Receita de pão vegano com painço para emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 24/02/2021

Que o tradicional pão branco não é o melhor alimento para perder peso, não é novidade para ninguém, não é mesmo? Por isso, é bem importante encontrar alternativas mais saudáveis e favoráveis ao emagrecimento para substituir o alimento no dia a dia.

Por exemplo, uma dessas alternativas é esse pão com painço para emagrecer. Uma grande vantagem deste pão em relação ao pão branco é que o painço é fonte de fibras, um nutriente que ajuda a perda de peso porque promove a saciedade. Conheça outros benefícios do painço.

  Continua Depois da Publicidade  

A preparação também leva a quinoa, que é outro ingrediente saudável e fonte de fibras. Como se não bastasse, trata-se de um pão sem glúten e vegano. Assim, ele também se torna uma opção para quem não pode ingerir o glúten ou segue um estilo de vida sem qualquer produto de origem animal.

Ou seja, é um tipo de pão muito versátil que não serve apenas para quem está fugindo do pão branco porque quer evitar o ganho de peso. O melhor de tudo é que você pode prepará-lo aí mesmo na sua casa!

Quer testar para comprovar? Então, confira a seguir os ingredientes que você vai precisar e aprenda também o passo a passo da receita:

Pão de painço

Pão com painço para emagrecer

Uma pãozinho que é melhor para a dieta que o pão branco. Vegano e sem glúten!
4.29 de 7 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 55 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Rendimento 12
Calorias 97 kcal

Equipamento

  • Bacia
  • Forma de pão

Ingredientes
  

  • 1 xícara farinha de painço
  • ½ xícara quinoa em flocos
  • ¾ xícara polvilho doce
  • 1 colher de sopa açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa psyllium
  • 1 colher de sopa azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa sal
  • 1 colher de sopa fermento biológico seco
  • 1 xícara água morna (pode ser necessário aproximadamente mais ⅓ de xícara)

Instruções
 

  • Juntar a farinha de painço, a quinoa, o polvilho doce, o fermento, o açúcar mascavo e o psyllium em uma bacia e mexer rapidamente para obter um mix de farinhas. Adicionar o sal e mexer novamente. Acrescentar o azeite.
  • Por a água morna aos pouquinhos, mexendo sempre. É preciso mexer a cada adição de um pouco de água e observar a textura da massa. Não pode ser muito mole, pois assim o pão afunda no centro, mas não pode ser muito dura ou o pão não cresce direito.
  • Distribuir a massa na forma de pão e colocar em um canto da cozinha para deixar a massa crescer por cerca de 30 minutos. Uma dica é deixar a massa crescer dentro do micro-ondas junto com uma xícara de água quente, para que ela cresça mais rápido.
  • Nesse meio tempo em que a massa está crescendo, preaquecer o forno em 180º C. Depois que a massa crescer, levar ao forno para assar por 40 minutos ou até dourar.
  • Retirar o pão da forma apenas quando você conseguir encostar no recipiente sem se queimar. Então, deixar o pão esfriar em cima de uma grade ou papel-toalha. Cortar apenas depois que esfriar por completo para não desmanchar o pão.

Notas

  • Leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.
  • Tome cuidado para que o sal não entre em contato direto com o fermento, pois ele pode matar o fermento.
  • Você pode substituir o açúcar mascavo por qualquer tipo de açúcar, mas não por adoçante.
  • Dá para usar qualquer óleo no lugar do azeite, amaranto em flocos no lugar da quinoa em flocos e araruta no lugar do polvilho doce. Outro opção é trocar o psyllium por 1/2 colher de chá de goma xantana, goma guar ou CMC.
  • Não há uma quantidade exata de água para a receita, é preciso ir adicionando aos poucos e testando, pois fatores externos como a umidade podem afetar a taxa de absorção de água da farinha. As eventuais substituições na receita também interferem na quantidade necessária de água.
  • Recomenda-se usar uma forma média de pão, de 22 cm de comprimento por 6 cm de altura e 8 cm de largura. Se a sua forma for bem grande será necessária dobrar as quantidades da receita.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Pão com painço para emagrecer
Quantidade por Porção
Calorias 97 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 196mg10%
Potássio 28mg1%
Carboidratos 19g6%
Fibras 1g4%
Açúcar 1g
Proteína 2g4%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 1mg1%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 1mcg1%
Cálcio 6mg0%
Cobre 1mg
Folato 12mcg3%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 12mg3%
Fósforo 54mg4%
Selênio 3mcg5%
Zinco 1mg9%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave pão com painço, pão com painço para emagrecer
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.29 de 7 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário