Receita de pão de espelta light sem farinha

Especialista da área:
atualizado em 27/09/2021

Para quem procura uma opção de farinha mais saudável do que a tradicional e polêmica farinha de trigo branca para as suas refeições, a espelta pode ser uma ótima alternativa. 

Afinal, diferente da farinha branca, a farinha de espelta preserva boa parte dos seus nutrientes. Além disso, embora até contenha glúten, ela tem menos do que a farinha de trigo e aparenta ser tolerada mais facilmente.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, que tal trocar o tradicional pão branco do café da manhã ou da tarde por um pão de espelta light? Não sabe onde pode encontrar o produto? Sem problemas, pois você mesmo pode preparar o pão aí da sua casa!

Hoje, vamos te apresentar uma receita que necessita de apenas quatro ingredientes: água morna, fermento biológico, sal e, é claro, a farinha de espelta integral.

Ficou com vontade de testar? Então, aprenda o passo a passo do pão de espelta light e coloque já a mão na massa!

Pão de espelta

Pão de espelta light

Um pão caseiro com apenas quatro ingredientes. Sem farinha branca!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 40 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 1 hr 20 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 10
Calorias 205 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Batedeira
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Dissolva o ½ tablete de fermento biológico na água morna. A água realmente precisa estar morna e não quente para ativar as bactérias do fermento.
  • Junte a farinha de espelta e o sal em uma tigela e misture. Adicione a água com o fermento dissolvido no centro da mistura.
  • Amasse e sove com as mãos por 10 minutos ou por cinco minutos com a batedeira, usando o acessório de gancho.
  • Se a massa ainda estiver muito mole depois de sovar, coloque um pouco mais de farinha de espelta e amasse outra vez até incorporar por completo.
  • Então, modele a massa no formato de uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  • Passado esse tempo, polvilhe farinha de espelta nas mãos e em uma bancada ou superfície bem limpa. Ponha a massa em cima e sove mais um pouco para retirar o ar.
  • Modele outra vez no formato de bola, coloque em uma assadeira polvilhada com farinha de espelta e cubra com um pano. Preaqueça o forno por um a dois minutos e desligue.
  • Ponha a assadeira com a massa coberta com pano no forno desligado por duas horas.
  • Após esse tempo, sove a massa mais um pouco, em cima de uma superfície ou bancada limpa e enfarinhada.
  • Modele no formato da sua preferência. Polvilhe um pouco de farinha de espelta na massa e faça um corte no formato de cruz com uma faca afiada.
  • Devolva a massa à assadeira, cubra com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos.
  • Nesse meio tempo, preaqueça o forno na temperatura máxima (250º C).
  • Após os 15 minutos, abaixe a temperatura para 200º C e leve o pão ao forno para assar, com calor em cima e em baixo, por 30 a 40 minutos. Quando estiver dourado e craquelado, retire e deixe esfriar em uma grade antes de comer.

Notas

  • Algo que ajuda a dar uma crosta crocante ao pão é colocar um recipiente com água quente no forno enquanto o pão assa.
  • A quantidade de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar cada fatia do pão.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão de espelta light
Quantidade por Porção
Calorias 205 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 237mg12%
Potássio 14mg0%
Carboidratos 37g12%
Fibras 7g28%
Proteína 7g14%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave pão, pão caseiro, pão de espelta, pão de espelta light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário