Receita de hambúrguer de lentilha vegano delicioso

Especialista da área:
atualizado em 20/05/2021

A lentilha é um alimento com muitos benefícios, que serve como opção de fonte de proteína vegetal para os vegetarianos e veganos. E sabe o que é bem bacana? É que dá para usar a leguminosa de várias formas na dieta.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, sabia que podemos fazer um hambúrguer sem carne com o alimento? Hoje nós vamos te apresentar uma receita de hambúrguer de lentilha que você pode usar como acompanhamento para seu almoço ou jantar. Outra opção é montar um sanduíche com ele.

Além de caber na dieta de quem não come carne, o prato também é uma alternativa para quem anda evitando a farinha de trigo branca. Isso porque ela não leva o ingrediente. Em seu lugar, a lista de ingredientes pede farinha de arroz integral e farelo de aveia.

Adicionalmente, a preparação ainda conta com temperos como cebola, alho, cheiro-verde (salsinha e cebolinha), cominho e um pouco de sal, que ajudam a dar sabor ao prato.

Quer provar como o hambúrguer de lentilha fica? Então, confira o passo a passo de como fazer a receita, corra até a cozinha e experimente agora mesmo!

Hambúrguer de lentilha

Hambúrguer de lentilha

Uma hambúrguer para quem não come carne. Uma forma diferente de comer lentilha!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 55 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 5
Calorias 264 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Escorredor
  • Tigela
  • Forma
  • Papel-manteiga
  • Frigideira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Colocar a lentilha com as quatro xícaras de água na panela de pressão. Tampar, levar ao fogo médio e deixar cozinhar até pegar pressão.
  • Então, abaixar o fogo e deixar cozinhar por mais 15 minutos. Passado esse tempo, deixar a panela soltar a pressão naturalmente. Só depois, escorrer a água e colocar a lentilha em uma vasilha.
  • Juntar o alho, a cebola, a salsinha, a cebolinha, o azeite, o sal e o cominho. Misturar bem.
  • Adicionar o farelo de aveia e a farinha de arroz integral aos poucos, até atingir o ponto de modelar. Então dividir, a massa em cinco partes iguais.
  • Pingar um tantinho de óleo nas mãos para facilitar e modelar a massa no formato de hambúrgueres com aproximadamente 1,5 cm de espessura.
  • Colocar os hambúrgueres em uma forma forrada com papel-manteiga. Levar ao congelador por uma hora.
  • Após, retirar os hambúrgueres com cuidado. Levar uma frigideira com um fio de azeite ao fogo e adicionar os hambúrgueres para cozinhar, dourando dos dois lados.

Notas

  • Como a recomendação é colocar a farinha de arroz integral aos poucos, até atingir o ponto de modelar, pode ser que você precise de mais ou de menos que 1/2 xícara. A indicação da quantidade na lista de ingredientes é um teor aproximado.
  • Os valores nutricionais e de calorias descritos abaixo são apenas do hambúrguer e não levam em conta qualquer acompanhamento como pão, molho, salada, hambúrguer ou outros alimentos.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Hambúrguer de lentilha
Porção
 
1
Quantidade por Porção
Calorias
264
% VD*
Gordura
 
5
g
8
%
Gordura Saturada
 
1
g
6
%
Carboidratos
 
45
g
15
%
Fibras
 
15
g
63
%
Açúcar
 
2
g
2
%
Proteína
 
14
g
28
%
Sódio
 
56
mg
2
%
Potássio
 
537
mg
15
%
Vitamina A
 
318
IU
6
%
Vitamina C
 
8
mg
10
%
Cálcio
 
49
mg
5
%
Ferro
 
4
mg
22
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave hambúrguer, hambúrguer de lentilha
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário