg
Tiamina0,55 mg
Riboflavina0,03 mg
Niacina4,47 mg
Vitamina C1,35 mg
Equivalente de folato55,6 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TBCA

Cuidados no consumo

  • A aveia não contém glúten, por isso pode ser utilizada por pacientes com doença celíaca. Porém é preciso ter cuidado com aveias processadas em equipamentos que também processam derivados do trigo, pois há risco de contaminação cruzada.
  • A aveia contém purinas, que são substâncias que se transformam em ácido úrico no organismo. Por isso, pessoas com altos níveis de ácido úrico e gota, devem consumir a aveia com cautela e consultar seu médico.
  • O consumo em excesso também pode ser prejudicial, pois o excesso de fibras pode causar problemas gastrointestinais.
  • A aveia é um alimento de alto teor calórico, seu consumo exagerado pode levar ao ganho de peso. Por isso consuma com moderação e associe a uma dieta saudável.

Quer saber mais sobre os benefícios da aveia? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e descubra como o cereal pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem estar:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do aveia? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (227 votos, média 4,34)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

55 comentários em “Benefícios da aveia – Para que serve, tipos e receitas”

  1. Boa noite,gostei muito conpleto♡.Gostaria de saber sobre a aveia usada em granolas.se triturasse para consumir os seus benefícios seria relacionados com o tipo de farelo de aveia? Porque fica bem parecido quando faço isso.

    Responder