Leite de amêndoas – Benefícios e como fazer em casa!

Especialista:
atualizado em 18/11/2020

O leite de amêndoas é um dos melhores leites vegetais disponíveis e seus nutrientes podem trazer diversos benefícios para a saúde.

Um dos principais benefícios do leite de amêndoas é a sua composição, que faz desta bebida ideal para quem tem alergia ou intolerância à lactose e soja. Além de ter pouca quantidade de carboidratos.

Além disso o leite de amêndoas é recomendado para quem costuma tomar bastante leite e passou a seguir uma dieta low carb. Nesse caso conheça também 7 tipos de leite low carb com menos carboidratos.

Portanto confira em detalhes todos os benefícios do leite de amêndoas e aprenda como fazer em casa para usufruir de todas as vantagens que ele pode te oferecer.

O que é o leite de amêndoas?

É um leite vegetal obtido a partir de amêndoas, e costuma ter uma textura cremosa e sabor adocicado. Além disso, não contém lactose e colesterol.

As amêndoas contêm muitos nutrientes e por esse motivo o seu leite é uma boa opção para aqueles que tem alergia ou intolerância ao leite de vaca e pessoas que são vegetarianas ou veganas.

Com uma composição tão rica em nutrientes, o leite de amêndoas traz diversos benefícios para a saúde. Confira a seguir os melhores benefícios oferecidos por esse alimento.

É um ótimo substituto para o leite de vaca

O principal uso dos leites vegetais é para substituir o leite de vaca, seja por causa de alergias, intolerâncias, dietas vegetarianas e veganas, ou mesmo por gosto pessoal.

Nesse sentido o leite de amêndoas é rico em diversos nutrientes, além de possuir uma maior aceitabilidade com relação ao sabor, quando comparado a outros leites vegetais. Isso o torna uma boa opção como substituto dos leites de origem animal.

Ele e rico em antioxidantes

Amêndoas, e consequentemente o leite derivado delas, são ricas em compostos antioxidantes, e estudos mostram que elas ajudam a combater os efeitos dos radicais livres.

Os benefícios são variados, e os mais importantes são:

  • Melhora a aparência da pele, pois combate o envelhecimento precoce;
  • Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer;
  • Ajuda a manter o equilíbrio do sistema imunológico;
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Ajuda a perda de peso

O leite de amêndoas é um alimento que contém poucas calorias, principalmente quando comparado aos leites de origem animal. Isso faz dele uma ótima opção para quem quer perder peso.

Contribui com a saúde cardíaca

As gorduras presentes no leite de amêndoas tem um efeito benéfico na saúde do coração.

Ao substituir a gordura saturada, presente principalmente em alimentos de origem animal, por gorduras mono e poli-insaturadas, você ajuda a proteger seu coração contra doenças coronárias.

Ajuda a manter os dentes e os ossos fortes

Apesar de não conter tanta vitamina D ou proteína como leites animais, o leite de amêndoas ainda é uma boa fonte desses nutrientes. Por isso o seu consumo regular ajuda a manter seus ossos e dentes densos e fortes.

Outro fator que ajuda é a presença de gorduras monoinsaturadas, já que estudos mostram que elas ajudam a prevenir a osteoporose e fraqueza óssea.

Fortalece os músculos

O leite de amêndoas contém riboflavina, que é uma vitamina do complexo B. Ela trabalha em conjunto com outros nutrientes, como o ferro, para regular a força e o crescimento muscular.

Estudos recentes mostram que a suplementação de riboflavina pode ajudar na redução de dores musculares e acelerar a recuperação após exercícios físicos. Além disso, ele é uma boa fonte de proteínas, o que ajuda na manutenção e reparação das fibras musculares.

Ajuda a manter a saúde dos olhos

A vitamina A, presente no leite de amêndoas em grande quantidade, é essencial para à manutenção da saúde dos olhos.

Essa ação protetora está se tornando cada vez mais importante, principalmente pelo aumento do uso de equipamentos eletrônicos, pois a luz azul, emitida por eles, pode trazer efeitos danosos.

Assim, o consumo de vitamina A ajudaria a evitar esses danos, contribuindo para manter a saúde dos olhos.

Como fazer em casa?

Fazer o seu próprio leite de amêndoas não é muito complicado e requer poucas ferramentas. Além disso, ele permanece bom para consumo por muito mais tempo do que leites de origem animal.

Ingredientes:
  • 1 xícara de amêndoas;
  • Água suficiente para cobrir as amêndoas em uma tigela;
  • 2 xícaras de água (para misturar depois do processo de molho).
Instruções:
  • Coloque 1 xícara de amêndoas em uma tigela de vidro e adicione água suficiente para cobri-las;
  • Mergulhe as amêndoas na água por 24 a 48 horas;
  • Após esse tempo, escorra e lave as amêndoas;
  • Em seguida, adicione as amêndoas e 2 xícaras de água no liquidificador e bata por 2 minutos;
  • Coe o leite usando pano limpo ou uma gaze.

Como usar o leite de amêndoas?

O leite de amêndoa pode ser usado da mesmo maneira que o leite comum. Abaixo estão algumas ideias sobre como incluí-lo em sua dieta:

  • Como bebida nutritiva e refrescante;
  • Em cereais ou aveia no café da manhã;
  • No café ou chocolate quente;
  • Em smoothies low carb;
  • Na culinária e panificação;
  • Em sopas ou molhos;
  • No seu próprio sorvete caseiro;
  • Em iogurte caseiro de amêndoa.

Como escolher um leite de amêndoas industrializado?

O leite de amêndoa comprado em loja pode ser benéfico, mas é preciso tomar alguns cuidados:

  • Dê preferência a versão sem açúcar;
  • Procure uma marca confiável, pois alguns leites de amêndoas comprados em lojas contêm carragenina, um aditivo espessante derivado de algas marinhas que está ligado à inflamação, colite ulcerativa e diabetes.

Versões sem açúcar, orgânicas e com sabores também podem ser encontradas em mercados e lojas de produtos naturais, porém os preços são diferentes e variam conforme o fabricante, quantidade do produto e versão.

Efeitos colaterais e cuidados

De forma geral, o consumo do leite de amêndoas é seguro e traz benefícios para a saúde. Mas alguns grupos de pessoas devem tomar cuidado ao consumi-lo.

  • Pessoas com alergias a nozes não devem consumir leite de amêndoas. Só beba se tiver consciência de que você não é alérgico;
  • O consumo excessivo de leite de amêndoa pode provocar pedras nos rins, principalmente em crianças, devido ao oxalato encontrado nas amêndoas. Procure beber com moderação e intercalar com outros tipos de leite, se possível.

E é bom ter sempre em mente que todo exagero faz mal, inclusive o de produtos naturais e saudáveis.

Fontes e Referência Adicionais

O que você achou dos benefícios de leite de amêndoas para a saúde? Pretende aproveitar e consumir esse tipo de leite no dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Leite de amêndoas – Benefícios e como fazer em casa!”

  1. Eu já consumo leite de amêndoas há algum tempo, mas não sei se a quantidade que uso diariamente é suficiente para surtir efeito, pois uso somente 150 ml. na vitamina com banana, aveia e uva; também não sei se essa mistura tá correta. gostaria de saber.

  2. Comprei uma caixa para experimentar, gostei, e gostei ainda mais em saber de seus benéficos para saúde. À partir de agora fará parte da minha alimentação.