Receita de moqueca light

Especialista da área:
atualizado em 14/06/2022

Independente da discussão entre a moqueca baiana e a capixaba, algo que não se pode negar é que o prato é bastante saboroso. Ele combina com diversas ocasiões: um jantar romântico, um almoço em família ou um encontro com os amigos na praia.

Para quem não quer abusar tanto da dieta, a boa notícia é que é possível tornar a preparação um pouquinho mais light. Por exemplo, vamos conhecer uma moqueca que combina o cação e o camarão com o leite de coco light e não leva nenhum tipo de óleo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cheio de sabor, a receita também conta com a presença do tomate, dos pimentões vermelho e amarelo, da cebola, do alho, da salsinha, do coentro, da pimenta-do-reino e da pimenta-caiena.

Por incrível que pareça, a preparação não é super complicada de fazer. Com tempo e um pouco de dedicação, o resultado certamente será um prato muito gostoso, mesmo se você não for um especialista na cozinha.

Quer testar? Então, confira o passo a passo da receita, separe os ingredientes e corra para colocar a mão na massa!

Moqueca

Moqueca light

Uma moqueca deliciosa para diversificar o seu almoço ou jantar. Com cação e camarão.
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 3
Calorias 345 kcal

Equipamento

  • Panela de barro ou pedra

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Tempere as postas de cação com pimenta-do-reino e deixe na geladeira.
  • Corte os tomates ao meio. Em seguida, corte cada metade de tomate ao meio. Retire as sementes e corte os pedaços de tomate em tiras de 1 cm a 1,5 cm.
  • Leve uma panela de barro ou de pedra ao fogo alto. Adicione o alho, a cebola e os tomates. Não coloque nenhum tipo de óleo e mexa o tempo todo até o tomate começar a amolecer e soltar água.
  • Quando os tomates estiverem bem moles, ponha 1 xícara de água e continue a mexer. Acrescente os pimentões e o cação. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Então, adicione os camarões, o leite de coco light, a salsinha e o coentro. Mexa delicadamente para não danificar o cação. Deixe cozinhar por mais 5 minutos com a panela tampada.
  • Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-caiena. Prontinho!

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Moqueca light
Quantidade por Porção
Calorias 345 Calorias da Gordura 90
% Valores Diários*
Gordura Total 10g15%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 134mg45%
Sódio 385mg19%
Potássio 966mg21%
Carboidratos 18g6%
Fibras 5g20%
Açúcar 8g
Proteína 45g90%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave moqueca, moqueca light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário