Pão Engorda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Com os anos, especialistas descobriram que o consumo alto de pão engorda, tanto que o pão é frequentemente reconhecido como o vilão do planeta dos alimentos saudáveis. A maioria das variedades tende a ser sem nutrição e é considerada a maior inimiga das dietas com poucos carboidratos e gorduras.

Alguns alegam que ele tem um índice glicêmico muito alto e é pouco nutritivo, e assim deve ser completamente evitado, enquanto outros dizem que pães são ricos em fibras e carboidratos, o que faz deles um alimento necessário. Então, que pensamento você deve seguir? Vamos descobrir conforme vamos mais fundo para responder a questão se pão engorda mesmo?

Pão Branco

O pão branco é feito de farinha refinada, assim implicando que todos os nutrientes e fibras foram retirados do grão. Assim, esse pão é digerido muito rápido, criando um pico nos níveis de açúcar no sangue. E conforme o nível de açúcar no sangue sobe, nossos corpos tendem a produzir mais insulina, sinalizando para que as células absorvam mais açúcar para energia e armazenamento, Assim, por um período de tempo, a insulina produz dispersos. Isso pode eventualmente levar a diabetes tipo 2. Além disso, um nível adicional de insulina leva a uma grande quantidade de armazenamento de gordura no corpo, dando boas vindas a vários problemas.

Pão Integral

O pão integral tem mais fibras e, assim, é bom para a saúde intestinal. Isso ajuda a prevenir muitas doenças crônicas como câncer, diabetes, obesidade e prisão de ventre. O pão integral também contém nutrientes e minerais. Entretanto, note que tudo isso depende do grão e da proteína que o pão contém. Essa variedade de pão não cria um pico de açúcar no sangue e é muito melhor quando comparada ao pão branco.

Tenha em mente que a qualidade do pão integral importa. Muitas vezes é possível ver pela embalagem que o pão integral não é muito diferente do pão branco. Veja o valor nutricional e escolha o pão que tem mais proteína e menos gordura e açúcar. Se ele contém gorduras trans, evite completamente.

O Problema da Quantidade

O principal problema com o trigo (a menos que você tenha sensibilidade ao glúten) é que, como cultura, nós consumimos muito dele. Apenas dê uma olhada na dieta comum – um pão francês no café da manhã, um sanduíche no lanche e macarrão no almoço e jantar. Isso é muito grão em apenas um dia. Mesmo quantidades maiores seriam consumidas se levarmos em consideração lanches e sobremesas comuns como biscoitos.

3 principais razões por que você deve comer um pão de qualidade:

Tudo depende do tipo, fabricação e nutrição:

1. Pães contêm carboidratos.

Carboidratos são macronutrientes que seu corpo precisa para manter a regulação de açúcar. Aproximadamente 45% da sua quantidade recomendada de calorias deve vir de carboidratos bons, como é recomendado pela maioria dos nutricionistas. Assim, comer uma fatia de pão integral por dia, que tem pelo menos 11,6 gramas de carboidratos é bom para você.

2. Pães contêm fibras

Dependendo da sua idade e gênero, seu corpo precisa de 22 a 34 gramas de fibras por dia e seu consumo pode ajudar a melhorar seus níveis de colesterol. Uma fatia de pão integral tem 1,9 gramas de fibras. 

3. Uma fatia de pão integral tem apenas cerca de 50 calorias

Escolha pães com redução de calorias.

Mitos sobre o pão

O pão tem uma má reputação nos dias de hoje. Em algum lugar no meio da moda antiglúten e todas as dietas que odeiam carboidratos, comer pão se tornou praticamente o novo fumo para muitas pessoas. Mas será que comer pão engorda tanto e é tão terrível assim? Vamos falar sobre alguns mitos do pão:

Mito 1: O pão é calorias vazias

Depende do tipo de pão que você está falando. Pão cheio de grãos integrais é cheio de fibras e vitaminas. Também é saudável para o coração.

Mito 2: Glúten faz mal para você

Glúten faz mal para pessoas com doença celíaca e alergias ao trigo. Para o resto de nós? Glúten não faz mal, mas ele não oferece benefícios a menos que seja pão integral. Tudo depende da moderação. Você pode comer pão algumas vezes por semana. Mas se você come pão o tempo todo, ou o restante da sua dieta não é saudável, isso pode não te fazer muito bem.

Então, pão engorda?

Sim, geralmente comer pão engorda. Mas, apenas se você comer muito, e do tipo errado. Escolha pães integrais e você pode comer de 2 a 4 fatias por dia, dependendo das suas necessidades de carboidratos e calorias. No final, depende de você decidir que variedade de pão consumir – o nutritivo ou o cheio de conservantes e sabores.

Um último conselho – confie nos ingredientes saudáveis reconhecíveis e você nunca vai comprar ou comer o pão errado! Então, não termine com o pão ainda; entenda as vantagens nutricionais das suas variedades mais saudáveis e você ficará bem.

De acordo com as leis da termodinâmica, o pão engorda assim como qualquer alimento, se você comer muito dele. A questão não é cortar totalmente como muitas pessoas acreditam, já que seu corpo não se importa se as calorias que ele recebe são de proteínas, gorduras ou carboidratos.

Desde que você consuma mais do que seu corpo precisa para manter a energia, esse excesso de calorias será armazenado como gordura e você ganhará peso. Alguns alimentos são mais calóricos que outros, o que faz deles mais propensos a te fazer engordar. Pães são alimentos muito calóricos, a maioria tem entre 70 e 80 calorias por 25 gramas e a maioria no mercado é feita com farinha refinada, que diminui o valor nutricional e a quantidade de fibras. Quanto menos fibras um alimento tem, mais você vai comer e pães com farinha refinada não são exceção.

Desistir do pão é um dos métodos mais comuns que as pessoas usam para perder peso, e dado o número de calorias economizadas na dieta comum ao cortar o pão, tais estratégias de fato têm algum mérito.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Que tipo de pão você prefere e tem um maior costume de comer? Quantas vezes por dia ou semana você come pão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

2 comentários em “Pão Engorda Mesmo?”

  1. ola sou a jessica e gotaria de aber comeu pao com carne engorda pois eu malho e quera saber ser eu posso comer