Que a cenoura tem vários benefícios para a saúde, provavelmente não é nenhuma novidade para você. Mas, mesmo sabendo que ela faz muito bem, talvez você tenha enjoado de comer a mesma salada de cenoura todo dia.
Então, que tal conhecer novas maneiras de aproveitar o alimento nas refeições? Hoje, vamos te apresentar uma receita de nhoque de cenoura light e fit que fica incrível para o almoço ou jantar.
Além da cenoura, a massa da receita também leva batata. No entanto, ela não pede a controversa farinha de trigo branca; quem aparece em seu lugar é a farinha de aveia, que é um tipo de farinha mais saudável.
Para completar, a preparação conta com o toque saboroso do queijo parmesão light e de temperos como sálvia, noz-moscada e pimenta-do-reino, que fazem toda a diferença no resultado final.
Ficou com vontade de experimentar? Então aprenda como fazer o nhoque de cenoura light e fit com as instruções a seguir e prove já esta maravilha!

Nhoque de cenoura light e fit
Equipamento
- Panelas
- Tigela
- Frigideira
- Travessa
Ingredientes
- 100 gramas batata-inglesa descascada e cortada em cubinhos
- 140 gramas cenoura descascada e cortada em cubinhos
- 75 gramas farinha de aveia sem glúten
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa manteiga ghee
- azeite de oliva a gosto
- queijo parmesão light ralado a gosto
- sálvia fresca a gosto
- noz-moscada a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- água
Instruções
- Separadamente, cozinhe a batata e a cenoura no vapor. A batata por aproximadamente 25 minutos e a cenoura por cerca de cinco a 10 minutos.
- Outra opção é cozinhar no micro-ondas: faça furinhos na batata e cozinhe por oito minutos; cozinhe a cenoura com um pouco de água e coberta por plástico filme por quatro minutos.
- Você também pode cozinhar na água fervente: a batata por aproximadamente 15 minutos e a cenoura por cerca de cinco minutos.
- Após cozinhar, amasse a batata e a cenoura. Transfira para uma tigela e junte ⅓ da farinha de aveia, o ovo, o sal e a noz-moscada.
- Misture bem e adicione o restante da farinha de aveia aos poucos. Se achar que a massa está muito mole, coloque mais farinha.
- Leve a massa à geladeira e deixa por lá durante 10 minutos para esfriar.
- Passado esse tempo, faça rolinhos com a massa e corte no formato de quadradinhos.
- Leve uma panela com água ao fogo para ferver. Coloque o nhoque aos poucos na água fervente e retire com uma escumadeira quando começarem a boiar.
- Ponha os nhoques já cozidos em uma travessa com azeite de oliva, mas sem empilhar um no outro. Reserve.
- Leve uma frigideira ao fogo para aquecer. Adicione a manteiga ghee e deixe derreter até ficar com uma cor amendoada. Se quiser, retire a espuma que formar.
- Junte a sálvia e deixe murchar. Acrescente os nhoques e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo, disponha os nhoques em uma travessa e finalize com o parmesão ralado.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten.
- No lugar de cozinhar o nhoque na água fervente, você pode levá-lo ao forno preaquecido por cinco minutos enquanto finaliza o molho. Mas saiba que o nhoque cozido fica mais molhadinho.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?