Benefícios da Cenoura: Como Usar e Dicas de Receitas!

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

Ótima para os olhos, para o cérebro e para o coração: conheça todos os benefícios da cenoura, para que serve e dicas de consumo!

A cenoura (Daucus carota, família Apiaceae) é uma raiz comestível, de coloração laranja, muito utilizada em todo o mundo. Alimento pouco calórico (100 g fornecem cerca de 54 calorias), a cenoura crua é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não eleva os níveis de açúcar no sangue.

Ela é uma riquíssima fonte de vitamina A, na forma de carotenoides, um nutriente muito proveitoso para a saúde dos olhos. É também uma boa fonte de vitamina C (agente antioxidante e ajuda o sistema de defesa), vitamina K (boa para coagulação sanguínea), vitamina B6 (previne a anemia e problemas de crescimento), biotina ou ainda vitamina H (atua no metabolismo de gorduras); de potássio (importante para os neurônio, músculos e coração), de molibdênio (utilizado no metabolismo do ferro; também previne a anemia) e de fibras (que ótimas para o intestino).

Aproveite para entender se cenoura emagrece ou engorda e confira as calorias da cenoura em seus diferentes tipos e porções.

Vídeo:

Propriedades e benefícios da cenoura

Os benefícios da cenoura são inúmeros. Entenderemos um pouco a respeito deles a seguir, sabendo para que serve a cenoura em detalhes e suas propriedades para saúde e boa forma:

1. A cenoura é ótima para os olhos

Comer cenoura é excelente para a manutenção da saúde dos olhos porque o betacaroteno encontrado nela é transformado em vitamina A no nosso organismo. Um dos pigmentos presentes na retina, capaz de reconhecer a luz, nada mais é do que uma forma de vitamina A, que evita a cegueira noturna e ajuda a prevenir a ocorrência de outras doenças que afetam a visão, como a catarata e a degeneração macular associada à idade.

2. Ajuda no combate ao câncer

A cenoura é a única espécie que produz uma toxina antifúngica denominada de falcarinol, um “pesticida” natural que estudos mostraram que conseguiu conter o crescimento de células de câncer de cólon. O betacaroteno presente na cenoura também possui uma ação anticancerígena para o câncer de pulmão e câncer de cólon.

Por fim, a cenoura também traz benefícios contra a leucemia. Uma pesquisa mostrou que o extrato do suco de cenoura conseguiu matar as células leucêmicas e impedir sua progressão.

3. Boa para o coração

A cenoura apresenta uma quantidade e qualidade extremamente significativa de antioxidantes que garantem muitos benefícios para o sistema cardiovascular, já que muitas dessas doenças têm origem no estresse oxidativo.

Sua grande quantidade de fibras solúveis, sobretudo a pectina, estimula a produção da bile, e para esta síntese, o fígado recruta o colesterol presente no sangue, provocando a redução dos níveis de colesterol. As cenouras também são ricas em potássio, um vasodilatador, que relaxa a tensão nos vasos sanguíneos e permite uma melhor fluidez ao sangue (o que diminui a pressão arterial).

4. A cenoura também é boa para o cérebro

Uma pesquisa feita na Holanda revelou que o betacaroteno protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento sobre a capacidade cognitiva. Um estudo feito em Harvard mostrou que homens que consumiram suplementos de betacaroteno (50 mg, em dias alternados), tiveram uma desaceleração desse caimento cognitivo, levando em conta, é claro, os resultados do grupo que recebeu o placebo.

5. A cenoura ajuda a emagrecer

Além de ser um alimento pouco calórico, a cenoura, como já citado, é um alimento altamente nutritivo. A vitamina A parece ajudar a diminuir a gordura abdominal e a vitamina C ajuda a queimar gorduras durante a prática de atividade física. As fibras da cenoura também auxiliam a perder peso ao proporcionar uma sensação de saciedade.

Outros benefícios da cenoura

  • 6. Uma pesquisa revelou que pessoas que sofreram um AVC, mas que tinham altos níveis de betacaroteno no organismo, apresentaram um maior índice de sobrevivência. A ingestão diária de uma cenoura diminui as chances de acontecer um acidente vascular cerebral em até 68%.
  • 7. Crianças devem comer cenoura, pois a vitamina A auxilia no desenvolvimento infantil.
  • 8. As fibras da cenoura ajudam na limpeza do cólon.
  • 9. A cenoura também é ótima para o fígado, pois o protege da toxicidade de algumas substâncias.
  • 10. A cenoura é uma aliada da saúde bucal. Só o fato de mastigar a cenoura já ajuda a promover a limpeza dos dentes. Comer cenoura também estimula uma maior produção de saliva, fluido corporal que participa do combate às bactérias causadoras de cáries e mau hálito.
  • 11. Tais propriedades antibacterianas da cenoura auxiliam o sistema de defesa do nosso organismo. A vitamina C também instiga a atuação dos leucócitos.
  • 12. A vitamina A e os demais antioxidantes da cenoura são ótimos para a pele: protegem as células da ação dos raios solares. Além disso, a vitamina A auxilia na prevenção de rugas, acnes e manchas da pele.
  • 13. A deficiência de vitamina A deixa as unhas e os cabelos secos, e pode causar a xeroftalmia, ressecamento da pele a nível patológico.

Informações nutricionais da cenoura

Em 100g de cenouras cozidas há:

Energia54 calorias
Carboidratos8,00 g
Proteínas0,75 g
Gorduras2,5 g
Fibras2,9 g

Como usar e dicas!

A cenoura já é muito usada na culinária. As saladas de cenoura são refrescantes, uma ótima opção para o verão.

Muitos bares têm em seu cardápio palitos ou chips de cenoura, um petisco mais suave e saudável.

A cenoura também é utilizada para o preparo de receitas de sopas de cenoura propriamente ditas ou sopas de legumes com a mesma. Purês e sucos de cenoura também são preparados ótimas opções para sua dieta.

Seu sabor adocicado também possibilita usá-la como ingrediente principal de sobremesas; o bolo de cenoura é bastante apreciado. Essas são apenas algumas ideias para incrementar sua dieta e aproveitar os benefícios da cenoura!

Dê preferência à cenoura crua. Quando a cozinhamos, sobretudo por muito tempo, perdemos uma boa parte de seus nutrientes.

Ao ralarmos ou centrifugarmos a cenoura, ela fica mais exposta à luz e com isso a vitamina A sofre uma reação química de decomposição. Se precisar usá-la dessa forma, consuma-a o mais breve possível.

Vídeos bônus:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

  1. G Zaini, Rana, et al. “Effects of bioactive compounds from carrots (Daucus carota L.), polyacetylenes, beta-carotene and lutein on human lymphoid leukaemia cells.” Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry (Formerly Current Medicinal Chemistry-Anti-Cancer Agents) 12.6 (2012): 640-652.
  2. Roselli, Marianna, et al. “Impact of organic and conventional carrots on intestinal and peripheral immunity.” Journal of the Science of Food and Agriculture 92.14 (2012): 2913-2922.
  3. Sikora, M., E. Hallmann, and E. Rembiałkowska. “The content of bioactive compounds in carrots from organic and conventional production in the context of health prevention.” Roczniki Panstwowego Zakladu Higieny 60.3 (2008): 217-220.
  4. Imsic, Michael, et al. “Effect of storage and cooking on β-carotene isomers in carrots (Daucus carota L. cv.‘Stefano’).” Journal of agricultural and food chemistry 58.8 (2010): 5109-5113.
  5. Kjellenberg, Lars, et al. “Effects of harvesting date and storage on the amounts of polyacetylenes in carrots, Daucus carota.” Journal of agricultural and food chemistry 58.22 (2010): 11703-11708.
  6. MATĚJKOVÁ, Jana, and Kristína PETŘÍKOVÁ. “Variation in content of carotenoids and vitamin C in carrots.” Notulae Scientia Biologicae 2.4 (2010): 88-91.
  7. Metzger, Brandon T., and David M. Barnes. “Polyacetylene diversity and bioactivity in orange market and locally grown colored carrots (Daucus carota L.).” Journal of agricultural and food chemistry 57.23 (2009): 11134-11139.
  8. Oude Griep, Linda M., et al. “Colours of fruit and vegetables and 10-year incidence of CHD.” British Journal of Nutrition 106.10 (2011): 1562-1569.
  9. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios da cenoura para a boa forma e saúde? Com que frequência a consome em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,77 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

10 comentários em “Benefícios da Cenoura: Como Usar e Dicas de Receitas!”

  1. Amei as informações sobre a cenoura obrigada pelos esclarecimentos e nem imaginava que a cenoura tras tanto benefícios para nossa saúde.

  2. Diariamente faço suco de cenoura, inhame, abacaxi, após batido no liquidificador espremo um limão. Tomo em jejum e depois de 15 minutos como alguma coisa. A cura dos males vem da natureza! Experimentem este suco, é simplesmente SENSACIONAL!

  3. Valeu muito .espetacular para bens obrigado por confirmar o que faço com frequência. fiquei impolgado com a matéria isso me ajudará na perseverança. Um abraco.

  4. Parabéns pelo artigo sobre a cenoura; está bem fundamentado cientificamente. Isso dá credibilidade ao site.

  5. Além destes ótimos benefícios, a cenoura é excelente para o vigor sexual. Estudos revelaram que o consumo regular de cenoura aliado a uma dieta balanceada incluindo brócolis, resulta em uma explosão hormonal sem precedentes.