Receita de leite de amêndoas – Como fazer

Especialista da área:
atualizado em 01/07/2022

Quem já pesquisou sobre os leites vegetais certamente se deparou com muitas informações a respeito do leite de amêndoas e os seus benefícios. Mas, sabia que além de comprar o produto já pronto, você pode preparar o seu leite de amêndoas em casa?

Calma, que não é tão difícil assim como você pode estar imaginando. A começar pelo fato de que a receita que separamos para te apresentar leva apenas três ingredientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Além das amêndoas, a preparação precisa de água e recorre às tâmaras para que a bebida vegetal fique com um sabor mais docinho. Sem contar que a presença da fruta também ajuda a engrossar o leite.

Quem não consome produtos de origem animal pode testar o leite de amêndoas caseiro como um substituto do leite de vaca. Ao mesmo tempo, a bebida é uma opção para quem sofre com a intolerância à lactose, que é o açúcar presente no leite de vaca.

Confira o passo a passo da receita que está explicadinho logo abaixo e aprenda como fazer o seu próprio leite de amêndoas!

Leite de amêndoas

Leite de amêndoas – Como fazer

Aprenda como fazer o seu próprio leite vegetal caseiro. Com apenas 3 ingredientes!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 6 hrs
Tempo Total 6 hrs 10 mins
Refeição Outras Bebidas
Porções 5
Calorias 105 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Coador normal
  • Coador de pano
  • Processador de alimentos
  • Jarra de vidro

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque as amêndoas e as tâmaras em uma tigela, acrescente água e deixe de molho por 6 horas ou durante a noite.
  • Após o período de molho, coe a água. Ponha as amêndoas e as tâmaras no processador de alimentos. Adicione 1 litro de água e bata na velocidade máxima por 3 minutos.
  • Coe a mistura em cima de uma tigela com o auxílio de um coador de pano. Esprema bem para extrair todo o leite. Se necessário, repita o processo duas vezes. O resíduo ou polpa que sobrar pode ser usado em outras receitas.
  • Transfira o leite de amêndoas para uma garrafa de vidro, tampe muito bem e guarde na geladeira, onde ele dura até 3 dias.

Notas

  • Para garantir uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas). Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • A quantidade de amêndoas que se usa na receita depende de como cada um quer que o seu leite fique. Para um leite mais forte e espesso, deve-se usar mais amêndoas, já para um leite mais fraco e líquido, a orientação é usar menos amêndoas.
  • A receita rende 1 litro ou 5 porções de 200 ml.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Leite de amêndoas – Como fazer
Quantidade por Porção
Calorias 105 Calorias da Gordura 72
% Valores Diários*
Gordura Total 8g12%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 0.002g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 13mg1%
Potássio 145mg3%
Carboidratos 7g2%
Fibras 2g8%
Açúcar 3g
Proteína 3g6%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave leite de amêndoas, leite vegetal
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário