Receita de patê de abacate gostoso e fácil de fazer

Especialista da área:
atualizado em 10/09/2021

Definitivamente, o abacate é uma fruta especial. Famoso por ser fonte de gorduras boas, ele também contém nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, magnésio, potássio e fibras.

É bem verdade que não dá para exagerar no consumo da fruta, devido ao seu teor de calorias. Entretanto, também é fato que, em quantidades moderadas, ele é uma excelente adição para uma dieta balanceada e saudável, já que existem tantos benefícios do abacate para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Como se não bastasse, o alimento é versátil e podemos usá-lo em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Hoje vamos conhecer uma preparação ótima para acompanhar pães, torradas, chips de legumes e até saladas: o patê de abacate. 

Nela, o abacate ganha a companhia de uma série de temperos saudáveis e deliciosos. Entre eles, azeite de oliva, alho, pimenta-do-reino, coentro e suco de limão espremido da fruta na hora.

Experimente agora mesmo esta delícia de patê de abacate! Separe os ingredientes, aprenda o passo a passo descrito abaixo e corra até a cozinha para testar a receita!

Patê de abacate

Patê de abacate

Uma pastinha deliciosa para aproveitar os benefícios do abacate. Fácil de fazer!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 5 mins
Tempo Total 10 mins
Refeição Acompanhamento, Lanche
Rendimento 4
Calorias 52 kcal

Equipamento

  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Bata o dente de alho com uma pitada de sal no pilão. Ou, se preferir, pique o dente de alho bem fininho com uma faca, coloque uma pitada e sal e continue picando até formar uma pastinha.
  • Amasse a polpa do abacate com um garfo. Junte a pastinha de alho e esprema o suco do ½ limão. Misture bem.
  • Tempere com pimenta e um fio de azeite de oliva. Cheque o sabor e coloque mais um pouquinho de sal, se achar que precisa. Transfira para uma tigela e finalize com o coentro.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Patê de abacate
Quantidade por Porção
Calorias 52 Calorias da Gordura 45
% Valores Diários*
Gordura Total 5g8%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 3g
Sódio 22mg1%
Potássio 137mg3%
Carboidratos 3g1%
Fibras 2g8%
Açúcar 1g
Proteína 1g2%
Vitamina A 107IU4%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 5mg6%
Vitamina E 1mg7%
Vitamina K 9mcg8%
Cálcio 6mg0%
Cobre 1mg
Folato 22mcg6%
Ferro 1mg6%
Manganês 1mg43%
Magnésio 8mg2%
Fósforo 16mg1%
Selênio 1mcg2%
Zinco 1mg9%
Colina 4mg1%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave patê, patê de abacate
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário