Receita de risoto para jantar vegano delicioso

Especialista da área:
atualizado em 17/09/2021

Seja para quem está pensando em aderir ao estilo de vida vegano, seja para quem vai receber um vegano em casa e não quer errar ao servir uma refeição, vale muito a pena conhecer diferentes opções de jantar vegano.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, uma deliciosa alternativa é o risoto vegano que vamos te apresentar hoje. A preparação tem tudo para agradar até mesmo quem come carne e outros produtos de origem animal!

O prato é feito com arroz arbóreo e também leva vegetais como abobrinha, ervilhas, tomate-cereja e pimentão vermelho. Além disso, a receita conta com todo o tempero do açafrão-da-terra, da cebola e do cominho.

Para completar o sabor, a preparação ainda traz azeite de oliva e caldo de legumes caseiro. Se não souber como fazer ou não tiver um em casa, aproveite para conhecer uma receita de caldo de legumes caseiro com tempero natural.

Já deu água na boca só de imaginar, não é mesmo? Então, não perca a oportunidade de aprender fazer este risoto vegano! O passo a passo está explicado logo abaixo:

Risoto vegano

Risoto para jantar vegano

Uma deliciosa opção de jantar para os veganos. Um risoto que até quem não é vegano vai amar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Jantar
Culinária Brasileira, Italiana
Rendimento 4
Calorias 302 kcal

Equipamento

  • Assadeira
  • Panelas
  • Pote com tampa
  • Travessa

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Em um forno preaquecido a 180º C, leve o pimentão para assar por 30 minutos ou até ele ficar macio e com a pele escura.
  • Enquanto o pimentão assa, coloque o caldo de legumes caseiro e o açafrão-da-terra em uma panela grande. Leve ao fogo, misture bem e deixe ferver. Quando ferver, reduza o fogo.
  • Ponha o azeite em outra panela e leve ao fogo. Junte a cebola, o cominho e o sal. Refogue até a cebola ficar ligeiramente dourada.
  • Acrescente o arroz e mexa por alguns segundos. Adicione o vinho branco e mexa bem com uma colher de pau, para evitar que algo grude no fundo da panela.
  • Cozinhe até o vinho dissolver. O ponto desejado é conseguir fazer uma linha no meio da panela com a colher, sem que escorre líquido nessa linha.
  • Então, junte a mistura de caldo de legumes com açafrão aos poucos, colocando uma xícara por vez. Aí, o arroz vai começar a cozinhar.
  • Quando o risoto estiver quase pronto, mas ainda sobrar um pouco de caldo de legumes, adicione a abobrinha, as ervilhas e os tomates-cereja. Prove o tempero e ajuste se achar que precisa. Deixe o arroz cozinhar até ficar al dente.
  • Após o pimentão assar, coloque-o em um pote com tampa para abafar o calor. Depois de alguns minutos, descasque, remova as sementes e corte o pimentão em tirinhas.
  • Sirva o risoto em uma travessa com as tirinhas de pimentão e as amêndoas laminadas (se quiser usá-las) por cima.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Risoto para jantar vegano
Quantidade por Porção
Calorias
302
% VD*
Gordura
 
5
g
9
%
Gordura Saturada
 
1
g
5
%
Gordura Poliinsaturada
 
1
g
Gordura Monoinsaturada
 
3
g
Carboidratos
 
53
g
18
%
Fibras
 
4
g
16
%
Açúcar
 
7
g
8
%
Proteína
 
7
g
9
%
Sódio
 
1002
mg
42
%
Potássio
 
434
mg
12
%
Vitamina A
 
1387
IU
69
%
Vitamina C
 
46
mg
102
%
Cálcio
 
52
mg
5
%
Ferro
 
4
mg
29
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave jantar vegano, risoto, risoto vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário