Painço – Para que serve, benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 18/10/2020

O painço é um cereal pequeno em forma de grãos, rico em fibras, proteínas e vários nutrientes, com diversos benefícios para a saúde e a boa forma.  

Ele pode ser consumido na forma de grãos ou farinha e usado para fazer uma variedade de pratos. Rico em minerais, vitaminas do complexo B e fibras. Veja 10 receitas com painço para emagrecer.

Grãos de painço
Grãos de painço

Como preparar o painço

Retire pedras e grãos escuros. Em seguida lave e deixe de molho entre 8 e 24 horas. Depois cozinhe-o como se fosse arroz. No entanto, quanto mais água, mais suave ficará o sabor.

Ele estará cozido quando a cor amarela escura tornar-se opaca.

7 maneiras de servir painço

  1. Cozido e temperado como acompanhamento;
  2. Refogado, com legumes;
  3. Complementação de saladas, adicionado quente;
  4. Mingau com nozes e frutas;
  5. Adicionais na massa de pães e bolos;
  6. Grãos inteiros em sopas;
  7. Risoto com os grãos.

Benefícios do Painço para Boa Forma e Saúde

O painço traz benefícios para o sistema gastrointestinal, para o sono, para emagrecer, tem efeito detox, é bom para diabéticos e muito mais. Veja a seguir todos os benefícios do painço.

1. Altamente digerível e ajuda na perda de peso

Como os alimentos ricos em fibra, a sua ingestão estimula o funcionamento do sistema gastrointestinal, reduzindo as chances de doenças como úlceras gástricas ou câncer de cólon, bem como prevenindo prisão de ventre, excesso de gases, inchaço e cólicas.

Além disso ele é considerado por nutricionistas e pesquisadores como um alimento que auxilia na perda de peso, onde as fibras são responsáveis pelo emagrecimento, ajudando a controlar o apetite e saciar a fome.

2. Alivia a insônia

O painço contém triptofano, um tipo de aminoácido capaz de estimular a produção de serotonina pelo cérebro. A serotonina é uma substância química calmante que ajuda no sono, bom humor e estruturas do sistema nervoso.

3. Desintoxicante e rejuvenescedor

Além de neutralizar os radicais livres, os antioxidantes presentes no painço ajudam a eliminar os agentes tóxicos, contribuindo para o bom funcionamento dos rins e fígado.  

Não só isso, mas também as sementes de painço contêm os aminoácidos lisina e prolina, que ajudam a desenvolver o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e evitando rugas.

4. Ajuda a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares

Pesquisas mostram que o seu consumo produz níveis baixos de açúcar no sangue, diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

Além de prevenir doenças cardiovasculares, pois possui alta concentração de magnésio, diminuindo a pressão sanguínea e risco de ataque cardíaco. Ele e outros cereais integrais são fontes de magnésio.

Além disso as fibras presentes no painço ajudam a eliminar o “mau colesterol” (LDL), perigoso para a saúde do coração e promovem, ao mesmo tempo, os efeitos do “bom colesterol” (HDL).

5. É livre de glúten e fonte vegetariana de proteína

Excelente para alérgicos e seguro para quem tem a doença celíaca ou está seguindo uma dieta livre de glúten.  

Rico em proteínas e pobre em gorduras, o painço é ótimo para pessoas seguindo dietas vegetarianas. Entretanto é recomendado seu consumo com feijão ou grão de bico para equilibrar o perfil de aminoácidos essenciais.

Dica importante

Mesmo com todos os benefícios, ele contém uma substância natural, a goitrina, que se consumido em grandes quantidades pode causar o hipotireoidismo.

Informações nutricionais

Valores por 100 g de painço cru.

ComponentesQuantidade por 100 g
Calorias378 kcal
Carboidratos72.8 g
Fibras8.5 g
Gorduras totais4.3 g
Gorduras saturadas0.7 g
Gorduras monoinsaturadas0.8 g
Gorduras poli-insaturadas2.1 g
Proteinas11.0 g
Vitaminas
Riboflavina0.29 mg
Niacina (B3)4.72 mg
Ácido pantothenico (B5)0.85 mg
Vitamina B60.38 mg
Folato (B9)85 μg
Vitamina C1.6 mg
Vitamina K0.9 μg
Minerais
Cálcio8 mg
Ferro3.0 mg
Magnésio114 mg
Manganês1.6 mg
Fósforo285 mg
Potássio195 mg
Sódio5 mg
Zinco1.7 mg
Outros componentes
Água8.7 g
Cobre0.8 mg
Selênio2.7 µg
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Millet

O que achou dos benefícios do painço? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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13 comentários em “Painço – Para que serve, benefícios e como usar”

  1. E no caso em que a pessoa está fazendo hemodiliáse se pode consumir o painço? Li no link que o painço é pobre em potássio. O consumo é cru ou cozido? E quanto de consumo?

  2. Gostaria também de sabém em caso pra quem faz hemodiliáse se pode consumir o painço? Pois li no link que o painço é pobre em potássio, e o consmo é de quanto? e se é cru ou cozido

  3. gostaria muito de saber do painço e no caso de uma pessoa que faz , é obesa, cardíaca,hipertensa, é diabética, e faz hemodiliáse se pode consumir o painço e as quantidades, pois pelo que li nas informações a semente desintoxica o organismo. E quanto de consim o diário?

  4. Gostei muito,quero comenzar a comer,so que eu moro aqui no rio de Janeiro,nova Iguaçu e não sei onde eu posso comprar,se alguém sabe por favor que fale,obrigada..

    • Em lojas que vendem produtos naturais tem painço para vender que é próprio para consumo humano, pois vem já descascado. Aquele vendido para pássaros como alternativa ao alpiste não serve, pois vem com casca e você não irá conseguir retirar essa casca com métodos caseiros.

  5. Procurei o 12. Dos benefícios do painço e não achei
    Gostei de ter aprendido sobre + um alimento saudável e como consumir, receitas e seus benefícios.

  6. Estou usando painço ha alguns e estou adorando, é uma farinha leve e pode substituir a farinha branca, a digestão é otima….eu recomendo.

  7. 0 PAINÇO É UM DOS MELHORES GRÃOS , EU LI , FIQUEI SABENDO O QUANTO ELE É NOSSO O ALIMENTO AMIGO , VOU CONSUMIR MAIS PAINÇO PARA TER UMA MELHOR SAUDE , E VOU ENSINAR QUEM EU AMO , A COMER TAMBEM , ENCONTREI VÁRIAS RECEITAS FÁCEIS DE PREPARAR . ESTOU GRATA DO MODO QUE FAZEM O MELHOR PARA AS PESSOAS , OBRIGADO MATILDE