Receita de pão sem lactose e sem glúten delicioso

Especialista da área:
atualizado em 17/02/2021

Para quem sofre com uma intolerância alimentar, como a intolerância à lactose que restringe o consumo de leite, é preciso redobrar a atenção com a alimentação. Tudo para evitar consumir, mesmo sem querer, aquela substância que o seu organismo não aceita muito bem.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, para garantir um café da manhã ou lanchinho da tarde mais seguro, a pessoa pode preparar o seu próprio pão sem lactose. Como não poderia deixar de ser, a receita não leva nadinha de leite ou seus derivados.

Além disso, o pão sem lactose que vamos conhecer hoje também é uma alternativa de pão sem glúten. A preparação não leva farinha de trigo – em vez disso usa farinha de arroz integral, farinha de castanha de caju, polvilho doce e amido de milho.

Mesmo que você não tenha intolerância à lactose ou uma doença que impeça a ingestão do glúten, dá para preparar o pãozinho de hoje para recebear ou presentar um amigo ou parente que sofra com esses problemas. Certamente eles vão amar!

Portanto, aprenda agora mesmo como preparar o pão sem lactose. Confira o passo a passo a seguir e corra até a cozinha para testar a receita!

Pão sem lactose

Pão sem lactose

Um pãozinho para quem sofre com intolerância à lactose. A receita também é livre de glúten!
5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 10
Calorias 158 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Espátula
  • Forma de pão

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Juntar a água morna, o fermento e o açúcar em uma tigela. Misturar e deixar em um local morno para reagir até formar uma esponja, durante 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, preaquecer o forno na temperatura alta.
  • Misturar as farinhas, o polvilho doce e o amido de milho em outra tigela. Adicionar a mistura do fermento e mexer bem com uma espátula. Se quiser, também pode usar o fuê (batedor de claras).
  • Adicionar o azeite e o sal na massa e misturar novamente. Distribuir a massa em uma forma de silicone (se não tiver, unte outra forma) e polvilhar as sementes por cima.
  • Levar ao forno preaquecido para assar por cinco minutos. Abaixar o fogo para 180º C a 200º C e assar por mais 20 a 35 minutos. Esperar esfriar um pouco para tirar do forno e deixar o pão esfriar por completo em cima de uma grade ou papel-toalha. Cortar só após o pão esfriar totalmente, para não desmanchar.

Notas

  • Se quiser, use outras ou mais sementes para polvilhar o pão.
  • Recomenda-se usar uma forma com 18 cm de largura na base, 21,5 cm de largura no topo e 8 cm de altura.
  • O número de porções que a receita rende a o teor de calorias por porção pode variar conforme o tamanho em que você cortar cada fatia de pão.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão sem lactose
Quantidade por Porção
Calorias 158 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 2g
Colesterol 16mg5%
Sódio 242mg12%
Potássio 76mg2%
Carboidratos 21g7%
Fibras 1g4%
Açúcar 1g
Proteína 4g8%
Vitamina A 24IU1%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 1mcg42%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 15mg1%
Cobre 1mg
Folato 18mcg5%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 31mg7%
Fósforo 89mg7%
Selênio 2mcg4%
Zinco 1mg9%
Colina 14mg3%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave pão, pão caseiro, pão sem lactose
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário