Benefícios da abobrinha – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 14/07/2021

Rica em antioxidantes, excelente para a saúde da próstata, rica em fibras que auxiliam na perda de peso e ótima para o coração. Conheça os benefícios da abobrinha e saiba como usá-la.

  Continua Depois da Publicidade  

A abobrinha é o fruto da Cucurbita pepo, e pertence à família da melancia, melão, abóbora e pepino. Ela pode ser encontrada nas cores amarelo, verde claro e verde escuro.

Mas o que poucos sabem é que esse vegetal pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Veremos então a seguir quais são as propriedades da abobrinha e os benefícios que ela pode trazer para a saúde, além de conhecer algumas formas de incluí-la na dieta.

Benefícios da abobrinha

abobrinhas

A abobrinha é rica em diversas vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio. Além disso, ela possui em sua composição grande quantidade de antioxidantes.

Assim, ela é capaz de trazer vários benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

1. É rica em antioxidantes

Essa talvez seja a característica mais marcante da abobrinha. Ela é rica em vitamina C e carotenoides, como a luteína e a zeaxantina.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, ela pode ajudar a combater os efeitos danosos do acúmulo de radicais livres, como:

  • Inflamações: Diversos estudos, como este publicado no periódico Current pharmaceutical design, mostram que os antioxidantes ajudam na regulação do sistema imunológico, tendo um papel importante na proteção contra problemas inflamatórios.
  • Degeneração macular: Os carotenoides presentes na abobrinha auxiliam na proteção da mácula, ajudando a evitar problemas de visão comuns na terceira idade.
  • Câncer: Outro efeito dos antioxidantes é a proteção do DNA das células contra as ações dos radicais livres. Assim, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a evitar o problema.

Para obter integralmente os benefícios da abobrinha relacionados aos antioxidantes, é necessário consumir não somente a polpa, mas também a casca e as sementes, já que muitos nutrientes antioxidantes valiosos são encontrados nessas partes.

2. A abobrinha ajuda a manter a saúde da próstata

O consumo regular da abobrinha pode beneficiar homens que sofram de hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o aumento não canceroso da próstata.

De acordo com um estudo publicado no periódico Archivio italiano di urologia e andrologia em 2016, a abobrinha pode ajudar a amenizar os sintomas da HPB, como a retenção urinária.

3. Fortalece dentes e ossos

O cálcio presente na abobrinha ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes, e quando ela é inserida em uma dieta com outras fontes de minerais, pode contribuir para a prevenção de problemas como a osteoporose.

4. Ela é rica em fibras

As fibras alimentares presentes na abobrinha ajudam na redução dos níveis sanguíneos de colesterol ruim, o LDL, e açúcar. Além disso, as fibras também ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, evitando quadros de constipação.

  Continua Depois da Publicidade  

Cada 100 gramas fornece 1,28 g de fibras alimentares. Veja a tabela nutricional completa da abobrinha no final deste artigo.

5. Excelente para o coração

Como a abobrinha é rica em potássio, ela ajuda a diminuir a pressão arterial. Assim, ela é uma ótima aliada para quem tem hipertensão.

Além disso, seus antioxidantes ajudam a evitar inflamações e o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, protegendo o coração de diversas doenças cardiovasculares.

6. Auxilia na perda de peso

A abobrinha é um excelente alimento para redução de peso, uma vez que possui pouquíssimas calorias e carboidratos.

Ela cozida, com casca, contém apenas incríveis 17 calorias por porção de 100 g, sendo uma das “queridinhas” nas dietas para redução de peso. Assim, é recomendável utilizar a abobrinha em substituição a outros alimentos mais calóricos.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados na compra e conservação da abobrinha

  • Procure sempre pelas abobrinhas mais firmes e com casca brilhante;
  • Não compre as que estiverem furadas, rachadas, com manchas escuras ou partes moles;
  • Prefiras as abobrinhas menores, pois são mais saborosas;
  • Uma boa dica para compra é a abobrinha orgânica, reduzindo, assim, o risco de contaminação por agentes pesticidas.
  • Uma vez que estragam com facilidade, compre apenas a quantidade que você pretende utilizar em poucos dias;
  • Antes de guardar, lave bem a abobrinha com uma escovinha em água corrente, enxugue e guarde na geladeira até a utilização;
  • Após o preparo, a abobrinha também pode ser congelada para consumo futuro;

Como incluir a abobrinha no seu cardápio

A abobrinha é um vegetal versátil e saboroso, e pode ser usada em várias receitas. Então vamos então conhecer alguns pratos com abobrinha:

Portanto adicione esse vegetal incrível como parte da sua dieta regular e sinta os benefícios da abobrinha na sua saúde e boa forma!

Veja a seguir os vídeos sobre os benefícios da abobrinha, se ela engorda ou emagrece, e deliciosas receitas com ela.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (48 votos, média 4,29)
Loading...

Tabela nutricional

Porção de 100g da abobrinha crua.

ComponenteValor por 100g
Calorias17 kcal
Carboidratos 3,71 g
Proteínas1,01 g
Gorduras 0,12 g
Fibra alimentar1,28 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,0 3
Gorduras monoinsaturadastr
Gorduras poliinsaturadas0,03 g
Gorduras trans0
Cálcio13, 4mg
Ferro0,21 mg
Sódiotr
Magnésio17,7 mg
Fósforo28,3 mg
Potássio224 mg
Zinco0,15 mg
Cobre0,06 mg
Selênio0,1 mcg
Vitamina A (RE)40,5 mcg
Vitamina A (RAE)20,3 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,05 mg
Tiaminatr
Riboflavina0,05 mg
Niacinatr
Vitamina B60,03 mg
Vitamina C5,87 mg
Equivalente de folato24,9 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TBCA) / tr = traços

Gostou das dicas?

  Continua Depois da Publicidade  

O que achou dos benefícios da abobrinha? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-la mais no seu cardápio? Comente abaixo.

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

21 comentários em “Benefícios da abobrinha – Para que serve e como usar”

  1. Amo abobrinha grelhada. Como quase todos os dias. Parabéns pela matéria sobre a abobrinha. Muito útil 👏❤️

    Responder
  2. EXCELENTES OS RESULTADOS EU GOSTO MUITO DO MUNDO BOA FORMA!PORQUE EXPLICA TUDO TAO BEM E EXCELENTE!! AMEI! MUITO OBRIGADA!

    Responder
  3. Eu faço suco, tomo em jejum durante uns 30 dias e depois dou uma pausa, depois volto. Acho um meio de consumi-la com semente e tudo, inclusive a casca, sem perder nenhum benefício desse presente da natureza. Fiquem na paz de Cristo!

    Responder
  4. bora comer tudo, ate cerveja ajuda perder peso, bora comer carne churrasco, muita feijoada, lasanha, e tudo, obs: to cansado de ler sobre alimentos e todos ajudam a perder pesos, vou falar a real se vc não tirar essa bunda gorda da cadeira
    e fazer bastante cardio, malhar e correr atras do seu objetivo não uma abobrinha que vai resolver seu problema blz fica a dica

    Responder
    • Concordo. Não só os alimentos + somados às atividades ….com certeza … só teremos benefícios ??️⛹️????????

      Responder
  5. Muito insano os benefícios, outra coisa 15 calorias em 100g? dá pra gastar um terço dessas calorias só no processo de mastigação e digestão do alimento.

    Responder
  6. Adorei saber!
    Aqui em casa usamos a abobrinha crua com casca e tudo, cortamos tirinhas fininhas w temperamos com limão e um pouco de sal… Nosso tira gosto preferido!!!

    Responder
  7. Virou mania as pessoas dizerem que tal alimento também é benéfico para a perda de peso… e nos comentários todos os alimentos auxiliam na perca de peso… é claro, isso é uma tremenda de uma mentira.

    Responder
  8. Comia com pouca frequência, depois experimentei crua, fiquei maravilhada, como muito agora, acho melhor que refogada. Depois dessas informações,vou comer mais ainda kkkkkkkkkk

    Responder
  9. olá gostei muito dessas informações sobre esse vegetal ire incluir periodicamente nas minhas dietas muito obrigado.

    Responder
  10. Eu amo e faço sempre, Espaguete de abobrinha italiana, refogada ao azeite com bastante alho e tomate uva(opcional).Fica saboroso o prato.

    Responder
  11. Informações valiosíssimas!!! Tantas informações que eu não fazia ideia.
    Eu costumo comer muitas vezes a abobrinha​, e também ralo ela é uso o suco no rosto!.
    Vai que rejuvenesce e eu não sei.
    Obrigado

    Responder