Receita de manteiga vegana

Especialista da área:
atualizado em 27/07/2022

Quem acredita que aderir a um estilo de vida vegano é o mesmo que passar vontade precisa rever os seus conceitos. Afinal, existem versões veganas de diversos alimentos, receitas e ingredientes. Pode até ser que elas não fiquem a mesma coisa que os originais, mas já é possível aliviar a saudade.

Por exemplo, o vegano que sempre gostou de comer pão ou torradinhas com manteiga pode testar a manteiga vegana que vamos apresentar. Ela é feita à base de ingredientes como óleo de coco (ou outro óleo), castanha-de-caju e azeite de oliva.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, são necessários itens como um leite vegetal, que pode ser o leite de amêndoas ou outro da sua preferência, vinagre de maçã, açafrão-da-terra e sal. 

Embora o sabor não seja idêntico ao da manteiga de origem animal, a receita fica com uma textura e cor que se parecem com a margarina. Já o sabor mais acentuado será o do óleo escolhido para a preparação, porém, ainda assim, o gostinho fica suave.

O que acha de experimentar para tirar as suas próprias conclusões? Então, aprenda como fazer a manteiga vegana com o passo a passo a seguir e prove como ela fica!

Manteiga vegana

Manteiga vegana

Uma manteiga fake para quem não consome produtos de origem animal. Para acompanhar os seus pães e torradinhas!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 10 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Acompanhamento
Porções 10
Calorias 145 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Liquidificador
  • Forma de silicone retangular pequena

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Antes de fazer a receita, você precisa deixar as castanhas-de-caju de molho em uma tigela com água por 12 horas (de um dia para o outro). Durante o período, é necessário trocar a água do molho 2 vezes. Passado esse tempo, descarte a água.
  • Então, junte o óleo de coco, o azeite de oliva, o leite vegetal, o sal, o açafrão-da-terra e as castanhas-de-caju no liquidificador. Bata por 5 minutos até misturar tudo muito bem.
  • Despeje a mistura em uma forma de silicone (retangular e pequena). Se quiser, tempere com ervas. Deixe na geladeira por 4 horas para firmar.
  • Se desejar, desenforme. Então, sirva. Por se tratar de uma receita caseira, esta manteiga vegana não tem um grande prazo de validade. Assim, para não perder, não demore para usá-la.

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de manteiga que você usar por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Manteiga vegana
Quantidade por Porção
Calorias 145 Calorias da Gordura 135
% Valores Diários*
Gordura Total 15g23%
Gordura Saturada 8g40%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 129mg6%
Potássio 54mg1%
Carboidratos 3g1%
Fibras 0.3g1%
Açúcar 0.5g
Proteína 1g2%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave manteiga caseira, manteiga vegana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário