Benefícios do Painço – Para Que Serve e Dicas de Como Usar!

Especialista:
atualizado em 25/06/2020

Livre de glúten, fonte vegetal de proteínas e bom para o sistema digestivo: conheça os benefícios do painço e como usar!

O painço é um alimento bem conhecido pelos vegetarianos no mundo todo, mas ainda pouco explorado na culinária brasileira. É uma semente rica em fibras e proteínas, além de possuir cobre, manganês, fósforo e magnésio em sua composição.

O painço está listado entre os poucos grãos alcalinizantes para o corpo e também carrega doses de carboidratos, tiamina (vitamina B1), niacina (vitamina B3) e zinco.

Entre os benefícios do painço para a saúde podemos citar que ele protege a saúde do coração, melhora o sistema digestivo, desintoxica o corpo e reduz o risco de câncer, melhora a saúde respiratória, aperfeiçoa o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, melhora a sua saúde muscular e nervosa e protege contra a diabetes.

Para que serve o painço?

  • Ajuda à saúde digestiva;
  • Auxílio à perda de peso;
  • Combate à insônia;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Fonte de antioxidantes;
  • Combate ao envelhecimento;
  • Controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Ajuda na diminuição do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Fonte vegetal de proteínas;
  • Aceito na dieta livre de glúten.

Benefícios do painço: saiba como usar!

Existem várias formas de servir o painço.

Ele pode ser consumido na forma de grãos ou farinha e usado para fazer uma variedade de pratos – veja algumas receitas com painço para emagrecer.

  • Sirva-o cozido e temperado como acompanhamento no lugar de arroz ou batata;
  • Adicione aos seus legumes picados favoritos e faça um refogado rápido;
  • Adicione ainda quente à salada para dar um sabor especial;
  • Faça um mingau com painço cozido e adicione nozes e suas frutas favoritas;
  • Adicione painço na massa de pães, bolos e cup cakes;
  • Use os grãos inteiros em sopas;
  • Faça um risoto com os grãos para rechear charutos de repolho ou folhas de uva.

Pensando nos benefícios do painço para a boa forma e a saúde, especialistas também aconselham o uso de farinha de painço devido ao seu alto teor de fibras que podem ajudar na perda de peso saudável.

Como preparar o painço

Lave a quantidade de painço a ser cozida e remova quaisquer pedras e grãos escuros. Em seguida, deixe de molho entre oito e 24 horas. É importante deixar de molho pelo tempo mínimo indicado para remover o ácido fítico presente nas sementes. Quando ingerido, este ácido liga-se aos minerais e age como inibidor da absorção de certas enzimas pelo organismo.

Cozinhe o painço como faria com o arroz, mas com mais água – 2 ½ copos de água para um copo de painço já demolhado. Quanto mais água você usar para cozinhar, mais suave ficará o sabor.

Você vai saber que o painço está cozido quando a cor amarela escura tornar-se opaca.

Informações nutricionais do painço

Valores para um copo de painço cozido.

Nutrientes – Valores nutricionais

  • Calorias: 207
  • Carboidratos: 41 gramas
  • Gordura total: 1,7 gramas
  • Colesterol: 0
  • Gordura saturada: 0,3 gramas
  • Sódio: 3 miligramas
  • Gordura monoinsaturada: 0,3 miligramas
  • Tiamina: 0,2 miligramas
  • Gordura poli-insaturada: 0,9 gramas
  • Niacina: 2,3 miligramas
  • Fibras: 2 gramas
  • Magnésio: 76,6 miligramas
  • Proteína: 6 gramas
  • Zinco: 1,6 miligramas
  • Fósforo: 174 miligramas
  • Potássio: 108 miligramas

Contraindicação do painço

O painço contém pequenas quantidades de goitrina, uma substância que suprime a absorção de iodo pela tiroide e pode levar ao alargamento desta glândula, causando o bócio ou hipotireoidismo quando consumido em grandes quantidades.

Se você já sofre com a doença hipotireoidismo ou faz parte do grupo de risco da condição, consulte o seu médico a respeito do consumo do painço.

O que achou dos benefícios do painço? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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12 comentários em “Benefícios do Painço – Para Que Serve e Dicas de Como Usar!”

  1. E no caso em que a pessoa está fazendo hemodiliáse se pode consumir o painço? Li no link que o painço é pobre em potássio. O consumo é cru ou cozido? E quanto de consumo?

  2. Gostaria também de sabém em caso pra quem faz hemodiliáse se pode consumir o painço? Pois li no link que o painço é pobre em potássio, e o consmo é de quanto? e se é cru ou cozido

  3. gostaria muito de saber do painço e no caso de uma pessoa que faz , é obesa, cardíaca,hipertensa, é diabética, e faz hemodiliáse se pode consumir o painço e as quantidades, pois pelo que li nas informações a semente desintoxica o organismo. E quanto de consim o diário?

  4. Gostei muito,quero comenzar a comer,so que eu moro aqui no rio de Janeiro,nova Iguaçu e não sei onde eu posso comprar,se alguém sabe por favor que fale,obrigada..

    • Em lojas que vendem produtos naturais tem painço para vender que é próprio para consumo humano, pois vem já descascado. Aquele vendido para pássaros como alternativa ao alpiste não serve, pois vem com casca e você não irá conseguir retirar essa casca com métodos caseiros.

  5. Procurei o 12. Dos benefícios do painço e não achei
    Gostei de ter aprendido sobre + um alimento saudável e como consumir, receitas e seus benefícios.

  6. Estou usando painço ha alguns e estou adorando, é uma farinha leve e pode substituir a farinha branca, a digestão é otima….eu recomendo.

  7. 0 PAINÇO É UM DOS MELHORES GRÃOS , EU LI , FIQUEI SABENDO O QUANTO ELE É NOSSO O ALIMENTO AMIGO , VOU CONSUMIR MAIS PAINÇO PARA TER UMA MELHOR SAUDE , E VOU ENSINAR QUEM EU AMO , A COMER TAMBEM , ENCONTREI VÁRIAS RECEITAS FÁCEIS DE PREPARAR . ESTOU GRATA DO MODO QUE FAZEM O MELHOR PARA AS PESSOAS , OBRIGADO MATILDE