São diversos os motivos que podem fazer uma pessoa não consumir a farinha de trigo. Por exemplo, ela pode ter a doença celíaca ou outra condição que não permite a ingestão do glúten, proteína presente no ingrediente.
Ou então, pode ser que ela sofra com a alergia ao trigo. Outra possibilidade é que o corte da farinha branca seja uma opção de dieta, fruto do receio que a farinha de trigo faz mal.
Independente de qual seja o motivo, quem não come farinha de trigo precisa de uma alternativa ao pão tradicional, que é feito justamente à base da farinha branca. Uma opção saudável e gostosa é o pão com farinha de quinoa.
Fonte de vitaminas do complexo B, a quinoa também possui fibras e proteínas, dois nutrientes importantes para saciar o corpo. O pão com farinha de quinoa sustenta mais que o pão branco. Assim, com ele na dieta fica mais fácil manter o apetite sob controle e não comer além da conta.
Portanto, ele também pode ser uma boa opção para quem está buscando o emagrecimento ou pelo menos não engordar.
Que tal fazer o seu próprio pão com farinha de quinoa em casa? O passo a passo dessa receita sensacional está explicado logo abaixo:
Pão com farinha de quinoa
Equipamento
- Bacia
- Forma média de pão
Ingredientes
- 1 xícara farinha de quinoa
- 1 xícara aveia em flocos finos, sem glúten
- 1 xícara polvilho doce
- 1 colher de sopa açúcar mascavo
- 1 colher de chá sal
- ½ colher de sopa fermento biológico seco sem glúten
- 1 colher de sopa psyllium
- 1 colher de sopa azeite de oliva
- 1¼ xícara água morna
- 1 colher de sopa quinoa em flocos (opcional)
Instruções
- Juntar a farinha de quinoa, a aveia, o polvilho doce, o açúcar mascavo, o sal, o fermento e o psyllium em uma bacia. Mexer bem com uma colher de pau.
- Adicionar o azeite de oliva e acrescentar a água morna aos poucos, enquanto mexe a mistura. Mexer até atingir o ponto ideal: a massa deve ficar grossa, ter certa viscosidade, mas não é seca.
- Pode ser preciso usar mais ou menos água. Fique atento, pois água demais pode fazer o pão afundar no centro após assado e água de menos pode fazer o pão crescer menos. Daí a importância de adicionar água aos poucos e observar a textura da massa até chegar ao ideal.
- Transferir a massa para uma forma média de pão. Espalhar bem a massa com as mãos molhadas, pressionando delicadamente até ficar bem lisinha.
- Se quiser, polvilhe quinoa em flocos para decorar o pão. Colocar a forma com a massa em uma assadeira maior e deixar crescer dentro do forno desligado, ao lado de uma xícara com água quente. O pão deve levar entre 45 minutos a 1 hora para crescer.
- Após a massa dobrar de tamanho, levar para assar no forno preaquecido em 180º C por aproximadamente 40 minutos.
- Depois de assado, quando você conseguir encostar na forma sem se queimar, desenforme o pão em cima de uma grade ou tábua forrada com papel-toalha, Deixe esfriar totalmente antes de cortar.
Notas
- Leia detalhadamente toda a embalagem da aveia que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que ela realmente não tem glúten. Embora seja naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando é produzida, processada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.
- Além disso, leia minuciosamente o rótulo dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
- Você pode substituir a farinha de quinoa por farinha de arroz e a aveia por farinha de trigo sarraceno.
- O polvilho doce pode ser trocado por araruta e o açúcar mascavo por qualquer outro tipo de açúcar.
- A colher de sopa de psyllium pode ser substituída por 1/2 colher de chá de goma xantana.
- Lembre-se que as substituições alteram o teor nutricional e de calorias da receita.
- A quantidade de água morna necessária na receita pode variar conforme as substituições que você fizer e conforme o clima.
- Recomenda-se usar uma forma de pão com 22 cm de comprimento x 6 cm de altura x 8 de largura. Se a sua forma for maior, você precisará dobrar as quantidades dos ingredientes da receita.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?
Fiz a receita, foi fácil. E o pão ficou ótimo!!!