Benefícios da Cenoura, dicas e receitas

Especialista:
atualizado em 26/08/2020

Ótima para os olhos, para o cérebro e para o coração: conheça todos os benefícios da cenoura, para que serve e dicas de consumo!

A cenoura (Daucus carota, família Apiaceae) é uma raiz comestível, de cor laranja, muito utilizada em todo o mundo.

Alimento pouco calórico (100 g fornecem cerca de 54 calorias), a cenoura crua é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, isto é, sua ingestão não eleva os níveis de açúcar no sangue.

Além disso ela é uma riquíssima fonte de vitamina A, na forma de carotenoides, um nutriente muito importante para a saúde dos olhos. É também uma boa fonte de vitamina C, além de ser rica em diversas outras vitaminas e minerais.

Assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista sobre os benefícios da cenoura ou se preferir continue lendo o artigo a seguir.

Propriedades e benefícios da cenoura

Os benefícios da cenoura são inúmeros. Saiba todas as suas propriedades para saúde e boa forma:

1. A cenoura é ótima para os olhos

Comer cenoura é excelente para a manutenção da saúde dos olhos porque o betacaroteno encontrado nela é transformado em vitamina A no nosso organismo.

Um dos pigmentos presentes na retina, capaz de reconhecer a luz, nada mais é do que uma forma de vitamina A, que reduz o risco de cegueira noturna e ajuda a prevenir a ocorrência de outras doenças que afetam a visão, como por exemplo a catarata e a degeneração macular associada à idade.

Sendo assim a cenoura tem de fato a propriedade de melhorar a visão.

2. Pode ajudar no combate a tumores

A cenoura é a única espécie que produz uma toxina denominada de falcarinol, que estudos mostraram ter conseguido conter o crescimento de células tumorais no cólon.

Da mesma maneira o betacaroteno presente na cenoura também possui uma ação preventiva para o câncer de pulmão e câncer de cólon.

Por fim, a cenoura também traz benefícios contra a leucemia. Uma pesquisa mostrou que o extrato do suco de cenoura conseguiu eliminar as células leucêmicas e impedir sua progressão.

3. Boa para o coração

A cenoura apresenta uma quantidade e qualidade extremamente significativa de antioxidantes que garantem muitos benefícios para o sistema cardiovascular, já que muitas dessas doenças têm origem no estresse oxidativo.

As fibras presentes na cenoura ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Além disso ela é rica em potássio, mineral que ajuda a diminuir a pressão arterial.

4. A cenoura também é boa para o cérebro

Tanto uma pesquisa feita na Holanda como um estudo de Harvard mostraram que o betacaroteno protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento, ajudando a preservar a capacidade cognitiva na terceira idade.

cenoura

5. A cenoura ajuda a emagrecer

Além de ser um alimento pouco calórico, a cenoura é um alimento altamente nutritivo. A vitamina A parece ajudar a diminuir a gordura abdominal e a vitamina C ajuda na oxidação das gorduras durante a prática de atividade física.

Não só isso, mas já as fibras da cenoura auxiliam na perda de peso ao proporcionar uma sensação de saciedade, além de favorecer o trânsito intestinal.

Então aproveite para saber mais como a cenoura emagrece e confira as calorias da cenoura em seus diferentes tipos e porções.

6. A cenoura pode diminuir o risco da incidência de AVCs

Uma pesquisa revelou que pessoas que sofreram um AVC, mas que tinham altos níveis de betacaroteno no organismo, apresentaram um maior índice de sobrevivência. A ingestão diária de uma cenoura diminui as chances de acontecer um acidente vascular cerebral em até 68%.

Outros benefícios da cenoura

  • Desenvolvimento das crianças: Crianças devem comer cenoura, pois a vitamina A auxilia no desenvolvimento infantil.
  • Limpeza do Cólon: As fibras da cenoura ajudam na limpeza do cólon.
  • Saúde do Fígado: A cenoura também é ótima para o fígado, pois o protege da toxicidade de algumas substâncias.
  • Saúde Bucal: A cenoura é uma aliada da saúde bucal. Só o fato de mastigar a cenoura já ajuda a promover a limpeza dos dentes. Além disso comer cenoura também estimula uma maior produção de saliva, que ajuda a combater as bactérias causadoras de cáries e mau hálito.
  • Antibactericida: A cenoura tem propriedades antibacterianas que auxiliam o sistema de defesa do nosso organismo. A vitamina C também ajuda a atividade dos leucócitos.
  • Beleza da Pele: A vitamina A e os demais antioxidantes da cenoura são ótimos para a pele porque protegem as células da ação dos raios solares. Além disso, a vitamina A auxilia na prevenção de rugas, acnes e manchas da pele.
  • Hidratação de unhas e cabelos: A deficiência de vitamina A deixa as unhas e os cabelos secos, e além disso pode causar um severo ressecamento da pele.

Informações nutricionais da cenoura

Em 100g de cenouras cozidas há:

Informações NutricionaisPor 100g de cenoura cozida
Energia54 calorias
Carboidratos8 g
Proteínas0,75 g
Gorduras2,5 g
Fibras2,9 g

Como usar e dicas!

A cenoura já é muito usada na culinária. As saladas de cenoura são refrescantes, uma ótima opção para o verão. Muitos bares têm em seu cardápio palitos ou chips de cenoura, um petisco mais suave e saudável.

A cenoura também é utilizada para o preparo de receitas de sopas de cenoura propriamente ditas ou sopas de legumes com a mesma. Purês e sucos de cenoura também são ótimas opções para sua dieta.

Além disso seu sabor adocicado também possibilita usá-la como ingrediente principal de sobremesas; o bolo de cenoura é bastante apreciado. Essas são apenas algumas ideias para incrementar sua dieta e aproveitar os benefícios da cenoura!

Dê preferência à cenoura crua. Quando a cozinhamos, sobretudo por muito tempo, perdemos uma boa parte de seus nutrientes.

Ao ralarmos ou centrifugarmos a cenoura, ela fica mais exposta à luz e com isso a vitamina A sofre uma reação química de decomposição. Se precisar usá-la dessa forma, consuma-a o mais rapidamente possível.

Veja neste vídeo abaixo a nossa nutricionista falando dos benefícios da cenoura para a manutenção da boa forma.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:
  1. G Zaini, Rana, et al. “Effects of bioactive compounds from carrots (Daucus carota L.), polyacetylenes, beta-carotene and lutein on human lymphoid leukaemia cells.” Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry (Formerly Current Medicinal Chemistry-Anti-Cancer Agents) 12.6 (2012): 640-652.
  2. Roselli, Marianna, et al. “Impact of organic and conventional carrots on intestinal and peripheral immunity.” Journal of the Science of Food and Agriculture 92.14 (2012): 2913-2922.
  3. Sikora, M., E. Hallmann, and E. Rembiałkowska. “The content of bioactive compounds in carrots from organic and conventional production in the context of health prevention.” Roczniki Panstwowego Zakladu Higieny 60.3 (2008): 217-220.
  4. Imsic, Michael, et al. “Effect of storage and cooking on β-carotene isomers in carrots (Daucus carota L. cv.‘Stefano’).” Journal of agricultural and food chemistry 58.8 (2010): 5109-5113.
  5. Kjellenberg, Lars, et al. “Effects of harvesting date and storage on the amounts of polyacetylenes in carrots, Daucus carota.” Journal of agricultural and food chemistry 58.22 (2010): 11703-11708.
  6. MATĚJKOVÁ, Jana, and Kristína PETŘÍKOVÁ. “Variation in content of carotenoids and vitamin C in carrots.” Notulae Scientia Biologicae 2.4 (2010): 88-91.
  7. Metzger, Brandon T., and David M. Barnes. “Polyacetylene diversity and bioactivity in orange market and locally grown colored carrots (Daucus carota L.).” Journal of agricultural and food chemistry 57.23 (2009): 11134-11139.
  8. Oude Griep, Linda M., et al. “Colours of fruit and vegetables and 10-year incidence of CHD.” British Journal of Nutrition 106.10 (2011): 1562-1569.
  9. The World’s Healthiest Foods.

Você já sabia de todos esses benefícios da cenoura para a boa forma e saúde? Com que frequência a consome em sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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10 comentários em “Benefícios da Cenoura, dicas e receitas”

  1. Amei as informações sobre a cenoura obrigada pelos esclarecimentos e nem imaginava que a cenoura tras tanto benefícios para nossa saúde.

  2. Diariamente faço suco de cenoura, inhame, abacaxi, após batido no liquidificador espremo um limão. Tomo em jejum e depois de 15 minutos como alguma coisa. A cura dos males vem da natureza! Experimentem este suco, é simplesmente SENSACIONAL!

  3. Valeu muito .espetacular para bens obrigado por confirmar o que faço com frequência. fiquei impolgado com a matéria isso me ajudará na perseverança. Um abraco.

  4. Parabéns pelo artigo sobre a cenoura; está bem fundamentado cientificamente. Isso dá credibilidade ao site.

  5. Além destes ótimos benefícios, a cenoura é excelente para o vigor sexual. Estudos revelaram que o consumo regular de cenoura aliado a uma dieta balanceada incluindo brócolis, resulta em uma explosão hormonal sem precedentes.