Receita de pão com farinha de quinoa fit sem glúten

Especialista:
atualizado em 12/11/2020

São diversos os motivos que podem fazer uma pessoa não consumir a farinha de trigo. Por exemplo, ela pode ter a doença celíaca ou outra condição que não permite a ingestão do glúten, proteína presente no ingrediente.

Ou então, pode ser que ela sofra com a alergia ao trigo. Outra possibilidade é que o corte da farinha branca seja uma opção de dieta, fruto do receio que a farinha de trigo faz mal.

Independente de qual seja o motivo, quem não come farinha de trigo precisa de uma alternativa ao pão tradicional, que é feito justamente à base da farinha branca. Uma opção saudável e gostosa é o pão com farinha de quinoa.

Fonte de vitaminas do complexo B, a quinoa também possui fibras e proteínas, dois nutrientes importantes para saciar o corpo. O pão com farinha de quinoa sustenta mais que o pão branco. Assim, com ele na dieta fica mais fácil manter o apetite sob controle e não comer além da conta.

Portanto, ele também pode ser uma boa opção para quem está buscando o emagrecimento ou pelo menos não engordar.

Que tal fazer o seu próprio pão com farinha de quinoa em casa? O passo a passo dessa receita sensacional está explicado logo abaixo:

Pão de quinoa

Pão com farinha de quinoa

Um pãozinho sem farinha de trigo à base de quinoa. Uma delícia para o seu café da manhã.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr 40 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 15
Calorias 93 kcal

Equipamento

  • Bacia
  • Forma média de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a farinha de quinoa, a aveia, o polvilho doce, o açúcar mascavo, o sal, o fermento e o psyllium em uma bacia. Mexer bem com uma colher de pau.
  • Adicionar o azeite de oliva e acrescentar a água morna aos poucos, enquanto mexe a mistura. Mexer até atingir o ponto ideal: a massa deve ficar grossa, ter certa viscosidade, mas não é seca.
  • Pode ser preciso usar mais ou menos água. Fique atento, pois água demais pode fazer o pão afundar no centro após assado e água de menos pode fazer o pão crescer menos. Daí a importância de adicionar água aos poucos e observar a textura da massa até chegar ao ideal.
  • Transferir a massa para uma forma média de pão. Espalhar bem a massa com as mãos molhadas, pressionando delicadamente até ficar bem lisinha.
  • Se quiser, polvilhe quinoa em flocos para decorar o pão. Colocar a forma com a massa em uma assadeira maior e deixar crescer dentro do forno desligado, ao lado de uma xícara com água quente. O pão deve levar entre 45 minutos a 1 hora para crescer.
  • Após a massa dobrar de tamanho, levar para assar no forno preaquecido em 180º C por aproximadamente 40 minutos.
  • Depois de assado, quando você conseguir encostar na forma sem se queimar, desenforme o pão em cima de uma grade ou tábua forrada com papel-toalha, Deixe esfriar totalmente antes de cortar.

Notas

  • Você pode substituir a farinha de quinoa por farinha de arroz e a aveia por farinha de trigo sarraceno.
  • O polvilho doce pode ser trocado por araruta e o açúcar mascavo por qualquer outro tipo de açúcar.
  • A colher de sopa de psyllium pode ser substituída por 1/2 colher de chá de goma xantana.
  • Lembre-se que as substituições alteram o teor nutricional e de calorias da receita.
  • A quantidade de água morna necessária na receita pode variar conforme as substituições que você fizer e conforme o clima.
  • Recomenda-se usar uma forma de pão com 22 cm de comprimento x 6 cm de altura x 8 de largura. Se a sua forma for maior, você precisará dobrar as quantidades dos ingredientes da receita.

Informação Nutricional

Calorias: 93kcalCarboidratos: 17gProteína: 2gGordura: 2gGordura Saturada: 1gSódio: 29mgPotássio: 16mgFibras: 2gAçúcar: 1gVitamina A: 22IUCálcio: 5mgFerro: 1mg
Palavras Chave pão caseiro, pão de quinoa
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário