Como o legume nutritivo que é, a abóbora é uma excelente adição para a alimentação vegana. Entretanto, é possível fazer mais com o ingrediente do que usá-lo somente em receitas de saladas, refogados ou purês.
Por exemplo, uma opção é utilizar a abóbora para fazer versões veganas de preparações que originalmente levam carne, como é o caso do kibe.
No kibe vegano light que vamos conhecer, a abóbora aparece junto do trigo para kibe (triguilho) e de temperos bem saborosos como hortelã, salsinha, cebolinha, noz-moscada, pimenta e cebola.
Mais do que um prato apenas para os veganos, a receita cai bem na dieta de qualquer pessoa. Afinal, ela é uma maneira diferente e saborosa de aproveitar os benefícios da abóbora nas refeições.
Portanto, independente de ser vegano ou não, não deixe de aprender a fazer e de experimentar o kibe vegano light! O modo de preparo está explicado logo abaixo:
Kibe vegano light
Equipamento
- Tigelas
- Panela
- Escorredor
- Refratário
Ingredientes
- 250 gramas triguilho (trigo para kibe)
- 250 gramas abóbora japonesa ou paulista descasca e picada em cubinhos
- 1 cebola média picada
- salsinha picada a gosto
- cebolinha picada a gosto
- hortelã picada a gosto
- pimenta a gosto
- noz-moscada a gosto
- sal a gosto
- água
- óleo de coco para untar
Instruções
- Coloque o triguilho em uma tigela, adicione água morna (o suficiente para cobrir o triguilho), sal e noz-moscada. Deixe hidratar por 30 minutos.
- Cozinhe a abóbora em uma panela com água e sal até ela ficar bem mole. Após cozinhar, escorra e amasse a abóbora em uma tigela.
- Escorra a água do triguilho e misture bem com a abóbora amassada. Acrescente também os temperos, misturando sempre.
- Unte um refratário com óleo de coco e espalhe a massa do kibe vegano por cima. Se preferir, você também pode dividir a massa em porções, modelar no formato de salgados e distribuir pelo refratário.
- Leve para assar no forno em 180º C por 30 minutos ou até formar uma casquinha crocante.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?